Programação
-
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Ana Castro
MONITORES: Henrique Cruz (graduação) e Brenda Leite (pós-graduação)
EMENTA E OBJETIVOS:
A partir de um panorama da história da cidade e da urbanização no período compreendido entre a Antiguidade e o Iluminismo, discutir conceitos básicos e estruturais do campo da história urbana e do urbanismo, analisando como os mesmos se desenvolveram historicamente.
O curso se divide em dois módulos.
No primeiro, “O surgimento das cidades – conceitos e historiografia”, busca-se trabalhar conceitos e desnaturalizar percepções, discutindo os sentidos dos termos “cidade”, “urbanismo”, “urbanização”, apresentando o surgimento das cidades, seus atributos e significados ao longo do tempo.
No segundo, “As cidades e a construção do ocidente – temas e perspectivas”, discute-se a construção da ideia de Ocidente como algo inseparável da ideia de cidade e de civilização, historicizando e rediscutindo tais termos e a ideia de universalidade que dali advém.
Como disciplina introdutória ao universo da urbanização, o curso pretende proporcionar um repertório de noções fundamentais que permitam ao aluno ver e compreender o território, a região e a cidade, percebendo a importância da história no conhecimento do espaço urbano. A discussão historiográfica da história urbana e a apresentação de suas interfaces com as outras ciências sociais visam propiciar a criação de referências fundamentais, estimulando no aluno a capacidade crítica de leitura textual e espacial.
-
-
1ª semana(19/02)
8H00 Semana de recepção aos calouros
2ª semana(04/03)
8H00 Apresentação do programa do curso
10H00 Cidades, urbanização e urbanismoUma aproximação conceitual I
Leitura indicada CACCIARI, Massimo, “Polise civitas: a raiz étnica e o conceito dinâmico de cidade”. In: A cidade, Barcelona: GG, 2010, pp. 9-23.
BIBLIOGRAFIACACCIARI, Massimo, “Polise civitas: a raiz étnica e o conceito dinâmico de cidade”. In: A cidade, Barcelona: GG, 2010, pp. 9-23.
MALACO, Jonas, “Cidade: uma aproximação conceitual”. Caramelo, n. 7, GFAU, 1997, pp. 100-123.
TÖNNIES, Ferdinand, Communautéet Societé.CategoriesFondamentalesde laSociologiePure. (Tradução e introdução Jacques Leif) Paris: Presse Universitairede France, 1944.
WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. São Paulo: Discurso, 1999.
-
3a semana (11/03)8H00 Cidades, urbanização e urbanismoUma aproximação conceitual II
Leitura indicada BARROS, José D’Assupção. “A emergência da reflexão sobre a cidade”. In: Cidade e história. Petrópolis: Vozes, 2012, pp. 9-18.
10H00 Atendimento 1 Cidade-Arquitetura Aproximação metodológica, variáveis de análise, fontes visuais e bibliográficas, definição de objeto do problema
BIBLIOGRAFIA
ALMANDOZ, Arturo. “De Fustelde Coulangesa Lewis Mumford: encuadrehistoriográfico de antecedentes de historia urbana”, Urbana, Caracas, v.8, n.32, jan., 2003, pp.57-73.
BARROS, José D’Assupção. Cidade e história. Petrópolis: Vozes, 2012.
BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o arquiteto: método e história em arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CASTRO, Ana Claudia Veiga de; SILVA, Joana Mello de Carvalho e. História e historiografia da arquitetura e da cidade. In: CABRAL, Claudia ; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Anais da ENANPARQ, Estado da Arte, 4., Porto Alegre, 2016. Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2016. Disponível em: <https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s42-00-castro-a-mello-j.pdf>.
CESAROLLI, Josiane e CARPINTÉRO, Marisa. “A cidade como história”. História. Questões e Debates, v. 50, p. 61-101, 2009.
CHUECA GOITIA, Fernando. Breve historia delurbanismo. Madri: AlianzaEditorial, 2016 (Leción1: Tipos fundamentalesde ciudad/ lecion2: La ciudad, archivode lahistoria, pp. 9-52)
FREITAG, Bárbara. Teorias da cidade. Campinas: Papirus, 2006
FILGUEIRAS GOMES, Marco Aurélio; FERNANDES, Ana, “A pesquisa recente em História Urbana no Brasil: percursos e questões”. In: PADILHA, Nino. (Org.). Cidade e Urbanismo:História, Teorias e Práticas. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 1998
FILGUEIRAS GOMES, Marco Aurélio; PINHEIRO, Eloisa Petti. (Org.). A Cidade como História: os Arquitetos e a História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: EDUFBA; PPGAU/UFBA, 2005
LEPETIT, Bernard. Por uma nova História Urbana. (Org. HelianaSalgueiro). São Paulo: Edusp, 2001.
