Programação
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Prof. HUGO SEGAWA
Luís Eduardo Maranha de Sousa | Monitor PAE | <lemaranha@usp.br>
Allan Pedro dos Santos Silva | Monitor coordenador do Trabalho Integrado | <allanpedro@usp.br>-
Atualizado em 04 de setembro de 2020
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O trabalho Cidade e Arquitetura será realizado em conjunto com as disciplinas AUH0238 e AUH0154 por grupos de 3 a 4 alunos que desenvolverão análises urbano-arquitetônicas de obras realizadas entre o século XIX e meados do século XX.
As obras a serem analisadas deverão ser escolhidas pelos grupos até 4 DE SETEMBRO a partir da listagem realizada pelos docentes, disponível no presente link. Dúvidas sobre procedimentos poderão ser esclarecidos pelo Monitor Coordenador do Trabalho Integrado, ALLAN PEDRO DOS SANTOS SILVA <allanpedro@usp.br>
A partir da escolha das obras cada grupo será orientado por um@ docente ao longo do semestre, definindo nas orientações o enfoque de análise, as fontes de pesquisa, as referências bibliográficas e o formato final de entrega do trabalho.
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - LOUIS H. SULLIVAN Pasta
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - RICARDO SEVERO Arquivo
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - ADOLF LOOS Arquivo
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - ADOLF BEHNE Arquivo
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - LUCIO COSTA Arquivo
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - WALTER GROPIUS Arquivo
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TRABALHO 2 | TEXTOS PARA ANÁLISE - ANATOLE KOPP Arquivo
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Apresentação do curso.
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Parte 01 (08:30): Aula normal via link permanente
São Paulo, veios e fluxos: da cidade colonial à metrópole.
Parte 02 (10:30): 1º Atendimento: Trabalho Integrado
Confirmar link de acesso com o professor responsável pelo seu grupo. -
Parte 01 (08:30) - aula com a Profª Joana Mello
Os sentidos da cultura arquitetônica acadêmica no Brasil
Texto de referência: FABRIS, Annateresa. Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, n. 1, 1993, pp. 131-143.
Parte 02 (10:30 via link permanente das aulas) - aula com o Prof. Hugo Segawa
Tipologias programáticas na passagem do século 19 ao século 20 e a modernização do Brasil. As transformações de algumas tipologias funcionais arquitetônicas introduzidas na Colônia e Império e suas transformações como projetos arquitetônicos e inserção na ou em relação às cidades.
Arquitetura de teatros no Brasil: da colônia à meados do século 20. A compreensão do espaço teatral da rua no período colonial (procissões, festas públicas) ao confinamento da cena no edifício teatral. Amostragens como Ouro Preto, Sabará e Pirenópolis, Belém, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo. Teatros em várias cidades brasileiras e algumas cidades latino-americanas.
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(09:00) Parte 01 - Aula Prof. Hugo Segawa
Arquitetura para educação no Brasil: faculdades de Direito, escolas militares no século 19; escolas de ordens religiosas e leigas; dos mestres-escolas às escolas da República; o programa de educação paulista na 1ª República; reforma da Educação na Era Vargas; Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, a Escola Nova.
(10:30) Parte 02 - Palestra Prof. Renato Gama-Rosa Costa (Fiocruz)
Arquitetura e saúde do século 18 a metade do século 20.
Esta palestra pretende apresentar, de forma introdutória, as transformações pelas quais passou a arquitetura na sua relação com a saúde, do século XVIII a meados do século XX, abordando os seguintes temas: Hospitais-Instituições de saúde e tipologia arquitetônica-tipos de doenças.Textos de referência:
COSTA, Renato Gama-Rosa. Arquitetura hospitalar em São Paulo IN MOTT, Maria Lucia & SANGLARD, Gisele. História da Saúde em São Paulo. Instituições e Patrimônio Arquitetônico. Barueri, Editora Manole e Editora Fiocruz, 2011.COSTA, Renato Gama-Rosa. Apontamentos para a arquitetura hospitalar no Brasil: entre o tradicional e o moderno. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Dez 2011, vol.18, suppl.1, p.53-66. ISSN 0104-5970. -
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1. Formato do Arquivo: as entregas deverão ser realizadas num arquivo único em formato docx, de forma que os professores possam comentar e fazer correções com maior facilidade. Quando da entrega de imagens, estas devem ser inseridas no próprio arquivo (não precisam estar na mais alta resolução neste momento, mas legíveis), acompanhadas de autoria e fonte (no caso de links muito compridos, é uma boa ideia usar a ferramenta TinyUrl pra deixar os links menores).
