Programação
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AUH-339. Artes Ameríndias em Contexto Global: Artistas, Objetos, Coleções. Profa. Renata Martins e Prof. Luciano Migliaccio. Monitora: Thaís Montanari (mestre IFCH-UNICAMP)
A disciplina tem como objetivo oferecer aos alunos repertório crítico, iconográfico e metodologias historiográficas para compreender a produção artística das diversas civilizações ameríndias antes do contato com os europeus e depois, no contexto da primeira mundialização, dentro da rede de intercâmbios e transferências culturais que caracterizou esta época. O curso visa também estimular e ampliar nos alunos a compreensão dos aportes das tradições artísticas dos indígenas americanos para o debate estético no mundo moderno e contemporâneo. Através dos ciclos de Seminários “Quintas Ameríndias”, foram convidados a colaborar, os professores Eduardo Natalino e Márcia Arcuri. Também serão visitados Museus que conservam coleções de interesse no campo da arqueologia, como o Museu da Cidade e MAE-USP. O programa contempla ainda o Seminário Internacional do Projeto FAPESP Barroco Cifrado que contará com a presença de professores atuantes no campo das artes e da arqueologia ameríndias – Cristiana Barreto; Els Lagrou; Serge Gruzinski –, assim como do escritor indígena Daniel Munduruku. Durante toda uma jornada do seminário será abordado o tema da Agência Indígena nas Artes do Período Colonial. Os alunos também terão a oportunidade de auxiliar na montagem da mostra JenipaFAU do artista indígena da etnia Macuxi, Jaider Esbell, que, acompanhado da avó Bernaldina (mestra da cultura Macuxi, e especialista na produção de pigmentos), promoverá uma conversa no Salão Caramelo no âmbito da mostra:JenipaFAU.Nos bosques de Jenipapos. Papos com Jaider Esbell., organizada por Anna Heloísa Segatta (FFLCH-USP / Abya-Yala FAU) e pelo grupo de estudos Abya-Yala FAU. Opção Decolonial e Culturas Ameríndias na História da Arte e da Arquitetura.
ENTREGAS: Resenhas e Exercícios
* 3 (três) Resenhas
Para a avaliação final da disciplina propomos a entrega de mínimo 3 (três) resenhas entre os 5 (cinco) textos indicados: Glória Kok, Amy Buono, Graciela Siracusano, Sonia Ruiz Ocaña, Márcio Roiter.
Foram propostas datas para as entregas, porém os links estarão em aberto até o dia 25 de junho. De toda forma, é interessante que acompanhem semanalmente os temas e atividades planejadas.
* 4 (quatro) Exercícios: Proposta de Publicação. Dicionário de Artistas e Coletivos Indígenas no Brasil Contemporâneo.
Também foi proposta para avaliação final a realização de 4 exercícios, que devem ser todos realizados, de preferência, nas datas previstas (7 de maio, 28 de maio, 11 de junho, e provavelmente, 25 de junho), tendo em conta a organização da publicação coletiva.
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Pasta colaborativa Google Drive da disciplina AUH 339.
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05/03. AULA 1. Apresentação do Programa. Introdução às Artes Ameríndias: os desafios da decolonização.
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12/03. QUINTA AMERÍNDIA. Manuscritos Indígenas na Mesoamérica: Composição, Temas e Usos. Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos. FAU-USP, Sala 807, 14:30
Ver:
SANTOS, Eduardo Natalino. “Fontes Históricas Nativas da Mesoamérica e Andes”. Disponível em:
http://www.usp.br/cema/images/stories/pdf/artigos_eduardosantos_fonteshistoricas.pdf
SANTOS, Eduardo Natalino. As tradições históricas indígenas diante da conquista e colonização da América: transformações e continuidades entre nahuas e incas. In: Revista de História. Departamento de História, FFLCH-USP. São Paulo: Humanitas & Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo, no. 150, pp. 157-207, 1o. semestre de 2004. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18982
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19/03. QUINTA AMERÍNDIA NO MUSEU DA CIDADE. Coleções Arqueológicas de São Paulo. Arqueóloga Dra. Paula Nishida. Auditório Museu da Cidade, 14:30
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Parte 2: Leitura e Debate sobre coleções ameríndias na América Latina, do século XIX à atualidade
Texto para discussão:
KOK, Glória. "A Fabricação da Alteridade nos museus da América Latina: representações ameríndias e circulação dos objetos etnográficos do século XIX ao XXI". In: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (Dossiê Cultura Material). São Paulo: Museu Paulista da USP, v. 26, 2018.
Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/273/27358485007/html/index.html
Bibliografia complementar:
Dossiê Patrimônio Indígena e Coleções Etnográficas (Org. Mariana Françoso e Laura van Broekhoven) . In: Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi, v. 12, n. 3, set.-dez. 2017
Disponível em:
https://issuu.com/bgoeldi_ch/docs/humanas_v12n3
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16/04. A contribuição das culturas ameríndias nas artes dos séculos XVI-XVIII: arte plumária e produção de pigmentos
Parte 2: Discussão sobre Arte Plumária e Pigmentos
Texto 1: BUONO, Amy, Seu Tesouro são penas de pássaro: arte plumária tupinambá e imagem da América. In: Revista Figura. São Paulo, 2018.