MENESES, UlpianoBezerra de, “Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana”, Revista USP, São Paulo, n.30, jun-ago, 1996, pp. 145-55.
NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. “Introdução”. In: Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. p. 7-70.
PEIXOTO, Fernanda Arêas. “As cidades nas narrativas sobre o Brasil” In: FRUGOLI, Heitor et all. (orgs). As cidades e seus agentes: práticas e representações. São Paulo/ Belo Horizonte, EDUSP/ PUC Minas, 2006, pp. 177-197.
RAMINELLI, Ronald. “História urbana”. In: CARDOSO, Ciro Flamarione VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e método. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997, pp.185- 202.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Notas sobre a evolução dos estudos de história da urbanização e do urbanismo no Brasil.São Paulo: FAU-USP, 1999
SCHORSKE, Carl E. “A ideia de cidade no pensamento europeu: de Voltaire a Spengler” (1961). In: Pensando com a história. São Paulo: Cia das Letras, 2000, pp. 53-72.
STAVE, Bruce. The Making of Urban History. Historiography TroughtOral History, Conversation with… BervellyHills/London: Sage, 1977. -
4a semana (18/03)
8H00 Cidades, urbanização e urbanismo Uma aproximação conceitual III
Leitura indicada KOPENAWA, Davi e ALBERT, Bruce. “Palavras dadas” e “Desenhos de escrita”. In: A queda do céu. Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Cia das Letras, 2017, pp.63-79 e 610-12. (sugestão complementar: Prefácio de Eduardo Viveiros; Prólogo e capítulo 10).
10H30 Palestra Profa. Dra. Marta Amoroso (FFLCH USP) - CANCELADA
(20/03) Atendimento 2 Cidade-Arquitetura Exercício de leitura cartográfica/ iconográfica
ATENÇÃO - SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Para amanhã, a sugestão é vocês lerem o capítulo do Kopenawa aqui indicado, e assistir ao vídeo de Ailton Krenak na Assembleia Constituinte de 1988:
Depois de fazerem isso, aos que estiverem dispostos, mandem para nós um breve comentário da leitura (e do vídeo).
Indico também o depoimento da fotógrafa Claudia Andujar quando de sua exposição no IMS: https://www.facebook.com/institutomoreirasalles/videos/exposi%C3%A7%C3%A3o-claudia-andujar-a-luta-yanomami-depoimento-da-fot%C3%B3grafa/541296493006583/
e o video da própria exposição:
-
5a semana (25/03)
8H00 A cidade antiga Do surgimento da polis a Atenas do século V
Leitura indicada VERNANT, Jean-Pierre, “O universo espiritual da pólis”. In: As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 2008, p.34-47.
ATENÇÃO - SUGESTÃO DE ATIVIDADES
10H30 Debate sobre os textos SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. PISEAGRAMA, n. 12, Belo Horizonte, 2018, pp.44-51 e CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os Involuntários da Pátria: elogio do subdesenvolvimento. Caderno de Leituras, n.65. Belo Horizonte, 2017, pp. 1-9 (1,0 ponto)
O Diário de Leitura deverá ser postado no Stoa DATA ABERTA
Documentário MAE USP: POLIS: Viver na cidade grega antiga
La pensée grecque, Jean Pierre Vernant (em francês)
Conferência de Eduardo Viveiros de Castro intitulada Os involuntários da Pátria - sobre o conceito e a condição de "indígena" no mundo atual, com especial atenção para o caso brasileiro. Abertura do ciclo Questões indígenas no Teatro Maria Matos, no âmbito do ciclo UTOPIAS e de Passado e Presente Lisboa 2017 - Capital Ibero-Americana de Cultura.Roda de Conversa com o Mestre Quilombola Antônio Bispo dos Santos no Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação (CEDD/UnB) e o Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro -
6a semana (01/04)
8H00 Cidades romanas entre Ocidente e Oriente Alexandria, Roma e o domínio do Mediterrâneo
Leituras indicadas LÉVÊQUE, Pierre, “O mundo da conquista: a exploração dos reinos - A urbanização”. In: O mundo helenístico. Lisboa: Edições 70, 1987, pp. 59-74. / VEYNE, Paul, “Onde a vida pública era privada”. In: História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Cia de Bolso, 2012, v.1, pp. 93-111.
