Programação
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- Apresentação da disciplina e divisão dos grupos.
- Exercício: genograma.
- Introdução aos ciclos da vida.
-Transição nutricional e epidemiológica: aspectos de gênero e geração.Professoras:
Simone G. Diniz e
Marina Miranda
Perguntas norteadoras:
•Defina ciclos de vida, e descreva o que mudou na distribuição da população brasileira quanto a estes ciclos
•Descreva as transições demográfica, de gênero, epidemiológica e nutricional no Brasil
•Quais os principais determinantes destas transições, e como elas se inter-relacionam
•Que desafios deve encarar o profissional da Nutrição para fazer frente a estas transições
•Defina “risco” e “vulnerabilidade”
•Como a atenção nutricional e as políticas públicas pode diminuir ou aumentar a vulnerabilidade das populações ao adoecimento, nas várias fases dos ciclos de vida?
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- Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva.
- Concepção e Contracepção.
- Gestação e crescimento intra-uterino normais.
- Exercício: assistência pré-natal e nutrição.Os alunos apresentaram os métodos
Professoras:
Simone G. Diniz e
Cláudia Azevedo
Perguntas norteadoras - anatomia e fisiologia da concepção e da contracepção:
- Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais femininos, internos e externos?
- Quais as principais estruturas anatômicas dos genitais masculinos, internos e externos?
- Descreva o ciclo menstrual, suas fases, e os hormônios envolvidos.
- Como uma mulher pode identificar que está ovulando e com grandes chances de engravidar?
- O que é e como fazer a contracepção de emergência?
- Quais os métodos de barreira, suas vantagens e desvantagens?
- Quais os métodos hormonais, suas vantagens e desvantagens?
Quais os métodos contraceptivos definitivos, suas vantagens e desvantagens?
Perguntas norteadoras - gravidez normal e crescimento intrauterino:
- Quais as principais adaptações que ocorrem no organismo materno?
- Dentre todas as alterações que ocorrem durante a gravidez, quais podem alterar o sistema digestório da gestante?
- Quais os principais incômodos digestivos possíveis em uma gravidez saudável, e como ajustar a alimentação para lidar com tais incômodos?
- Quais as necessidades nutricionais adicionais na gestação saudável?
- Descreva o ganho e peso considerado satisfatório em uma gestação saudável, e como se distribui este ganho de peso.
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- Fisiologia do trabalho de parto, parto e puerpério
- Assistência ao parto no Brasil.
- Via de parto, obesidade e metabolismo dos nascidos.
- Exercício: nutrição no parto e pós-parto. Prevenção da retenção de peso no pós-partoProfessoras:
Simone G. Diniz, Marcel Robledo Queiroz
Perguntas norteadoras:
- Descreva as fases ou estágios do trabalho de parto
- Como reconhecer o início do trabalho de parto e o que fazer no caso de um parto inesperado
- De acordo com as melhores evidências científicas, descreva e justifique que formas de assistência devem ser estimuladas no trabalho de parto e parto e que formas de assistência devem ser desestimuladas no trabalho de parto e parto?
- Quais as recomendações para a alimentação durante o trabalho de parto, com base em evidências?
- Porque no Brasil as taxas de cesárea são tão altas, e porque é tão difícil ter um parto normal (espontâneo)? Quais as principais consequências epidemiológicas destas taxas ?
- Para os nascidos, quais as potenciais consequências nutricionais e metabólicas associadas ao modo de nascer (parto vaginal ou cesárea), e as doenças crônicas associadas? Justifique.
1. Vídeo: O SUS que dá certo - Hospital Sofia Feldman
https://www.youtube.com/watch?v=P8w-C-DTXGk
2. Vídeo: Cesar Victora fala da saúde de mães e crianças, e do impacto dos modos de nascer sobre a saúde e o estado nutricional (ABRASCÃO julho 2015)
https://www.youtube.com/watch?v=E90IlRbclxY
3. Trailer: O Renascimento do Parto
http://tvuol.uol.com.br/video/assista-ao-trailer-de-o-renascimento-do-parto-04028D9C316CC0994326
4. Parto Sabrina Ferigato
https://reflexoesdointernato.wordpress.com/2012/03/01/parto-sabrina-nascimento-lucas-29nov2011/
EXERCÍCIO EM GRUPO:
Você é a nutricionista de um hospital, ou de uma Casa de Parto. Prepare um cardápio para um dia típico.