Importante! Caso s@ orientador@ tenha solicitado a entrega em outro formato (pdf, ppt, etc), deve ser seguida a orientação d@ professor@.2. Nomenclatura do Arquivo: o arquivo deve ser nomeado seguindo o padrão G00_E0_Docente.docx, onde G00 é o número do grupo, E0 é o número da etapa do trabalho e Docente é o nome d@ professor@ que orienta a equipe. Exemplos: G01_E1_Leandro; G10_E2_Jorge; G20_E2_Flávia; etc.
3. Upload no Moodle: O upload se dará preferencialmente nos ambientes da disciplina AUH0154 - História e Teorias da Arquitetura 3. Cada grupo deverá realizar a entrega com SOMENTE UMA POSTAGEM (ou seja, em só um ambiente e por um só integrante), dentro do prazo estabelecido pelo calendário do trabalho.
Caso algum grupo não tenha nenhum integrante matriculado na AUH0154, pedimos que o envio seja feito para o e-mail <allanpedro@usp.br>, respeitando-se o prazo de entrega.
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(08:30) Parte 1 - Palestra com a Profª Miyuki Aoki Girardelli (Istanbul Institute of Technology)
Chuta Ito, Meiji Architect (em inglês)
(10:30) Parte 2 - Aula Prof. Hugo Segawa
A virada do século 19 para o século 20. Vienna-fin-de-siècle (Secession, Otto Wagner, Joseph Mª Olbrich, Adolf Loos, Josef Hoffmann), Art Nouveau/Jugenstil, Modernisme, Stile Liberty (Bruxelas e Victor Horta, Barcelona e Lluis Domenech i Montaner e Antoní Gaudi, manifestações na Eslovênia, Finlândia e América Latina). Frank Lloyd Wright das Prairie Houses ao neo-asteca californiano.
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Texto de referência para a palestra.
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(08:30) Parte 01: Palestra com o Prof. Pedro Guedes (University of Queensland)
Os países de outras pessoas
(10:30) Parte 02: Aula Prof. Hugo Segawa
Arquitetura na Holanda: Escola de Amsterdã (Berlage, de Klerk, Kramer), De Stijl (Oud, Rietveld), Opbouw (Michiel Brinkman, Mart Stam), independentes (Duiker, Bijvoet, Dudok, Brinkman & van der Vlugt). Conjuntos habitacionais da Escola de Amsterdã, Kiefhoek de J. J. Oud; Viena Vermelha; Ernest May e Das Neue Frankfurt.
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Fazer upload de arquivo em formato WORD (.doc) até 08h do dia 09 de outubro.
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Parte 01 (08:30) - Aula conjunta com a Profª Fernanda Fernandes (link abaixo)
Da obra de arte total à reprodução mecânica em série
Texto de Referência: CURTIS, William. Walter Gropius, o expressionismo alemão e a Bauhaus. In: Arquitetura Moderna desde 1900.Porto Alegre: Bookman, 2008, pp.183-199.
Parte 02 (10:30) - Aula Prof. Hugo Segawa (via link permanente de aula)
Chicago e Nova York: a subida dos arranha-céus. Adler & Sullivan, Burnham & Root, Richardson, Le Baron Jenney. Ícones da verticalização em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
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Le Corbusier purista: estética maquinista e a busca pela forma ideal (aula com o Prof. Ivo Giroto).
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Parte 01 (08:30): aula com a Profª Maria Lúcia Bressan Pinheiro
Por uma arquitetura nacional
Textos de referência:
COSTA, Lúcio. O Palácio da Embaixada Argentina. Rio de Janeiro, O Jornal, 28/04/1928. In: XAVIER, Alberto. Lucio Costa: Obra Escrita. Brasília, UnB, 1966. Disponível em <http://www.jobim.org/lucio/bitstream/handle/2010.3/936/Digitado%20%20III.A.33-00698.pdf?sequence=5>
PINHEIRO, Maria Lucia Bressan. Ricardo Severo e o Debate Preservacionista no Brasil. In: Patrimônio em Construção, 2011, Lisboa. Actas do Simpósio Património em Construção. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil-LNEC, 2011. v. 1. p. 159-166.
Parte 02 (10:30): 2º Atendimento Trabalho Integrado.
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Lucio Costa.
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Outras modernidades. Apresentação e análise de amostragens de todas as regiões do país, trabalhando com tipologias arquitetônicas como escolas, hospitais, edifícios públicos (como paralelo mais numeroso que a porção moderna do governo Vargas), correios, estâncias hidrominerais, estádios, arquitetura religiosa, quartéis, arquitetura corporativa (Mesbla, Sulacap), arranha-céus, pontes e viadutos. A partir dos fenômenos na arquitetura, compreender o Brasil nas décadas de 1920 a 1940.
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Oscar Niemeyer (Aula com o Prof. Rodrigo Queiroz).
3º Atendimento: Trabalho Integrado.
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Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx -
Brasília: das origens ao século 21.
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