Programação

  • AUH 156 - 2º semestre 2020. Prof. Hugo Segawa e Profª Mônica Junqueira

    AUH 156 – HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4 

    2º Semestre de 2020

    RESPONSÁVEIS: 
    Prof. Hugo Segawa (Turma 201)
    Profª Mônica Junqueira de Camargo (Turma 202) 

    MONITORES:
    Felipe Giacomin Grippa
    Gabriel Neistein Lowczyk
    Priscilla Mitie Wazima


    HORÁRIO BÁSICO: terças-feiras, das 8h às 12h e terá a seguinte estrutura:
    8h – 9h: atendimento aos trabalhos mediante inscrição antecipada (LINK ABAIXO)

    9h – 10h: aulas expositivas / debates 
    10h – 11h:  palestras ou aulas expositivas 
    11h – 12h: debate com palestrante nos dias em que houver palestra  
    Para atividades no FAU Encontros, 11h – 13h


    OBJETIVOS 
    O curso examinará, a partir dos desafios contemporâneos, a produção arquitetônica posterior à segunda metade do século 20, analisando o desenvolvimento das principais ideias, teorias e formas arquitetônicas elaboradas a partir da consolidação do movimento moderno até os dias de hoje, com o intuito de proporcionar aos alunos um repertório crítico para a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano. Serão abordadas questões decisivas para o desenvolvimento da arquitetura recente, no âmbito nacional e internacional. 

    A apresentação das obras contemporâneas e de suas teorias pretende oferecer aos alunos uma melhor compreensão do processo de revisão do movimento moderno e a instauração da condição pós-moderna, que introduz novas referências pelo reconhecimento de várias tradições e práticas e a proposição de outras concepções e posições arquitetônicas. A partir da compreensão crítica das obras apresentadas busca-se desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos sobre as especificidades do fazer arquitetônico e urbanístico. 


    METODOLOGIA
    O curso de desenvolverá com aulas expositivas, debates e palestras.  Considerando a situação de contato remoto devido à pandemia, aproveitamos essa condição para convidar historiadores, críticos e arquitetos estrangeiros que gentilmente se dispuseram a participar da nossa disciplina, dando palestras virtuais. Trata-se de uma rara oportunidade deflagrada pelo espírito solidário frente à pandemia. Algumas dessas palestras acontecerão no FAU Encontros para permitir a participação de estudantes não matriculados na disciplina, externos à FAU e à USP.  


  • Avaliação

    Além da participação nas atividades, a disciplina propõe dois trabalhos ao longo do 2º semestre de 2020 e, caso liberadas atividades presenciais, apresentação do 2º trabalho em janeiro de 2021. Os trabalhos são:

    1) Análise comparativa de textos: trabalho individual a ser entregue em pdf. no dia 14/09/2020 no E-DISCIPLINAS. A análise deverá ser feita entre dois textos das opções indicadas no programa da disciplina.

    2)  Crítica projetual: análise crítica comparativa de projetos de arquitetura  
    Leitura e análise crítica comparativa de duas obras arquitetônicas contemporâneas (depois de 1990, de mesmo programa sendo uma delas na América Latina e outra não latino-americana. O trabalho deverá ser desenvolvido em equipe de cinco estudantes. Haverá a entrega de uma proposta na data indicada no calendário do curso no E-DISCIPLINAS, segundo formulário disponível também no E-DISCIPLINAS. A entrega final será na data indicada no calendário do curso no E-DISCIPLINAS.

    Composição da nota final:
    (Nota do fichamento + Nota do trabalho conjunto)  / 2

    PARA A ELABORAÇÃO DOS DOIS TRABALHOS, RECOMENDAMOS SEGUIR A ORIENTAÇÃO PARA TRABALHOS DA DISCIPLINA, E LEITURA DO ENUNCIADO COMPLETO NO PROGRAMA DA DISCIPLINA

  • AULA 1 - 25 agosto

    Apresentação do curso.  Objetivos e metodologia.

     Calendário e conteúdos específicos, sistemática de aula, programa de atendimentos e sistema de avaliação

    A presença brasileira na historiografia da arquitetura  

    O que é arquitetura contemporânea?


  • AULA 2 - 1 de setembro

    Aula:

    O 3º CIAM em Bruxelas (1930) e a habitação social na América Latina e Estados Unidos no período pós-2ª Guerra Mundial. 

