Programação
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Introdução: qual o melhor tipo de estudo para o meu problema de Saúde Pública?
Planejamento do curso.
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Um pouco de história - de onde vem a ideia de evidências?
Tipos de estudos e hierarquias de evidências;
- Revisões;
- Gradações;
- Colaborações;
- Avaliação crítica e
- checklists.
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Sínteses de evidência e políticas públicas de saúde
Leitura para a aula do dia
1 - Hodnett ED, Gates S, Hofmeyr GJ, Sakala C. Apoyo continuo para las mujeres durante el parto (Revisión Cochrane traducida). En: La Biblioteca Cochrane Plus, 2008 Número 4. Oxford: Update Software Ltd. Disponible en: http://www.update-software.com. (Traducida de The Cochrane Library, 2008 Issue 3. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd.).
- Versão de 2007 em espanhol no link abaixo
http://www.update-software.com/BCP/BCPGetDocument.asp?DocumentID=CD003766
- versão de 2011 em inglês no moodle em pdf
Links:
Revisão sobre lactose Cochranechild
https://cochranechild.wordpress.com/2015/03/02/lactose-avoidance-for-diarrhoea/
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- Os alunos apresentam as revisões sistemáticas com o check-list do CASP
- Revisão dos conceitos de IC, valor de p, como ler um gráfico de metanálise
- Discussão das dificuldades -
José Estorniolo - Busca de artigos e revisões sistemáticas em banco de dados
Os alunos apresentam as revisões sistemáticas do coração (ou do tesão)
Leituras para a próxima aula -
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Exercício de leitura crítica com trabalho individual
Sugestão de leitura: link
http://ofertadefragmentos.com/por-favor-nao-leve-seu-pai-para-fazer-o-psa/
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Direitos humanos e evidências.
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Evidências científicas, conflitos de interesse e o papel dos usuários
As influências da indústria farmacêutica na saúde ´- parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=w6SaE8GT9IsAs influências da indústria farmacêutica na saúde - parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=KhBnisR9MaYPerguntas norteadoras
1. Os medicamentos mais recentes são mais efetivos ou mais seguros? Explique.
2. Qual o papel da grande imprensa na promoção de medicamentos?
3. Para a indústria farmacêutica, qual a proporção de custos com o desenvolvimento de medicamentos e com o marketing?
4. O que acontece quando os eventos adversos das drogas são identificados? Discuta o caso do Vioxx.
5. O que é a promoção da doença ("disease mongering"), e para que serve?
6. Qual o efeito da participação financiada dos médicos em eventos da indústria farmacêutica?
7. O que é medicalização dos ciclos de vida? Dê exemplos.
8. O que é polifarmácia e o que é coordenação do cuidado?
9. Qual o efeito sobre a mortalidade do uso desregulado de medicamentos?
10. Qual o papel das sociedades médicas na promoção de medicamentos?
11. O que é iatrogenia? Dê exemplos
12. O que é efeito primário e secundário? Use os exemplos do colesterol e da densidade óssea.
13. Porque deve haver internet em todos os consultórios?
14. Porque não se deve ter revistas como Veja nas salas de espera?
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Área verde (plantão de dúvidas)
Ivan França Jr.
Simone G. Diniz
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Em homenagem ao Outubro Rosa - Evidências e Câncer de Mama
Perguntas norteadoras:
1. Em termos dos benefícios do rastreamento do câncer de mama com mamografia, existem atualmente evidências de boa qualidade de que nas populações rastreadas, em comparação com as não rasteadas, ocorre:
1.a) redução da mortalidade geral (por todas as causas)?
1.b) redução da mortalidade por cânceres em geral?
1.c) redução da mortalidade por câncer de mama?
Justifique suas respostas
2. Qual o principal efeito epidemiológico do aumento da cobertura da mamografia? Justifique.
3. Quais são os potenciais danos do rastreamento, e como podem ser estimados?
4. O que é sobre-diagnóstico e qual a sua diferença de um diagnóstico falso-positivo? Comente as estimativas de sobre-diagnóstico.
5. O que é sobre-tratamento e quais suas potenciais consequências para a saúde? Comente as estimativas de sobre-tratamento.
6. Na sua opinião, existe conflito de interesses no debate sobre mamografia? Justifique
7. Com base no folheto: "Quais são os benefícios e os prejuízos de participar num programa de rastreio do cancro da mama?", responda:
- A informação sobre mamografia é (a) suficiente? (b) imparcial? (3) correta? Justifique sua resposta.
8. Com base no vídeo Outubro Rosa, do Laboratório Fleury, comente duas vantagens de ter um câncer de mama segundo o depoimento, com relação à sua beleza e qualidade de vida.
https://www.youtube.com/watch?v=jrgipWmQTig&feature=youtu.be
9. Comente as principais diferenças entre o folheto do INCA, e a propaganda dos laboratórios e na mídia
https://www.youtube.com/watch?v=v8C4JpZc1Dc -
Área verde (plantão de dúvidas)
Ivan França Jr.
Simone G. Diniz
Paula Galdino
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Área verde (plantão de dúvidas)
Ivan França Jr.
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Evidências em Nutrição – questões metodológicas e políticas
O guia alimentar do brasileiroPatrícia Jaime
Ivan França Jr.
Simone G. Diniz
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Apresentação dos trabalhos finais
Seminário 1 (Sarcopenia/Idoso)
Seminário 2 (Amamentação como prevenção do câncer de mama)
Seminário 3 (Prevenção do Câncer de Próstata)
Seminário 4 (Dieta cetogência no tratamento da epilepsia infantil)
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14:00-16:00h - Seminário com César Victora
16:00- 17:30 - Avaliação da disciplina- Próxima rodada em 2017
Perguntas norteadoras
1) Foram escolhidas, com bases em evidências científicas atualizadas, 21 intervenções prioritárias para a saúde de mães e bebês. Quais são estas intervenções, e quais foram melhor e pior implementadas?
2) Como passou a ser medida a dimensão da equidade no acesso a estas ações, e qual a relação da equidade com a extensão da cobertura? Comente as tendências nos últimos 15 anos no mundo.
3) Quais as principais políticas de apoio (supportive policies) às MDM 4 e 5, e quais foram implementadas com menos e mais sucesso? Comente as tendências nos últimos 15 anos no mundo e no Brasil
4) Qual a última meta de desenvolvimento sustentável (SDG), e qual sua relação com a produção de evidências no campo da saúde coletiva? Comente o caso brasileiro.
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