ATENÇÃO - SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Indico aqui a leitura dos textos da aula - comecem pelo Paul Veyne - e os vídeos de reconstituição 3D de algumas cidades romanas (a primeira é a própria Roma), publicados em um desses sites de divulgação científica (https://www.realmofhistory.com/)
ESSE É NOVO!:
E uma entrevista com Paul Veyne no El país, quando ele lançou seu livro sobre a cidade de Palmyra:
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/20/cultura/1476973040_431151.html
Leiam depois o texto de Pierre Leveque, e vejam o video de reconstituição de Alexandria. Tentem desconsiderar as trilhas sonoras de todos eles!!
10H00 Aula preparatória da visita de campo
PASSEI ESSE VIDEO PARA A SEMANA SEGUINTE:
-
(08/04) SEMANA SANTA – NÃO HAVERÁ AULA
7a semana (15/04)
8H00 Visita de campo Em busca da cidade colonial - ATIVIDADE SUSPENSA
Museu da cidade (levar material de desenho)/ Exercício conjunto com AUP 608 (1,0 ponto)
ATENÇÃO - SUGESTÃO DE ATIVIDADES
CAROS, para amanhã, juntamente com a professora Beatriz, sugerimos que vocês se aproximem da São Paulo colonial e elaborem alguns desenhos/ estudos a partir da leitura do texto e da cartografia aqui disponibilizada (mapas de São Paulo) que pode também ser complementada por uma pesquisa no Repositório Digital do Arquivo Público de São Paulo (http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/repositorio_digital/mapas).
Assistam o documentário aqui indicado.
Documentário Entre rios: a urbanização de São Paulo (2009): video realizado como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP.
Leitura obrigatória REIS, N. G. São Paulo: vila, cidade, metrópole. São Paulo: Bank Boston, 2004 - capítulo Vila colonial.
O diário de leitura (que não deve ultrapassar 2 folhas A4) deve estar acompanhado de alguma intervenção gráfica (desenho/ colagem/ intervenção sobre mapas e imagens), buscando destacar na cartografia elementos da cidade colonial (de 2 a 4 folhas A4). O conjunto deve ser agrupado em um único PDF.
A sugestão é que, a partir da leitura do texto, e de sua sistematização por escrito, observem os mapas e busquem circunscrever a cidade colonial (por meio da localização da muralha, da atenção à topografia, hidrografia, rede viária, toponímia e marcos construtivos), e em seguida, indiquem mudanças e transformações na cidade, comparando os mapas (ao menos 1844/Bresser e 1930/ Sara Brasil).
O trabalho gráfico é livre, e deve funcionar como instrumento de estudo.
-
-
8a semana (22/04)CONVERSA COM OS PROFESSORES AUH 236 + AUH 150Acesse o link:meet.google.com/uxx-bvhe-dak
8H00 Território e cidades na Idade Media O mundo urbano e a construção da ideia de Europa
Leitura indicada LE GOFF, Jacques, “Crescimento e tomada de consciência urbana”. In: O apogeu da cidade medieval, São Paulo: Martins Fontes, 1992, pp. 3-54.
ATENÇÃO - SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Ontem fizemos nosso encontro, e acabei não indicando uma atividade. Segue agora:
Leiam o excelente texto de Jacques Le Goff, que sintetiza o segundo período medieval (dito em largas pinceladas) no qual surgem e ressurgem cidades no coração da Europa.
E indico uma brevíssima entrevista com o autor, para que voCês possam tomar contato com esse importante medievalista francês, que ele concedeu em 2008 na ocasião de recebimento de um prêmio - são apenas 6 minutos, mais para vocês ouvirem sua fala antes da leitura - ele estava bem velhinho já:
Deixo aqui também outros dois links, um video de reconstituição das cidades medievais:
e de uma palestra sobre as cidades Créations, agrandissements et transformations des villes au Moyen Âge (1000-1450), produzida pela City de l'Architecture et du Patrimonie (esse em francês).
(24/04)Atendimento 3Cidade-Arquitetura Discussão da maquete (grupos Maíque, Andrea e Ivo) - CANCELADO
-
9a semana (29/04)
8H00 Cidades e urbanização na Reconquista Hibridismos nas fronteiras no território europeu
Leitura indicada DEDIEU, Jean-Pierre, “O refluxo do Islã espanhol” In: CARDAILLAC, Louis (org.). Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância, Rio de Janeiro: Zahar, 1992, pp. 33-47.
