Programação
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Informações gerais
Dúvidas? Pergunte (e responda!) aqui.
Procure sempre olhar os assuntos que já estão em discussão, dando preferência, sempre que possível, a responder a eles, em vez de criar novos tópicos de discussão, pois dessa forma ficará mais fácil para todos tirarem proveito das informações em uma sequência temática única.
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Respostas às perguntas básicas. Favor consultar antes de perguntar no Moodle.
Última revisão 28/5
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Este ambiente de apoio ao aprendizado é colocado à sua disposição com um intuito fundamental: estimular e tentar maximizar o seu aprendizado dos conteúdos da disciplina. Faça bom uso dele!
Ao utilizá-lo você concorda em fazê-lo de forma responsável, respeitando toda a legislação vigente e um princípio ético bastante simples: jamais se apropriar de trabalho intelectual de outras pessoas.ATENÇÃO: o acesso às coleções de exercícios é livre, mas os gabaritos e os testes online só estão disponíveis para os estudantes que houverem assinalado sua concordância com o compromisso de ética.
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Links recomendados
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Excelente recurso educacional desenvolvido por Mark Jaksa e seus colegas na Universidade de Adelaide.
Semana 1 - 17/02 a 21/02 - Origem e natureza dos solos
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Este questionário visa a familiarizar o estudante com testes e tarefas do GeoMoodle1, bem como chamar a sua atenção para os tão frequentes erros de unidades.
Tipicamente adota-se 10 m/s2 para a aceleração da gravidade.
- Ler capítulos 1 e 2 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 2 - 24/02 a 28/02 - Indices físicos, Estados e Classificação do solo
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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É recomendável, além de ter estado presente às aulas, haver lido os capítulos 1 e 2 do livro-texto.
Respostas incorretas têm pontuação negativa (10% a 20%, dependendo da relevância do conceito errado).
Há três chances de responder corretamente, e em alguns casos são oferecidos comentários sobre os erros. Na primeira chance a pontuação máxima é 100%, na segunda 80%, na terceira 60%.
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Ler Capítulos 2 e 3 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 3 - 02/03 a 06/03 - Demonstração de SPT e Visita ao LMS
Na aula desta semana (dia 05/03), metade da turma irá observar a demonstração de Sondagem de Simples Reconhecimento (SPT) na primeira parte da aula. A outra metade realizará uma visita ao Laboratório de Mecânica dos Solos. Na segunda parte da aula, ocorrerá a rotação das turmas.
Para o bom andamento das demonstrações, os alunos deverão chegar no horário.
Recomendação: antes de começar o teste, estude a Coleção 2 (respostas no livro-texto do Prof. Carlos Pinto) e assista ao filme do escorregamento de Rissa pelo menos uma vez (poderá rever trechos em uma outra janela, durante a resolução do teste, mas precisa saber aonde procurar).
Duas tentativas para o teste todo. Uma hora de intervalo mínimo entre tentativas.
Se, além disso, for oferecida mais do que uma chance para responder a uma questão (isto é, se "Tentar novamente" estiver disponível para a questão), as chances adicionais não devem ser vistas como uma opção: elas precisam ser utilizadas, para que o estudante procure convergir para a resposta correta.
Semana 4 - 09/03 a 13/03 - Compactação, Tensões Verticais Geostáticas
Esta é uma aula de compactação que pode ser usada por quem quiser.
Aos docentes: não há uma coleção de exercícios sobre compactação porque o assunto é tema de um dos experimentos. Mas a aula "teórica" sobre compactação deve ser ministrada nesta semana.
- Ler capítulos 3 e 4 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 5 - 16/03 a 20/03 - Tensões Efetivas, Totais e Pressão Neutra
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Este teste pressupõe que você tenha assistido à demonstração de Sondagem de Simples Reconhecimento com SPT, e que esteja bem familiarizado com o conteúdo dos capítulos 2 e 5 do livro-texto (pelo menos...).
Lembre-se de que a nota deste teste fará obrigatoriamente parte da sua nota de aproveitamento na disciplina.
Mas entenda que a nota não está aí para ser mais um obstáculo à sua aprovação na disciplina, já que o seu peso não é preponderante. Ela está aí como desafio para que você alcance um bom resultado já numa primeira tentativa, tendo estudado previamente.
Mas se isso não acontecer, você tem outras chances para refletir, estudar, e procurar acertar, com uma penalidade de 25% do valor de cada questão para cada resposta incorreta. Você dispóe de duas horas para utilizar este teste para o seu aprendizado! O objetivo principal é que você acabe por conseguir marquinhas verdes em todas as respostas, mesmo que a nota acabe não sendo a máxima desta vez (será nas provas!).
Ler capítulo 5 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 6 - 23/03 a 27/04 - Permeabilidade 1D e Filtros
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Areia movediça!
