Programação

  • AUH 152. História e Teorias da Arquitetura II. Profa. Renata Maria de Almeida Martins. Monitor: Luis Felipe Clemente Nunes

    Promover estudos acerca da produção arquitetônica dos séculos XV ao XVIII, em suas relações com as artes e o espaço urbano, tendo em vista o giro historiográfico rumo ao global e às histórias conectadas, isso sem perder as características locais de cada processo. E ainda, estimular os novos enfoques de análise da história da arquitetura, dentro de uma perspectiva decolonial e de uma ecologia de saberes. Serão consideradas, assim, a agência indígena; a circulação e a recepção de modelos, artistas, arquitetos, ideias, livros, imagens, textos, objetos; a história e tradições artísticas e arquitetônicas antes da “América”; e a geografia e natureza locais, permitindo aos alunos, a construção de um repertório e de um diagnóstico críticos das manifestações arquitetônicas produzidas no período. O programa está focado, sobretudo, nos intercâmbios/choques culturais entre Europa, América, Ásia e África, na relação da arquitetura com o território, e na adaptação e reinterpretação de modelos arquitetônicos e artísticos nas Américas, sobretudo, em “zonas de contato”. As arquiteturas produzidas no continente americano serão, desta forma, analisadas como pontos centrais das complexas relações estabelecidas entre os quatro continentes a partir da primeira mundialização. 

    Monitoria: Luisfclemente@usp.br


    • AVALIAÇÕES: É importante ter em conta que as avaliações dos 3 exercícios entregues e da interpretação da novela Concerto Barroco, somente serão consideradas quando a disciplina for concluída, e passarão a fazer parte da avaliação final, conforme critérios estabelecidos no quadro das determinações da Faculdade. O trabalho final em equipes será entregue via STOA até 8 de julho (justificativas via e-mail à profa. com cópia para monitor). A avaliação será dividida da seguinte forma: 50% exercícios e interpretação (todos com o mesmo peso), 50% trabalho final. 


    * Encontro 24 de junho, 10:00 às 12:00

    Link para aula/encontro:

    meet.google.com/soh-souw-nzi

    Tema:

    Aula e debate sobre o termo "Tranculturação" na historiografia da Arquitetura, e na obra de Ramón Gutiérrez, e Atendimento sobre o trabalho final


    * Encontro 17 de junho, 10:00 às 12:00

    Link para aula/encontro:

    meet.google.com/hnx-ezez-tnp


    Tema da Aula: 

    Arquitetura, artes, arqueologia, ecologia de saberes, no litoral, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná

    Obs: Na segunda parte da aula, às 10:30, haverá a participação da arquiteta Monica Bertoldi André, apresentando seu trabalho de final de graduação sobre as chamadas Ruínas do Abarebebê em Peruíbe, litoral paulista; envolvendo paisagem, projeto, história da arquitetura, arqueologia, em perspectiva decolonial. 

    Encontro 10 de junho, 10:00 às 12:00.


    Debate e Atendimento sobre o trabalho final


    Link para aula/encontro:


    meet.google.com/cjx-rocg-hby


    * Encontro 3 de junho, FAU Encontros, 14:00 às 16:00.
     

    Tema da Aula/Encontro:

    Jesuíno do Monte Carmelo. A Vida de um Artista Mestiço. De Mário de Andrade a uma abordagem decolonial.


    [Aula/Encontro disponível na página da FAU no Youtube, VídeofotoFAU]

     

    Link para aula/encontro:

    Google Meet (ver cartaz em anexo)


    * ENCONTRO 27 de maio, 10:00 às 12:00

    Tema da Aula:

    "Arquitetura e Arte dos Jesuítas na América: entre o local e o global, e o "fantasma do estilo jesuítico"


    [Aula completa disponível na pasta do Google Drive da disciplina]

    Obs. Na segunda parte do encontro, a partir das 11:00, haverá a participação da Mestre Thaís Montanari, que defendeu dissertação de mestrado sobre a Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista em São Paulo em 2019 no IFCH-UNICAMP. 