10H00Atendimento 3 Discussão da maquete SUSPENSO
Estúdio 1: 23 a 30/04 (Disciplina AUP 608)
NOVO Atendimento 1:
29/04 (quarta): das 9h as 11h30 - Ana e Bia
das 14h as 16h30 - Andrea e Ivo/ Maique à definir
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Indico um documentário/dramatização sobre as cidades islâmicas na Espanha (a visualidade é meio brega, mas é interessante...), e como os cristãos vão retomando territórios a partir da união de seus reinos (indicando o processo de surgimento dos estados nacionais europeus modernos): "Las ciudades de la luz, la caída de la España islámica"
Os especialistas que dão entrevistas são de fato intelectuais importantes e que servem de guia para pesquisas de grupos que trabalham com Cordoba, Toledo e mesmo Barcelona... Ao recuperar seus nomes, vocês podem pesquisar suas produções bibliográficas.
indico esse outro mais curto (na verdade, há 4 capítulos, vcs podem buscar no you tube as sequências se interessar). Deixo o link para o capítulo 1 El legado andalús...
-
10a semana (06/05)
8H00 COC – SEMANA DO EXERCICIO ÚNICO
Apresentação do rolo (Disciplina AUP 608) - SUSPENSO
Entrega da Etapa 1 - Aproximação às fontes e escolha do edifícioApós levantamento e leitura da bibliografia, cartografia e iconografia referentes à cidade em questão, os grupos devem eleger um edifício ou conjunto edilício para estudo, atentando-se à relação entre cidade e arquitetura. Para realização desta etapa, sugere-se que sejam seguidos os seguintes passos:
1. Levantamento da bibliografia, cartografia e iconografia disponíveis acerca da cidade;
2. Leitura do material levantado e eleição de um edifício ou conjunto edilício para estudo;
3. Levantamento da bibliografia, cartografia e iconografia disponíveis acerca do edifício/conjunto edilício eleito para estudo;
4. Redação de um texto de um a dois parágrafos justificando a escolha do edifício e que dê a ver a entrada analítica pretendida pela equipe, ou seja, qual relação entre cidade e arquitetura o grupo pretende trabalhar, à luz das leituras do material cartográfico, iconográfico e bibliográfico levantado.
-
11a semana (13/05)
8H00 Renascimentos e cidades Rupturas e permanências no espaço urbano
Leitura indicada ARGAN, Giulio Carlo, “A cidade do Renascimento”. In: Clássico e anticlássico: o Renascimento de Bunelleschi a Bruegel. São Paulo: Cia das Letras, 1999, pp.55-80.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Além da leitura desse texto fundamental do Argan, A cidade do Renascimento - no qual ele nos mostra como a cidade do Renascimento na Europa é justamente a cidade "medieval" consolidada, e que passa a necessitar reformas e intervenções... indico um mini video sobre o próprio Argan, para vocês o conhecerem, na verdade, para terem vontade de conhecer esse importante intelectual que se torna prefeito de Roma e que é um dos maiores historiadores da arte:
Indico também o video de entrevista com o Prof. Jerry Brotton, autor do livro O bazar do Renascimento, que faz parte de uma geração de autores que "revisam" o conceito de Renascimento, indicando o mundo de trocas e aprendizados recíprocos que dá origem ao que chamamos de Renascimento. Nesse video ele fala de outros dois livros seus, um sobre os mapas - que nos coloca questões muito importantes sobre essa forma de representação - e outro sobre as relações da Europa (Inglaterra) com o Islã... A entrevista foi feita no Festival Beyond Borders, na Escócia, em 2016.
PARA OS QUE TIVEREM DIFICULDADE COM O INGLÊS, SEGUE AQUI A TRADUÇÃO DA ENTREVISTA - FEITA PELO EDUARDO, UM COLEGA DE SALA DE VOCÊS...
