Programação

  • AULA 01 - 06/08 - quinta-feira

    - Apresentação da disciplina e divisão dos grupos.

    - Exercício: genograma.

    - Introdução aos ciclos da vida.

    -Transição nutricional e epidemiológica: aspectos de gênero e geração.

    Professoras:

    Simone G. Diniz e 

    Marina Miranda


    Perguntas norteadoras:

    •Defina ciclos de vida, e descreva o que mudou na distribuição da população brasileira quanto a estes ciclos

    •Descreva as transições demográfica, de gênero, epidemiológica e nutricional no Brasil

    •Quais os principais determinantes destas transições, e como elas se inter-relacionam

    •Que desafios deve encarar o profissional da Nutrição para fazer frente a estas transições

    •Defina “risco” e “vulnerabilidade”

    •Como a atenção nutricional e as políticas públicas pode diminuir ou aumentar a vulnerabilidade das populações ao adoecimento, nas várias fases dos ciclos de vida?


  • AULA 02 - 13/08 - quinta-feira

    - Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva.

    - Concepção e Contracepção.

    - Gestação e crescimento intra-uterino normais.

    - Exercício: assistência pré-natal e nutrição.

    Os alunos apresentaram os métodos

    Professoras:

    Simone G. Diniz e

    Cláudia Azevedo


    Perguntas norteadoras - anatomia e fisiologia da concepção e da contracepção:

    1. Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais femininos, internos e externos?
    2. Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais masculinos, internos e externos?
    3. Descreva o ciclo menstrual, suas fases, e os hormônios envolvidos.
    4. Como uma mulher pode identificar que está ovulando e com grandes chances de engravidar?
    5. O que é e como fazer a contracepção de emergência?
    6. Quais os métodos de barreira, suas vantagens e desvantagens?
    7. Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens?
    8. Quais os métodos contraceptivos definitivos, suas vantagens e desvantagens?


    Perguntas norteadoras  -  gravidez normal e crescimento intrauterino:

      1. Quais as principais adaptações que ocorrem no organismo materno?
      2. Dentre todas as alterações que ocorrem durante a gravidez, quais podem alterar o sistema digestório da gestante?
      3. Quais os principais incômodos digestivos possíveis em uma gravidez saudável, e como ajustar a alimentação para lidar com tais incômodos?
      4. Quais as necessidades nutricionais adicionais na gestação saudável?
      5. Descreva o ganho e peso considerado satisfatório em uma gestação saudável, e como se distribui este ganho de peso.

  • AULA 03 - 20/08- quinta-feira

    - Fisiologia do trabalho de parto, parto e puerpério

    - Assistência ao parto no Brasil.

    - Via de parto, obesidade e metabolismo dos nascidos.

    - Exercício: nutrição no parto e pós-parto. Prevenção da retenção de peso no pós-parto

    Professoras:

    Simone G. Diniz, Marcel Robledo Queiroz

     

    Perguntas norteadoras:
    1. Descreva as fases ou estágios do trabalho de parto
    2. Como reconhecer o início do trabalho de parto e o que fazer no caso de um parto inesperado
    3. De acordo com as melhores evidências científicas, descreva e justifique que formas de assistência devem ser estimuladas no trabalho de parto e parto e que formas de assistência devem ser desestimuladas no trabalho de parto e parto?
    4. Quais as recomendações para a alimentação durante o trabalho de parto, com base em evidências?
    5. Porque no Brasil as taxas de cesárea são tão altas, e porque é tão difícil ter um parto normal (espontâneo)? Quais as principais consequências epidemiológicas destas taxas ?
    6. Para os nascidos, quais as potenciais consequências nutricionais e metabólicas associadas ao modo de nascer (parto vaginal ou cesárea), e as doenças crônicas associadas? Justifique.


    1. Vídeo: O SUS que dá certo - Hospital Sofia Feldman

    https://www.youtube.com/watch?v=P8w-C-DTXGk

    2. Vídeo: Cesar Victora fala da saúde de mães e crianças, e do impacto dos modos de nascer sobre a saúde e o estado nutricional  (ABRASCÃO julho 2015)

    https://www.youtube.com/watch?v=E90IlRbclxY

    3. Trailer: O Renascimento do Parto

    http://tvuol.uol.com.br/video/assista-ao-trailer-de-o-renascimento-do-parto-04028D9C316CC0994326

    4. Parto Sabrina Ferigato

    https://reflexoesdointernato.wordpress.com/2012/03/01/parto-sabrina-nascimento-lucas-29nov2011/

    EXERCÍCIO EM GRUPO:

    Você é a nutricionista de um hospital, ou de uma Casa de Parto. Prepare um cardápio para um dia típico.