    Link para aula:

    https://meet.google.com/zoc-yenb-vci


    * ENCONTRO 20 de maio, 10:00 às 12:00

    Tema da Aula:

     "A Contribuição do Outro": Indígenas, Africanos e Mestiços na Arquitetura e na Arte do Período Colonial 

    [Aula completa disponível na pasta do Google Drive da disciplina]. 

    Obs. Na segunda parte do encontro, a partir das 11:00, haverá a participação do Dr. Julio Meiron, que defendeu tese de doutorado sobre os Profetas de Aleijadinho e o Santuário de Congonhas no Campo em 2018 na ECA-USP. Julio está vivendo atualmente em Dresden, Alemanha, onde realizou parte de sua pesquisa de doutorado. 

    Link para aula:

    meet.google.com/ndh-kpdp-pfn


    ENCONTRO 6 de maio, 10:00 às 12:00

    Debate e Atendimento sobre trabalho final

    [aula em vídeo disponível no Google Drive]

    Link para aula:

    meet.google.com/hyt-fzcd-ntu


    * Encontro 29 de abril, 10:00 às 12:00

    Aula/Debate e Atendimento sobre trabalho final

    IMPORTANTE: Aula /Debate sobre a Introdução do Livro de Ramón Gutiérrez

     [aula em vídeo disponível no Google Drive]


    Link para aula:


    meet.google.com/ofc-pddc-gaj


    * Reunião e Conversa com alunos, 22 de abril, 10:00 às 12:00


    Reunião para esclarecimento de dúvidas, pacto sobre o andamento da disciplina, entregas, trabalho final, etc. com todos os alunos da AUH-152 em 22 de abril, às 10:00, através do Google Meet:


    Link para aula/reunião:


    meet.google.com/gam-cxwg-fau


    * AVISO de 16 de abril

     NOVAS DATAS DE ENTREGA, PELAS MESMAS EQUIPES: Interpretação Concerto Barroco em 6 de maio, e Resenha Artigo Escolhido em 20 de maio 

    Para facilitar no processo, visto que estão conseguindo entregar às quartas-feiras, dia da nossa disciplina, vamos mudar as datas dos próximos trabalhos, deixando também um intervalo maior entre eles.

    Destacando que foi estabelecido, desde a interrupção das aulas presenciais, que todos os trabalhos seriam realizados pelas mesmas oito equipes, para que desta forma possam manter diálogo com os colegas, como também no sentido de facilitar no caso de alguns alunos terem dificuldades de acesso à internet. 

    Sendo assim, as novas datas de entrega da Interpretação e da Resenha serão às quartas-feiras, respectivamente 6 de maio e 20 de maio:

    Interpretação Textual e/ou Gráfica da novela Concerto Barroco. 06 de maio

    Resenha de um dos textos à escolha da equipe, indicado diretamente no Programa da disciplina / links (não aqueles da Bibliografia do curso). 20 de maio. 

    DICA VÍDEO Ramón Gutiérrez, 21 de março de 2020

    Nuevos Encuentros y Reflexiones en la Arquitectura Iberoamericana

    ttps://casamerica.es/index.php/arte-y-arquitectura/nuevos-encuentros-y-reflexiones-en-la-arquitectura-iberoamericana 

    Local: Casa América, 29/05/17. Conferencia dentro del ciclo '25 años de América' con el arquitecto argentino Ramón Gutiérrezbajo el título'Nuevos encuentros y reflexiones en la arquitectura iberoamericana: 1992-2017'.

    AVISO IMPORTANTE (20 de março de 2020)

    Recomendamos que as atividades sejam entregues nas datas sugeridas, mas é importante que saibam que deixaremos o link com data em aberto, para que aqueles que tenham dificuldades possam entregar em data posterior. Se acaso isso aconteça, escrevam para mim e para o Luís Felipe, deixando a sua justificativa POR E-MAIL, para que possamos acompanhar caso a caso, como já havíamos antes solicitado. 