    IBA Berlim

  • AULA 3 - 8 de setembro

  • AULA 4 - 15 setembro

    Aula:

    Brutalismo e Tectônica. 

    Le Corbusier no pós-segunda guerra

  • FAUENCONTROS - atividade complementar - 16 setembro

    PALESTRA: PEDRO GUEDES: Por trás dos véus da arquitetura tropical moderna 

    Pedro Guedes é arquiteto português, diplomado em Cambridge, atuou em Londres como associado ao escritório Pentagram, tendo lecionado na Architectural Association e no Royal College of Art. É Senior Lecturer na University of Queensland, Austrália. Entre seus temas de pesquisa estão Colonial Architectures, Global Infrastructures of Connectivity, Transformation of Ideas into Artefacts, Ideas and their Representation

  • ENTREGA DO FICHAMENTO - 21 de setembro

    Carregamento do Fichamento Comparativo de Textos no E-DISCIPLINAS até às 23h59.



  • AULA 5 + PALESTRA - 22 setembro

    Modernidade e identidade: Alvar Aalto. 

    Palestra 1: ARQUITETOS ASSOCIADOS - Estúdio colaborativo sediado em Belo Horizonte, formado por Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel (formados na UFMG) e Paula Zasnicoff Cardoso (formada na FAU USP). Premiados em vários concursos no Brasil, com reconhecimentos nacionais e internacionais, entre os quais os vários pavilhões em Inhotim. Serão os curadores do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2020.


  • AULA 6 + PALESTRA - 29 setembro

    Discussão sobre a palestra dos ARQUITETOS ASSOCIADOS e discussão sobre Alvar Aalto


    Palestra 2: ONORTE É um centro de produção de arquitetura, design, artes visuais e projetos culturais sediado em Recife, liderado por Bruno Lima, Chico Rocha e Lula Marcondes. Selecionados para a 15ª Bienal de Veneza 2016, participou com workshop na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 e na 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires 2019.


  • AULA 7 + PALESTRA - 06 outubro

    Aula: 

    Prelúdio da pós-modernidade: Louis Kahn

    Palestra 3: LAURENT TROOST se formou em Arquitetura e Urbanismo pelo ISAIVH de Bruxelas, na Bélgica (2001), e tem pós-graduação em Geografia e Cidades pela Escola da Cidade, São Paulo (2011). Após ter colaborado com o Office for Metropolitan Architecture de Rem Koolhaas e o Studio Arthur Casas, entre outros, aceitou o cargo, em 2013, de Diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus, no Amazonas, cargo que assume até hoje. Em paralelo, é autor de projetos premiados no Brasil e fora, como a Casa Campinarana, que ganhou o Dezeen Award 2019 e o edifício Manga, finalista do Prêmio Akzonobel Tomie Othake 2020.


  • FAUENCONTROS - atividade complementar - 07 outubro

    Palestra: Enrique Xavier de Anda, arquiteto e historiador de Arquitetura mexicano, pesquisador do Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional Autónoma de México, dedicado ao estudo da historiografia da arquitetura do século 20 e da cultura e preservação do patrimônio cultural e artístico. Premiado por sua atuação e por vários livros sobre História da Arquitetura do México, do pré-hispânico ao presente.

  • AULA 8 - 13 outubro

    ATIVIDADE REFORÇO

    Cidade moderna e arquitetura. Construção e reconstrução do território


  • FAUENCONTROS - atividade complementar - 19 outubro

    PALESTRA: Jean-Louis Cohen: O Futuro da Arquitetura desde 1889 (11h). Arquiteto e historiador de Arquitetura francês, professor da New York University Institute of Fine Arts. Curador de várias exposições antológicas sobre arquitetura moderna, autor de O Futuro da Arquitetura desde 1889, sobre o qual se pretende dialogar em sua apresentação à disciplina.29 Atendimento trabalho / Discussão de propostas de análise de projetos das equipes.

  • AULA 9 + PALESTRA - 20 outubro

    Aula: 

    Devolutiva sobre as análises comparativas

    Palestra 4: Emerson Vidigal, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1997. Doutor em Projeto de Construção pela USP em 2010. Professor de projeto de arquitetura na UFPR desde 2006. Atua como arquiteto no Estúdio 41 Arquitetura desde a sua fundação em 2007.