E finalmente, uma entrevista em português com o antropólogo Jack Goody, autor da obra Renascimento, um ou muitos? para o jornal O Globo na ocasião do lançamento da tradução em português.
https://blogs.oglobo.globo.com/prosa/post/jack-goody-o-renascimento-no-plural-427322.html
10H00 Palestra Prof. Ramón Gutierrez (UBA - Cedodal) - cancelada
-
IX Encuentro de Docentes e Investigadores de Historia de la Arquitectura, el Diseño y la Ciudad. “Jorge Ramos de Dios” - SUSPENSO
FERIADO - COVID19(20/05) CONGRESSO LA PLATA
NOVO Atendimento 2:
27/05 (quarta): das 9h as 11h30 - Ana e Bia
29/05 (sexta): das 9h as 11h30 - Andrea, Ivo, Maique
-
12a semana (27/05)
8H00 Cidades capitais e a forma barroca A representação do poder monárquico na Europa
Leitura indicada:MUMFORD, Lewis, “A corte, a parada, a capital”. In: A cultura das cidades, Belo Horizonte: Itatiaia, 1961, pp. 84-151.
Sugestão: Assistir o filme "Bernini, o poder da arte""
https://www.dailymotion.com/video/x55yg5o
10H00 Atendimento 4 (grupos das professoras Ana e Beatriz) - CANCELADO
-
13a semana (03/06)
8H00 COC-AU Reunião preparatória do 2o semestre de 2020
-
14a semana (10/06)
8H00 Barroco nas Américas Identidade e contaminações nas cidades americanas
Leituras indicadas
FONSECA, Claudia Damasceno, Urbs e civitas: a formação dos espaços e territórios urbanos nas minas setecentistas. Anais do Museu Paulista, vol.20, no.1, São Paulo Jan./Jun., 2012https://doi.org/10.1590/S0101-47142012000100004 . GRUZINSKI, Serge, “Renacimiento importado. In: La Ciudad de México: una história. Cidade de México: Fondo de Cultura Espanola, 2014, pp. 226-259.
Sugestão: palestra de Serge Gruzinski no Congresso 500 anos de la conquista?: "La Conquista de México: Perspectiva europea y perspectiva global"
Entrevista de Gruzinski em português, na qual ele trata de sua aproximação ao México (arquivo em pdf abaixo).
10H00 Exibição do filme Zama (Lucrecia Martel, 2017) - cancelado
NOVO Atendimento 3:
19/06 (sexta): 9h as 11h30 - todos os profs
ATENDIMENTO SOBRE DIÁRIOS DE LEITURA - monitora Brenda Leite
-
15a semana (17/06)
8H00 As Américas no período colonial
Leitura indicada: REIS FILHO, Nestor Goulart. A urbanização e o urbanismo na região das Minas. Série Urbanização e urbanismo. Cadernos de Pesquisa do LAP, n.30. São Paulo: FAUUSP – LAP, jul. dez. 1999.
Exercício de leitura e desenho: Ouro Preto (1,0 ponto)
Assistam essa reconstituição da Praça Tiradentes e Ouro Preto, que a colega Amanda localizou...
-
(19/06; 25/06; 26/06)
8H00 Apresentações dos trabalhos conjuntos das disciplinas AUH 150 e AUH 236 (AUT 182 e AUT 282)
A PARTIR DO DIA 10 DE JUNHO VAMOS DISPONIBILIZAR AULAS GRAVADAS.
ELAS ESTARÃO POSTADAS EM 4 TÓPICOS POSTERIORES DESSE PROGRAMA:
-
Teremos 4 aulas gravadas, postadas a partir de hoje (10/06):
Território e cidades na Idade Media- O mundo urbano e a construção da ideia de Europa
Cidades e urbanização na Reconquista - Hibridismos nas fronteiras no território europeu
Renascimentos e cidades - Rupturas e permanências no espaço urbano
Cidades capitais e a forma barroca - a representação do poder na Europa e nas AméricasNo Moodlle da professora Beatriz, há mais quatro aulas, bem como a aula do Prof. Euler - esse conjunto de aulas visa compreender a totalidade do semestre, complementando o roteiro de estudos que mantivemos com vocês a cada semana, com leituras e materiais de apoio.
Também complementa a disciplina as aulas ministradas pelos professores de História da Arquitetura, na medida em que ambos os cursos foram pensados de maneira a se integrarem.
As dúvidas podem ser enviadas por email aos professores, que os respondem assim que possível. Os monitores também estão atentos a responder a quaisquer dúvidas.
-
- matéria do jornal sobre Lutero comentada em aula:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/07/21/cultura/1500642089_505462.html
-
Para finalizar nosso semestre, indico esse filme - Mar de escravos - dirigido pela Isa Grispun Ferraz, sobre o trabalho do prof. Luis Felipe de Alencastro sobre a América Portuguesa e o sistema do Atlantico Sul - Trato dos Viventes. ASSISTAM!