    Peço também que consultem com frequência as notícias que publicamos através do STOA, fórum. Escrevam sempre que necessitarem ou tiverem dúvidas. 

    PORTANTO, dia 25 de março é a nossa primeira entrega em equipe, mas, se acaso a equipe não conseguir entregar, por qualquer motivo, nos escrevam para avisar assim que possível. Poderão entregar em outra data a combinar, conforme cada caso e necessidade, como é habitual. 

    QUANTO ÀS DIFICULDADES DE ACESSO à internet, por favor, aqueles que tem ou venham a ter dificuldades, também nos comuniquem. 

    *IMPORTANTE. ALTERAÇÃO 1. As atividades antes individuais (Concerto Barroco e Resenha de texto escolhido em um dos links) também seguirão as equipes dos exercícios e seminários, para facilitar no processo.  

    * IMPORTANTE. ALTERAÇÃO 2. Todas as atividades terão o mesmo peso

    Fiquem atentos as possíveis modificações, como dissemos. Vamos acompanhando passo a passo, conforme a possibilidade de retorno às atividades, 

    Contem conosco, 

    Renata e Luís Felipe

    AVISOS:
    Para a seleção na realização desta atividade é possível a escolha apenas dos textos disponibilizados no stoa, contando somente as bibliografias de aula ou atividades. Portanto, NÃO estão incluídos os textos de referência constantes ao final do programa. 
    A data da entrega do primeiro exercício é 25 de março, quarta-feira, segundo o programa inicial e calendário (no aviso, estava 23 de março)
    Para tornar ainda mais interessante a leitura da novela CONCIERTO BARROCO (Moctezuma, de Vivaldi), Ver  https://www.youtube.com/watch?v=WZFNy5aIEZ8 

  • 19/02. Semana de Recepção dos Calouros / Conversas sobre a Disciplina

    Destaque

    Semana de Recepção dos Calouros / Conversa sobre a Disciplina AUH 152. 

    OBS. Os textos indicados para as aulas estão disponíveis em links no Programa Completo da Disciplina. Outros textos foram anexados em arquivo pdf na aula correspondente. 


  • 04/03. Apresentação da Disciplina / Arquiteturas Europeias vistas da América (e da Ásia), séc. XVI-XVIII: História Global, Histórias Conectadas, Mestiçagens, Decolonização, Epistemologias do Sul, Ecologia dos Saberes


    Parte 1:  Apresentação da disciplina, problemáticas, objetivos, temas, formas de avaliação / A disciplina de História da Arquitetura através de Metodologias e Perspectivas Atuais e Renovadas

    Parte 2: Divisão das Equipes e distribuição dos capítulos do livro Arquitectura y Urbanismo en Iberoamérica de Ramón Gutiérrez (Exercícios/Seminário/Relatório)

  • 11/03. Aula no Museu da Cidade. Horário: 9:00 às 13:00. Rafael Sanzio 500 anos: Rafael Arquiteto e seu legado. Parte I. Rafael Arquiteto. Seminário com o Prof. Luciano Migliaccio. Atividade conjunta com AUH-329.

    Museu da Cidade (Solar da Marquesa de Santos). Centro. Auditório. 

  • 12/03. Convite/Sugestão. Quinta Ameríndia. Manuscritos Indígenas na Mesoamérica. Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos (FFLCH-USP / CEMA-USP)

    Local: FAU-USP, Sala 807. Horário 14:30

    Textos Indicados:

    SANTOS, Eduardo Natalino. “Fontes Históricas Nativas da Mesoamérica e Andes”. Disponível em:

    http://www.usp.br/cema/images/stories/pdf/artigos_eduardosantos_fonteshistoricas.pdf

    SANTOS, Eduardo Natalino. As tradições históricas indígenas diante da conquista e colonização da América: transformações e continuidades entre nahuas e incas. In: Revista de História. Departamento de História, FFLCH-USP. São Paulo: Humanitas & Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo, no. 150, pp. 157-207, 1o. semestre de 2004. Disponível em:

    http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18982 


  • 18/03. Aula no Museu da Cidade. Horário: 9:00 às 13:00. Rafael Sanzio 500 anos: Rafael Arquiteto e seu legado. Parte II. Arquitetura do Renascimento na Península Ibérica: Francisco de Holanda. Prof. Dr. Luciano Migliaccio. Atividade conjunta com AUH-329

    Museu da Cidade (Solar da Marquesa de Santos). Centro. Auditório. 