  • AULA 10 - 27 outubro

    Aula: 

    Críticas ao movimento moderno e os manifestos do pós-moderno: Aldo Rossi, Robert Venturi


  • AULA 11 - 3 novembro

    ATIVIDADE DE REFORÇO

    A cidade na criação. Arquitetura e o espaço público: o papel dos arquitetos. Urbanidade: as experiências de Medellín.


  • AULA 12 + PALESTRA - 10 novembro

    Aula:

    Arquitetura na Holanda contemporaneidade


    Palestra 5: Carla Juaçaba, arquiteta carioca, atualmente radicada em Londres. Foi autora do Pavilhão Humanidade 2012 na Rio + 20 com Bia Lessa, e o Pavilhão do Vaticano na 16ª Bienal de Veneza 2018, entre outras obras. Premiada com o Architectural Review Emerging Architecture Award 2018. 


  • FAUENCONTROS - atividade complementar - 11 novembro

    PALESTRA: Susana Torre - Mulheres na Arquitetura

    Sasana Torre é arquiteta argentina, foi diretora da Cranbrook Academy of Art e do programa de Arquitetura da Barnard College da Columbia University; lecionou na Parsons School of Design, Yale e New York University, entre outras. Ela foi curadora da pioneira exposição Women in Architecture: a Historic and Contemporary Perspective em 1977, co-fundadora de Heresies, a Feminist Journal on Art and Politics

  • AULA 13 + PALESTRA - 17 novembro

    Discussão de palestras

    Palestra 6: Paulo Bruna - Projeto Sirius

    O SIRIUS é um dos equipamentos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), “a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo”, em Campinas. Seu projeto arquitetônico é de um professor da FAU-USP. Ainda em implantação, parcialmente em funcionamento, seu potencial de pesquisa se avalia, por exemplo, pela abertura de edital em julho para propostas de cientistas de todo o mundo interessados em usar a estrutura do Sirius com experimentos que possam avançar no entendimento molecular da Covid-19.


  • FAUENCONTROS - atividade complementar - 25 novembro

    PALESTRA: Alexander TZONIS & Liane LEFAIVRE: Regionalismo crítico

    Liane Lefaivre é arquiteta canadense, foi professora da University of Applied Art de Viena, curadora e lecturer em várias universidades do mundo; ele, arquiteto grego, foi professor em Yale, Harvard, Delft e Tsinghua. O casal é autor, entre outras obras, de Classical Architecture: The Poetics of Order, Critical Regionalism, Architecture and Identity in a Globalize World, Architecture of Regionalism in the Age of Globalism. Foram os criadores do conceito Regionalismo Crítico.

  • AULA 14 - 24 novembro

    Discussão das palestras 

    Aula:

    Arquitetura na Alemanha: Berlim pós-queda do muro


  • AULA 15 - 01 dezembro

    Aula:

    Arquitetura do Japão: Tóquio e a presença japonesa no Ocidente


  • AULA 16 - 8 dezembro

    ATENDIMENTOS


  • FELIZ 2021!!!!

  • ENTREGA DO TRABALHO EM GRUPO: CRÍTICA PROJETUAL - 11 DE JANEIRO DE 2021

  • SEMINÁRIO 1 - 12 janeiro 2021

    1. SALAGNAC ARQUITECTOS: Casa de las Estrellas/Escola Waldorf (Garza, Costa Rica) e ANNA HERINGER, EIKE ROSWAG: METI School (Bangladesh)

    Luiza Longo, Ana Carolina Vinhas, Ana Luisa Calife, Bruna Thomas, Lilian Hirata

    2 . SELLDORF ARCHITECTS: Escola Mwabwindo (Zâmbia) ROSENBAUM + ALEPH ZERO: Moradia de estudantes Fundação Bradesco (Formoso do Araguaia TO)

    Camila Magalhães, Felipe Nunes, Lucas Santos, Marina Pio


    3. BARCLAY & CROUSSE: Aulário UDEP (Piura, Peru, 2016) e IDOM: Lecture Building, Alioune Diop University (Bambey, Senegal)

    Alberto Toledo, Helena Verri, Jaqueline Vaitanan, Julia Cansado e Victória Fernandes