Disponível em: http://figura.art.br/images/2018_2/2018_62_articles_1_buono.pdf
Texto 2: SIRACUSANO, Gabriela. Colores en los Andes. Sacralidades Prehispánicas y Cristianas. Buenos Aires, 1999.
Disponível em: https://www.academia.edu/845730/Colores_en_los_Andes_sacralidades_prehispánicas_y_cristianas
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Link para participar da reunião da disciplina AUH 339.
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30/04.A Circulação Global de Saberes, Artistas e Objetos: as culturas ameríndias e as tradições europeias e orientais.
Parte 2: Discussão sobre a circulação e produção de objetos de laca e "enconchados" na Nueva España
Texto: OCAÑA RUIZ, Sonia. "De Asia a la Nueva España via Europa: lacas asiáticas y achinadas en el siglo XVIII". In: Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas. Cidade do México: UNAM, vol. XXXIX, n. 111, 2017, pp. 131-188.
Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/369/36953195004.pdf
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Link para as reuniões semanais da disciplina AUH 339, sempre às quinta-feiras das 15 às 17 horas.
https://meet.google.com/cod-bbcz-jtk
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Semana de 03 a 08 de maio. JenipaFAU. Montagem da mostra do artista indígena da etnia Macuxi Jaider Esbell. Organização Abya-Yala FAU e Anna Heloísa Segatta
Na camada de soterramento os nativos, ditos indígenas estão amassados sobre suas memórias e resistir é o terreno provisório antes da volta para casa. Talvez os indígenas tenham essa memória de casa e olhando para o céu retornam por teimosia acreditando que ele não deva cair mais uma vez
Babilônias, Jaider Eisbell
* Também participará de algumas das atividades, a avó Bernaldina, mestra da cultura Macuxi e especialista na produção de pigmentos
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14/05. QUINTA AMERÍNDIA (manhã e tarde) no SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AGÊNCIA INDÍGENA. Manhã: palestras Cristiana Barreto e Els Lagrou, mediação Beatriz Bueno. Tarde: apresentação Daniel Munduruku e palestra Serge Gruzinski
*JORNADA III. 14 de maio
*MESA 5
Tema: Agência Indígena I
10:00 às 12:00
Mediador: Profa. Dra. Beatriz Bueno (FAU-USP)
10:10 às 10:50. Profa. Dra. Cristiana Barreto (Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG / MAE-USP)
Do teso marajoara ao sambódromo: agência e resistência de objetos arqueológicos da Amazônia
11:00 às 11:40. Profa. Dra. Els Lagrou (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)
Gente-adorno: estéticas agentivas e ontologias relacionais no universo ameríndio
11:40 às 12:00. Discussão.
14:30. Agência Indígena II
Apresentação:Prof. Dr. Daniel Munduruku (Casa de Saberes)
15:00 às 15:40. Prof. Dr. Serge Gruzinski (EHESS – École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris)
Para uma história global das artes indígenas no mundo colonial (séc. XVI- XVII)
15:40 às 16:00.Discussão Final Encontro.
16:00 às 16:30.Considerações Finais e Encerramento.
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28/05. Seminário Manhã e Tarde com Prof. Ferdinando Loffredo (University of Colorado).Escultura Pública no Mundo Ibérico Colonial: significados, especificidades e relação com o espaço urbano (a ser confirmado) OU Barroco na Floresta, tarde
A CONFIRMAR
Seminário Prof. Dr. Fernando Loffredo, 28 de maio, FAU-USP, manhã e tarde
Tema: Escultura Pública no Mundo Ibérico Colonial: significados, especificidades e relação com o espaço urbano.
OBS. Caso não seja confirmado o Seminário, a aula será ministrada pelos professores e ocorrerá no dia 28 de maio, às 14:30, com o tema Barroco na Floresta.
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Entrega dos nomes dos artistas e coletivos de artistas indígenas a serem contemplados por cada grupo ou por cada aluno em preparação dos verbetes do dicionário.
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Parte 2: Discussão sobre Arte Marajoara no Art Déco
Texto: ROITER, Márcio. Influência Marajoara no Arte Déco Brasileiro. In: Revista UFG, julho 2010.
Disponível em:
https://www.proec.ufg.br/up/694/o/08_AinfluenciamarajoaranoArtDecobrasileiro.pdf
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AVALIAÇÃO. ENTREGA TRABALHO FINAL 25/06 até às 17:00 para os professores (no Cine Abya-Yala). Relato da Experiência com Jaider Esbell e da Jornada do Seminário Internacional Agência Indígena
Trabalho Final da Disciplina AUH 339:
Relato da Experiência com Jaider Esbell e da Jornada do Seminário Internacional Agência Indígena
No Relato, procurar traçar relações com os temas/textos/autores discutidos durante o percurso da disciplina
Serão considerados na avaliação, a participação nas aulas e discussões e o envolvimento nas atividades propostas
O texto deve ter no máximo 10 páginas, sem contar imagens e bibliografia