  • 25/03. Arquitetura e Cidades na Nueva España e as Culturas Mesoamericanas (XVI-XVIII)

    Parte 2: EXERCÍCIO 1 em equipe

  • 01/04. Arquitetura e Cidades no Virreinato del Peru e na Nueva Granada, e as Culturas Andinas (XVI-XVIII)

    Parte 2: EXERCÍCIO 2 em equipe


    CONVITE QUINTA AMERÍNDIA 2 de abril. Visita às coleções arqueológicas do MAE-USP com Dra. Cristina De Martini (MAE-USP), às 14:30. É necessária inscrição até final de março (será passada uma lista durante as aulas)

  • 08/04. Semana Santa. Não haverá aula

  • 15/04. Arquitetura do Barroco na Itália e em Portugal, e releituras na Amazônia do século XVIII. Antonio Giuseppe Landi

    Parte 2: EXERCÍCIO 3 em equipe

  • 22/04. Circulação e Recepção da Arquitetura e dos Textos/Imagens do Barroco/Rococó entre a Itália, Portugal e Oriente

    Parte 2: Palestra com o Dr. Simone Floridia (Università di Milano)

    O Barroco na Sicília e em outras geografias "esquecidas"


  • 23/04. Convite/Sugestão. QUINTA AMERÍNDIA. Artes e Arqueologia Andinas. Profa. Dra. Márcia Arcuri (UFOP / Arte Pré-Colombiana MASP)

    FAU-USP (lugar a definir), às 14:30

  • 29/04. Culturas Indígenas, Africanas e Mestiças, e a arquitetura e a arte do Barroco/Rococó na América Portuguesa e na América Hispânica

    Parte 1 (final). Discussão do livro Concerto Barroco de Alejo Carpentier

    (para preparação final da Interpretação individual da obra, a ser entregue no dia 4 de maio, segunda-feira, até às 18:00, na secretaria AUH)

    Parte 2: Filme O Aleijadinho, 1978 (texto de Lúcio Costa)


    CONVITE/ TARDE. FAU ENCONTROS, sala 807, 14:30-17:30. OFICINA. Jesuíno do Monte Carmelo. A Vida de um Artista Mestiço. de Mário de Andrade a uma abordagem decolonial. Alunos(as) da AUH-308 (2 sem. 2019) e Prof. convidado Prof. Dr. Carlos Cerqueira Gutierrez. 

  • 06/05. Missões Jesuíticas na América, entre o local e o global

    Parte 1: convidada para diálogo/palestra. Mestre Thaís Montanari (IFCH-UNICAMP). A Capela de São Miguel Paulista. 

    Parte 2: JenipaFAU. Montagem da mostra do artista indígena da etnia macuxi, Jaider Eisbell. Salão Caramelo.

    Na camada de soterramento os nativos, ditos indígenas estão amassados sobre suas memórias e resistir é o terreno provisório antes da volta para casa. Talvez os indígenas tenham essa memória de casa e olhando para o céu retornam por teimosia acreditando que ele não deva cair mais uma vez. 

    Babilônias, Jaider Eisbell


  • 07/05. Convite/Sugestão. QUINTA AMERÍNDIA. JenipaFAU.Nos bosques de Jenipapos. Papos com Jaider Esbell. Artista Indígena da Etnia Macuxi

    7 de maio. FAU-USP, Salão Caramelo, às 14:30. 

    Semana de montagem da mostra com participação dos alunos: 4 a 8 de maio. 