    4. ALINA JERÓNIMO + PAULO MONTEIRO, ARCHITECTURE FOR HUMANITY: Centro Comunitário (Manica, Moçambique) e CRU!: Centro Comunitário de Cambury (Ubatuba, SP)

    Danyella Manaia, Karen Takahashi, Mateus Evangelista, Nathielli Ricardo, Raquel Giannasi


    5. STEYN STUDIO: Capela Bosjes (Witzemberg, África do Sul) e HARIRI PONTARINI: Templo Bahá'í (Penalolen, Chile)

    Aline Akemi Yamashita, Erik Giorgetti, Paloma Cardoso, Renan Pedroso, Saloê Pessin, Sarah Barbosa



  • SEMINÁRIO 2 - 19 janeiro 2021

    1. CENTRO DE COLABORACIÓN ARQUITECTÓNICA (CCA): Club de Niños y Niñas (Ecatepec, México) e FEA STUDIO: The Noor e Mobin Primary School (Abarsaj, Irã)

    Bruna Machado, Bruno Sant'ana, Flora Chiaratto, Giovanna Oyama, Mariana Florio 


    2. HELENA AYOUB + CÉSAR SHUNDI: Escola Estadual Jardim Marisa (Campinas SP) e EDUCATION DESIGN ARCHITECTS: KAI Early Learning (Bengalaru, Índia)

    Ana Luiza Broetto, Anna Chiba, Isabella Flores, Pedro Rangel, Rodrigo Baraldini 


    3. AIRES MATEUS: Escola em Vila Nova da Barquinha (Portugal)/ Aires Mateus e EPA ARQUITECTOSESTUDIO MACÍAS PEREDO: Colégio Maria Montessori (Mazatlán, Mèxico)

    Lorena Avallone, Beatriz Leal, Alice Barreto, Larissa Kaori, Marina Fodra, Elisabeth Fu


    4. JOAN VILLÀ, LABORATÓRIO DE HABITAÇÃO: Residência Estudantil Unicamp (Campinas SP) e STEVEN HOLL: Simmons Hall – MIT (Cambridge MA)

    Bruno Machado, João Miguel Suguihara, Andrew Leal, Pedro Jeremias, Lucas Karmann


    5. *JAMES STIRLING: No.1 Poultry (Londres) e MICHAEL GRAVES: Portland Municipal Services Building (Oregon)

    Victor Oliveira Seiffer Nunes


  • SEMINÁRIO 3 - 26 janeiro 2021

    1. ANDRADE MORETTIN: Instituto Moreira Salles (São Paulo) e JEAN NOUVEL: Louvre Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) [adiado para 02/02]

    Giulia Suhett, Larissa Dantas, Luan Fernandes, Mateus Amorim, Matheus Cardoso


    1. BERNARDES & JACOBSEN: Museu de arte do Rio, MAR (Rio de Janeiro) e STUDIO DANIEL LIBESKIND: Royal Ontario Museum, ROM (Canadá) [adiantado de 02/02]

    Bárbara Garcia, Giselle Jensen, Iara Carneiro, Mariana Sato, Nathan Lavansdoski 


    2. OSCAR NIEMEYER: MAC Niterói (Rio de Janeiro) e AMANDA LEVETE: MAAT (Lisboa)

    Adriana Higashioka, Carolina Koketu, Caroline Su, Giulia Ingegneri, Karen Iwata


    3. BRASIL ARQUITETURA: Praça das Artes (São Paulo) e ZAHA HADID: Museu MAXXI (Roma)

    Gabriela Galvão, Leonardo Oliveira, Letícia Nishioka, Milena de Paula, Ramon Gonçalves, Paulo Tadashi


    4. BRASIL ARQUITETURA: Praça das Artes (São Paulo) e BJARKE INGELS GROUP:  M/S Maritime Museum of Denmark (Helsingør, Dinamarca)

    Amanda Cunha [adiado para 9 de fevereiro]


    5. SANTIAGO CALATRAVA: Auditório de Tenerife (Canárias, Espanha) CHRISTIAN DE PORTZAMPARC: Cidade das Artes (Rio de Janeiro)

    Ester Silveira, Fernanda Matsusaka, Jéssica Borges, Júlia de Barros, Maria Eduarda Ramos


    6. ROJKIND ARQUITECTOS: Foro Boca (Veracruz, México) e OFFICE OF METROPOLITAN ARCHITECTURE: Casa da Música (Porto)

    Ângela Pellegrini, Augusto Barbosa, Beatriz Uenishi, Mariana Matsuyama, Patrícia Simões, Raissa de Souza



