Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de: - Conhecer as relações entre direitos humanos e ciclos de vida em questões de saúde, com base em aportes teóricos oferecidos na disciplina e em documentos legais de direitos humanos de abrangência nacional ou internacional; - Desenvolver avaliação de risco epidemiológico e de vulnerabilidade de questões de saúde nos ciclos de vida; - Desenvolver abordagem em saúde baseada nos direitos humanos
1. Analisar criticamente, sob a ótica das Ciências Sociais, temas relevantes na área da Saúde Reprodutiva enfocando suas relações com sexualidade e gênero. 2. Identificar problemas relevantes de investigação no interior dos vários temas relativos à àrea, que contribuam para o avanço do conhecimento da mesma, destacando-se no tratamento dos mesmos as abordagens de gênero.

Proporcionar ao aluno de pós-graduação habilidade para o acesso e utilização da informação veiculada no formato impresso e eletrônico. Instruir os alunos na elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos e de pesquisa de acordo com técnicas e normas de redação científica.

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de analisar criticamente os fatores de risco que interferem na saúde da mulher, na saúde reprodutiva, no envelhecimento e em seus direitos reprodutivos. Deverá o aluno ter capacidade, de problematizando sobre a saúde reprodutiva, elaborar e desenvolver pesquisa na área que contribua para a geração de novos conhecimentos sobre o tema .

1. Abordar os fundamentos teóricos sobre o que se designa por metodologia de pesquisa no âmbito das ciências sociais; 2. Apresentar as principais técnicas utilizadas na investigação qualitativa em saúde; 3. Refletir sobre dimensões éticas na investigação social em saúde.