Indice degli argomenti

  • Um dos aspectos mais importantes no cuidado do paciente e na prevenção de infecção relacionadas a assistência à saúde (IRAS). As Precauções Padrão (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes, independente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação. Desta forma, a Precaução Padrão sempre deve ser iniciada com a correta higienização das mãos, aliados aos momentos corretos para a sua aplicação. Além disso, o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) na Precaução Padrão deverá ser utilizada quando existir o risco de contato com: sangue; todos os líquidos corpóreos, secreções e excreções.


    Ignaz Philipp Semmelweis (1° de julho de 1818 – 13 de agosto de 1865), médico húngaro da maternidade do Hospital Geral de Viena, idealizou a prática da higienização das mãos na prática clínica.

    “Criei esses procedimentos para eliminar o terror das maternidades, para manter a esposa viva para o marido e a mãe para o filho.”

                                                                                                                                                                                                             Ignaz Philipp Semmelweis