  • SEMINÁRIO 4 - 2 fevereiro 2021

    1. ARQUITETOS ASSOCIADOS: Galeria Claudia Andujar. Inhotim (Brumadinho MG) e ÁLVARO SIZA: Pavillion Insel Hombrich (Dusseldorf, Alemanha)

    Laryssa Martins, Leticia Crevatin, Lucas de Souza, Luisa Momjian, Pedro Perri


    2. ARQUITETOS ASSOCIADOS: Galeria Cláudia Andujar (Brumadinho MG) e DL ATELIER: Museu de Arte SanBaoPeng (Sanbao, China)

    Júlia Morais, Susan Chou, Daniel Regis Cardoso, Cecília Medeiros, Natália Mendes


    3. BRASIL ARQUITETURA: Museu Cais do Sertão (Recife) e ÁLVARO SIZA: Fundação Nadir Afonso (Chaves, Portugal)

    André Góes, Carolina Safi, Débora Aoki, Guilherme Sarti e Rebeca Guglielmo


    4. BRASIL ARQUITETURA: Museu Cais do Sertão (Recife) e ÁLVARO SIZA: Fundação Nadir Afonso (Chaves, Portugal)

    Angelo Gomes, Caetano Amadeus, Fernando Comparini, João Gabriel, Maria de Fátima


    5. JEAN NOUVEL: Ampliação Museu Reina Sofía (Madrid) e 51-1 ARQUITECTOS, CTRL-G:  Ampliação Museu de Arte Moderna de Medellín (Colômbia)

    Camila Gabay, Livia Prazim, Luiza Ravanini, Miguel Mermejo, Leticia Zuffo 


    6. ANDRADE MORETTIN: Instituto Moreira Salles (São Paulo) e JEAN NOUVEL: Louvre Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) [transferido do dia 26/01]

    Giulia Suhett, Larissa Dantas, Luan Fernandes, Mateus Amorim, Matheus Cardoso


    6. BERNARDES & JACOBSEN: Museu de arte do Rio, MAR (Rio de Janeiro) e STUDIO DANIEL LIBESKIND: Royal Ontario Museum, ROM (Canadá)

    Bárbara Garcia, Giselle Jensen, Iara Carneiro, Mariana Sato, Nathan Lavansdoski [apresentado em 26/01]


  • SEMINÁRIO 5 - 9 fevereiro 2021

    1. GAPP + MASHABANE ROSE ARCHITECTS + MMA: Freedom Park Fase 2 (Pretoria, África do Sul) e BARCLAY & CROUSSE: Lugar da Memória (Lima)

    Júlia de Simoni, Pedro Pires, Rebecca Cavalcante, Fernando Mauad, Mateus Oliveira


    2. WODICZKO AND BONDER: Memorial de l'Abolition de l'Esclavage (Nantes) e PASCAL BERTHELOT/ATELIER ARCHITECTURE BMC: Memorial ACTe (Ilha de Guadalupe)

    Ana Luiza Makul, Mariana Byczkowaki Iglecias, Ketlyn Caroline Gonçalves de Freitas, Kauan Cristiano Brito Silva, Yolanda Battaglia


    3. BORELLI & MERIGO: Praça Roosevelt (São Paulo) e BJARKE INGELS GROUP + SUPERFLEX + TOPOTEK 1: Superkilen Park (Copenhagen)

    Andre Enrico Cassettari Zanolla


    4. BRASIL ARQUITETURA: Praça das Artes (São Paulo) e BJARKE INGELS GROUP:  M/S Maritime Museum of Denmark (Helsingør, Dinamarca)

    Amanda Cunha [transferido do dia 26/01] 


    5. BLOCO ARQUITETOS: Casa Cavalcante (Brasília) e RCR Arquitectes: Casa Rural (La Garrotxa, Espanha)

    Luiza Gaspar, Isabela Sverner, Natalia Bruciaferi, Marcela Rossi, Joao Igor Alexandre


    6. TERRA E TUMA: Casa Mipibu (São Paulo) e SANUKI & NISHIZAWA: Anh House (Ho Chi Minh)

    Bianca Agostinelli, Caroline Mendes, João Lazzari