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- Necessidades nutricionais especiais na gestação e pós-parto (gestante desnutrida, obesa, anêmica, hipertensa, anoréxica, diabética).
- Exercício: Discussão e apresentação de casosProfessores:
Simone G. Diniz,
Vanessa Ribeiro
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- Assistência ao pós-parto e promoção da saúde materna
- Prevenção e manejo da retenção de peso no pós-parto
- Promoção e proteção à amamentação na assistência ao parto e a hora dourada
- Promoção e proteção à amamentação no pós-parto, e técnicas de relactação.Professoras:
Simone G. Diniz,
Priscila Cavalcanti e
Denise Niy
Perguntas norteadoras
- Quais as intervenções mais importantes para promover o aleitamento durante o parto?
- O que é a "hora dourada", quais os hormônios envolvidos, e qual a sua relação com o sucesso da amamentação e da saúde do bebê?
- Como prevenir a anemia da mãe durante o parto?
- Como prevenir a anemia do bebê durante o parto?
- Como deve ser a orientação à amamentação durante a internação no alojamento conjunto?
- Quais as principais dificuldades na amamentação e como ajudar as puérperas a supera-las?
- O que é re-lactação, em que situações é indicada, e como orienta-la?
- Quais as principais necessidades de saúde de uma puérpera saudável?
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TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA
- Alunos apresentarão suas produções sobre orientações nutricionais no último dia de aula. O trabalho será feito em grupo. Planejem 10-15 minutos de apresentação.
TEMAS:
- gestante saudável
- gestante com excesso de peso
- gestante diabética
- gestante com doença hipertensiva
- gestante anoréxica
- gestante anêmica
- promoção da amamentação na assistência ao parto e no pós-parto (hora dourada)
- prevenção do desmame precoce e técnicas de relactação (para puérperas e mães adotivas)
- puérpera eutrófica amamentando (e programação do desmame)
- puérpera com excesso de peso amamentando (e programação do desmame)
- prevenção da retenção de peso no pós-parto
(sugestões de temas são bem-vindas)
FORMATO:
- As orientações podem ser em vários formatos - folder, video, apresentações em ppt ou prezzi, ou outra, desde que possam ser compartilhados depois para usuárias. O material deve ficar no moodle.
- Todos os trabalhos devem incluir pelo menos duas receitas simples e a sugestão do cardápio de um dia. Os trabalhos sobre situação especiais que não as gestantes saudáveis, deve incluir (1) quão frequente é o problema na população; (2) o que contribui para desenvolver o problema; (3) orientação nutricional específica.
COMO SERÃO AVALIADOS:
- Serão avaliados por: correção da informação; clareza da mensagem; apresentação; adequação da linguagem para o público de usuárias do SUS; links "para saber mais".
- Deve haver uma bibliografia de referência, a ser enviado junto com o trabalho.
QUEM AVALIARÁ:
- Usuárias do SUS
- Profa. Simone e professores convidados
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DA 1A. PARTE DA DISCIPLINA:
40% participação nas atividades em sala de aula
60% trabalho final
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- Saúde da Criança
- Introdução a Infância
Prof. Paulo R. Gallo
- Saúde da Criança
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- Apresentação dos trabalhos dos alunos: material educativo para gestantes e puérperas
- Entrega da prova - primeira parte do curso
Prof.ª Simone G. Diniz
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- Crescimento I: Fatores, evolução, acompanhamento e vigilância;
Prof. Claudio Leone
- Crescimento I: Fatores, evolução, acompanhamento e vigilância;
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- Alimentação na infância I - a criança norma (NR, lactente e pré-escolar).
Prof. Ciro Bertoli
- Alimentação na infância I - a criança norma (NR, lactente e pré-escolar).
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- Antropometria Nutricional;
- Alimentação na infância II - a criança enferma.
Prof. Claudio Leone
Prof. Ciro J. Bertoli
- Antropometria Nutricional;
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Desenvolvimento cognitivo e motor.
Prof. Paulo R. Gallo
Prof.ª Dafne Herrero
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- Seminários - 3 temas:
1. Obesidade na infância
2. Alergia/intolerâncias alimentares
3. Imunizações na infância
- PROVA
Prof. Paulo R. Gallo
Prof. Claudio Leone
Prof. Ciro J. Bertoli
- Seminários - 3 temas: