Prática de Saúde Pública
Apresentar e discutir a gestão e planejamento em saúde e possibilitar a compreensão da gestão pública do SUS nas três esferas de governo e nos vários serviços de saúde.
• Conhecer os aspectos demográficos e epidemiológicos do envelhecimento populacional • Discutir conceitos relativos ao processo de envelhecer • Descrever as principais alterações bio-psico-sociais do envelhecimento e suas conseqüências junto aos idosos • Discutir aspectos relacionados ao cuidado às pessoas idosas • Discutir as políticas públicas voltadas ao cuidado à pessoa idosa • A Atenção ao idoso: modalidades, gestão do cuidado
A disciplina deverá possibilitar ao aluno conhecer os princípios da Administração Pública, planejamento e orçamento público e os processos administrativos e gerenciais próprios das organizações estatais e das organizações particulares. Possibilitará a identificação das particularidades e singularidades da gestão de sistemas e serviços de saúde e as diferentes modalidades de gestão público privada. 
Histórico e conceitos de saúde, educação e participação social no Brasil. Formas e instâncias de participação social. Diagnóstico participativo e comunitário: potencialidades para a área de saúde e nutrição. Antecedentes, pressupostos e campos de atuação da promoção da saúde. Princípios da Promoção de Saúde. Direito humano à alimentação adequada. O enfoque da promoção da saúde nos programas de nutrição e segurança alimentar e nutricional.
Ao término da disciplina os alunos deverão ser capazes de: - Identificar as características principais das abordagens quantitativa e qualitativa na avaliação de Serviços e Sistemas Locais de Saúde - Analisar criticamente o significado, o alcance e o limite dos indicadores de avaliação disponíveis e/ou em utilização nos serviços de saúde - Identificar os referenciais teóricos e os distintos instrumentos e técnicas utilizadas na avaliação quantitativa e qualitativa de serviços e sistemas locais de saúde.
Conhecer os princípios de regulação da assistência a saúde na sociedade moderna; Identificar a função do Estado em sua ação, tanto junto ao setor público, quanto ao privado; Conhecer os instrumentos de regulação e compreensão das relações intersetoriais.
A disciplina tem como objetivo delimitar e problematizar no campo da saúde coletiva as questões centrais relativas à política, planejamento e gestão em saúde, assim como discutir os princípios do sistema único de saúde (SUS) e analisar tendências e desafios na área. Deverá identificar diferentes abordagens metodológicas com potencial para traçar os limites e alcances das políticas públicas e permitir aos alunos de pós-graduação a identificação das distintas abordagens e problemáticas da linha de pesquisa de Política e Gestão em Saúde.
Construir a base conceitual e ferramentas para a construção e gestão de redes de atenção à saúde orientadas à integralidade.
A disciplina tem como objetivo contribuir com o referencial teórico para a discussão e problematização dos mecanismos de gestão e regulatórios que tem contribuído para o avanço do sistema único de saúde como um sistema universal e integral, bem como os dispositivos que se apresentam no sentido da gestão do cuidado e das redes regionalizadas no sentido de ampliar acesso, qualidade e humanização no cuidado.
Conhecer os sistemas de informações relacionadas à gestão do SUS, quanto à oferta de serviços de saúde, saúde suplementar, sistemas ambulatoriais e hospitalares, bem como os inquéritos de saúde e identificação de desigualdades relacionadas ao uso e acesso serviços.