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Trechos:
7:33 a 15:22
23:48 a 29:19
38:59 a fim
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Ler capítulo 6 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 7 - 30/03 a 03/04 - Permeabilidade 2D - Regime permanente
Fluxo em regime permanente
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Conceitos, demonstrações e experimentos apresentados pelo Prof. Mark Jaksa, da Universidade de Adelaide, Austrália.
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Resolver a equação de Laplace, que governa o fluxo, não precisa ser uma dor de cabeça insuportável... Processos numéricos permitem encontrar a solução com facilidade, até mesmo utilizando tão-somente os recursos de uma planilha eletrônica (Excel ou similar).
Nesta planilha, as células contêm basicamente uma fórmula que impõe que o valor da célula seja a média dos valores das quatro células vizinhas mais próximas. Demonstra-se que essa é a "tradução", para a "linguagem" das diferenças finitas, da equação de Laplace. Essa fórmula (média dos valores das quatro células vizinhas) sofre um ajuste nas fronteiras impermeáveis, para impor gradiente nulo na direção normal à fronteira em questão.
Como há referências circulares, a solução é iterativa, o que torna necessário habilitar essa opção na planilha.
Os gráficos das funções que nos interessam, h = h(x,z) e u = u(x,z), são gráficos de tipos já disponíveis no próprio Excel.
Apresenta-se o resultado completo para uma malha de 0,5 m x 0,5 m e, para comparação, as equipotenciais obtidas com uma malha mais grosseira, de 1,0 m x 1,0 m.
Apresenta-se também a função harmônica conjugada, ψ = ψ(x,z), chamada função fluxo, que também satisfaz a equação de Laplace e cujas curvas de igual valor são as linhas de fluxo.
Ainda não consegui um jeito fácil de superpor equipotenciais e linhas de fluxo para obter a rede de fluxo completa em um único gráfico. Uma maneira seria introduzir manualmente as sequências de dados das linhas de fluxo no gráfico das cargas hidráulicas, mas eu gostaria de encontrar uma maneira menos trabalhosa. Alguma sugestão?
Familiarize-se com o conteúdo das células. Apague-o em uma ou duas células centrais e tente entender o efeito nos gráficos. Depois copie a fórmula de volta para essas células, para reproduzir a solução original e sua representação gráfica.
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- Ler capítulo 7 do livro do Prof. Carlos Pinto.
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Semana 9 - 13/04 a 17/04 - Geomecânica e Teoria da Elasticidade
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- Ler capítulos 7, 8, 9.1 e 9.2 do livro do Prof. Carlos Pinto.
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Semanas 10 - 20/04 a 24/04 - Recalques e Adensamento - Parte 1
Compressibilidade (coleção 8)
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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- Ler capítulos 1 a 9, 12 e 13 do livro do Prof. Carlos Pinto.
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Semana 11 - 27/04 a 01/05 - Recalque e Adensamento - Parte 2
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- Ler capítulos 10 e 11 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 12 - 04/05 a 08/05 - Estados de Tensões e Critérios de Ruptura
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- Ler capítulos 9.1, 9.2 e 12 do livro do Prof. Carlos Pinto.
Semana 13 - 11/05 a 15/05 - Estados de Tensões e Critérios de Ruptura - Parte 2
Estado de tensões, critérios de resistência e aplicações- Ver
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
- Ler capítulos 12 e 13 do livro do Prof. Carlos Pinto.
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Semanas 15 - 25/05 a 30/05 - Resistência das Areias
Resistência de solos granulares e índice de vazios crítico
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Animação produzida por Declan Phillips (Univ. of LImerick, Ireland)
Ler os capítulos 12 e 13 do livro do Prof. Carlos Pinto
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Semana 16 - 1/06 a 05/06 - Índice de vazios crítico e liquefação
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Disponível em http://fundaoinvestigation.com/demonstrative-animation/
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Disponível em http://fundaoinvestigation.com/video-presentation/
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Experimento simulando o efeito da liquefação devido a um terremoto (Faculty of Civil Engineering of the RWTH Aachen University)
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CEEN 545 - Lecture 23 - Soil Liquefaction
- Ler capítulos 12, 14 e 15 do livro do Prof. Carlos Pinto.
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Semana 17 - 08/06 a 12/06 - Introdução aos Geossintéticos
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Neste folheto, temos apresentado uma definição dos principais geossintéticos.
Neste folheto, estão apresentado as principais funções dos geossintéticos na Engenharia Geotécnica e Ambiental.
Parte 1 da norma ISO 10318, com termos e definições importantes para a área de geossintéticos. Equivalente a norma ABNT NBR 10318-1:2018.
Palestra realizada no dia 7 de agosto de 2014, no 4º Encontro Anula: Geossintético em Pauta
Webinar sobre o uso e modelamento de geotêxteis utilizado como filtro, organizado pela IGS.
Webinar sobre as técnicas utilizadas para o melhoramento de solos moles, organizado pela IGS.
Webinar sobre o uso de geossintéticos em várias obras em engenharia civil e ambiental. Organizado pela IGS