Opciones de matriculación

Percepção musical 7: programação para o semestre
Segundas-feiras, das 16:15 às 18:00 horas (15 aulas)



Calendário 2s/2012

06/08 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 1

13/08 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 1

20/08 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 1

27/08 – Não haverá aula (XXII Congresso da ANPPOM)

03/09 – Feriado (Semana da Pátria)

10/09 – Avaliação de leitura (Edlund Cap. 1)

17/09 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 2

24/09 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 2

01/10 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 2

08/10 – Avaliação de leitura (Edlund Cap. 2)

15/10 – Não haverá aula (semana do Vestibular)

22/10 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 3

29/10 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 3

05/11 – Avaliação de leitura (Edlund Cap. 3)

12/11 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 4

19/11 – Ditado atonal: Friedman, Hansen, Wittlich / Leituras: Edlund Cap. 4

26/11 – Avaliação da disciplina / Avaliação de leitura (Edlund Cap. 4)

03/12 – Plantão de dúvidas sobre as avaliações



Bibliografia principal:

DURHAM, Thomas L. Advanced Tonal Dictation: With Accompanying Pratice CD. Long Grove: Wiveland Press, 2005. Livro e CD.

EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963.

FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale U. Press, 1990.

HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982.

WITTLICH, Gary E. & HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. Cap. 11, 13 e 14. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1974.



Sistema de avaliação:

- Nos dias determinados no Calendário, durante o horário da aula, teremos as avaliações de leitura. O conceito final será resultante da média das notas relativas a essa atividade.

- Os alunos que quiserem manter a rotina de exercícios auditivos semanais executados de maneira autônoma, poderão copiar o material de Durham, que está disponível no xerox da ECA (livro) e no Laboratório PAM (CD).

- A chamada será feita após 15 minutos do início da aula e a presença será válida somente se o aluno permanecer na sala até o término da aula. Os alunos que possuírem mais do que 30% de faltas serão automaticamente reprovados (norma USP).

- Plantão de Dúvidas: em horário pré-agendado com Roberto Rodrigues (bobs@usp.br), na sala 10A (Laboratório de Percepção e Análise Musical, PAM, coordenado pelos Profs. Adriana e Paulo de Tarso).

- Não há período de recuperação no final do semestre.

- Este calendário poderá sofrer ajustes no decorrer do semestre, por decisão do professor, após comunicado prévio.

Los invitados no pueden entrar a este curso. Por favor acceda con sus datos.