    Participação da avó Bernaldina, mestra da etnia macuxi, especialista em produção de pigmentos. 

    Organização Anna Heloísa Segatta (FFLCH-USP) e Abya-Yala FAU



  • 12/13/14/05. SEMINÁRIO INTERNACIONAL Barroco Cifrado. O Implícito, o Dissimulado e o Invisível nas Artes da América do Período Colonial. Aula de 13/05: Ramón Gutiérrez e Ricardo González, mediação Maria Lucia Bressan; Carlos Page, mediação Tirapeli

    SEMINÁRIO INTERNACIONAL Barroco Cifrado. O Implícito, o Dissimulado e o Invisível nas Artes da América do Período Colonial, 12, 13 e 14 de maio

    Auditório Ariosto Mila, 10:00 às 12:00/12:30 & 14:30/16:30

    13 de maio: exercício individual / seminário manhã e início da tarde. 

    Dia 13 de maio (manhã, 10:00 às 12:00-12:30)

    OBS. Relato Individual acerca do Seminário na manhã do dia 13, a ser entregue no dia 25 de maio na Secretaria AUH, segunda-feira, até às 18:00

    *MESA 3

    Tema: Abordagens Interculturais I

    10:00 às 12:00

    Mediadora: Profa. Dra. Maria Lúcia Bressan Pinheiro (FAU-USP)

    10:10 às 10:50. Prof. Dr. Ramón Gutiérrez(UPO; CEDODAL)

    Título:Maestros canteros en la definición del barroco arequipeño.

    11:00 às 11:40. Prof. Dr. Ricardo González(Universidad de Buenos Aires, Instituto de Estética e História del Arte Julio Payró). 

    Título:Textos figurados: ornamentación y mitos andinos en el sur del Perú.

    11:40 às 12:00Discussão.

    *MESA 4

    Tema: Abordagens Interculturais II

    14:30 às 17:30

    Mediador: Prof. Dr. Percival Tirapeli (UNIFESP)

     14:40 às 15:20.Prof. Dr. Carlos Page(CONICET, Argentina). 

    Título:Arte y arquitectura afrojesuita: una nueva forma de considerar el patrimonio cultural de la Compañía de Jesús. 

    15:30 às 16:10. Profa. Dra. Marina Massimi(Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA-USP)

    Título:A peregrinação do manuscrito In Studiosos Adolescentes Oratio Paraenetica elaborado em 1751 por alunos e docentes do Colégio jesuíta de Cachoeira do Campo (Bahia)

    16:10 às 16:30.Discussão. 


  • 20/05. Não haverá aula (Profa. participará de Seminário). Espaço para pesquisa/preparação dos seminários/trabalho final

  • 27/05. Espaços Urbanos, Arquiteturas e Festas nas Américas. Questão de Gênero: Arquiteturas Efêmeras em Sor Juana Inés de la Cruz na Nueva España

    Parte 2: Atendimento para Seminário e Trabalho Finais 

    OBS. A primeira parte da aula poderá ser substituída por Seminário do Prof. Dr. Fernando Loffredo (University of California), caso sua vinda seja confirmada. Tema: A Escultura Pública no Mundo Ibérico Colonial. Significados, Especificidades e Relação com o Espaço Urbano. 

  • 03/06. COC-AU Reunião preparatória do 2º semestre de 2020

    OBS. Poderá acontecer a segunda parte do Seminário do Prof. Dr. Fernando Loffredo (University of California), caso a sua vinda seja confirmada. Tema: A Escultura Pública no Mundo Ibérico Colonial. Significados, Especificidades e Relação com o Espaço Urbano. 

  • 10/06. Não haverá aula (Profa. viajará para Congresso no exterior). Espaço livre para preparação dos Seminários

  • 17/06. Seminários em equipe /entrega dos textos. Parte I

  • 17/06. Visita guiada ao Pateo do Colégio (14:30)

  • 24/06.24/06. Seminários em equipe / entrega dos textos. Parte II / Avaliação conjunta final da disciplina