  • AULA 04 - 27/08 - quinta-feira

  • AULA 05 - 17/09 - quinta-feira

    - Assistência ao pós-parto e promoção da saúde materna

    - Prevenção e manejo da retenção de peso no pós-parto

    - Promoção e proteção à amamentação na assistência ao parto e a hora dourada

    - Promoção e proteção à amamentação no pós-parto, e técnicas de relactação.


    Professoras:

    Simone G. Diniz,

    Priscila Cavalcanti e 

    Denise Niy


    Perguntas norteadoras

    - Quais as intervenções mais importantes para promover o aleitamento durante o parto?

    - O que é a "hora dourada", quais os hormônios envolvidos,  e qual a sua relação com o sucesso da amamentação e da saúde do bebê?

    - Como prevenir a anemia da mãe durante o parto?

    - Como prevenir a anemia do bebê durante o parto?

    - Como deve ser a orientação à amamentação durante a internação no alojamento conjunto?

    - Quais as principais dificuldades na amamentação e como ajudar as puérperas a  supera-las?

    - O que é re-lactação, em que situações é indicada, e como orienta-la?

    - Quais as principais necessidades de saúde de uma puérpera saudável?

  • Apresentação dos alunos sobre orientações nutricionais para gestantes

    TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA

    - Alunos apresentarão suas produções sobre orientações nutricionais no último dia de aula. O trabalho será feito em grupo. Planejem 10-15 minutos de apresentação.

    TEMAS:

    - gestante saudável

    - gestante com excesso de peso

    - gestante diabética

    - gestante com doença hipertensiva

    - gestante anoréxica

    - gestante anêmica

    - promoção da amamentação na assistência ao parto e no pós-parto (hora dourada)

    - prevenção do desmame precoce e técnicas de relactação (para puérperas e mães adotivas)

    - puérpera eutrófica amamentando (e programação do desmame)

    - puérpera com excesso de peso amamentando (e programação do desmame)

    - prevenção da retenção de peso no pós-parto

    (sugestões de temas são bem-vindas)

    FORMATO:

    - As orientações podem ser em vários formatos - folder, video, apresentações em ppt ou prezzi, ou outra, desde que possam ser compartilhados depois para usuárias. O material deve ficar no moodle.

    - Todos os trabalhos devem incluir pelo menos duas receitas simples e a sugestão do cardápio de um dia. Os trabalhos sobre situação especiais que não as gestantes saudáveis, deve incluir (1) quão frequente é o problema na população; (2) o que contribui para desenvolver o problema; (3) orientação nutricional específica. 

    COMO SERÃO AVALIADOS:

    - Serão avaliados por: correção da informação; clareza da mensagem; apresentação; adequação da linguagem para o público de usuárias do SUS; links "para saber mais". 

    - Deve haver uma bibliografia de referência, a ser enviado junto com o trabalho.

    QUEM AVALIARÁ:

    - Usuárias do SUS

    - Profa. Simone e professores convidados

    COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DA 1A. PARTE DA DISCIPLINA:

    40% participação nas atividades em sala de aula

    60% trabalho final


  • AULA 6 - 24/09

    • Saúde da Criança
    • Introdução a Infância


    Prof. Paulo R. Gallo

  • AULA 7 - 08/10

    • Apresentação dos trabalhos dos alunos: material educativo para gestantes e puérperas
    • Entrega da prova - primeira parte do curso


    Prof.ª Simone G. Diniz

  • AULA 8 - 15/10

  • AULA 9 - 22/10

    • Alimentação na infância I - a criança norma (NR, lactente e pré-escolar).


    Prof. Ciro Bertoli

  • AULA 10 - 29/10

    • Antropometria Nutricional;
    • Alimentação na infância II - a criança enferma.


    Prof. Claudio Leone

    Prof. Ciro J. Bertoli

  • AULA 11 - 5/11

    Desenvolvimento cognitivo e motor.


    Prof. Paulo R. Gallo

    Prof.ª Dafne Herrero

  • AULA 12- 19/11

    • Seminários - 3 temas:

    1. Obesidade na infância

    2. Alergia/intolerâncias alimentares

    3. Imunizações na infância

    • PROVA


    Prof. Paulo R. Gallo

    Prof. Claudio Leone

    Prof. Ciro J. Bertoli