Topic outline
-
Propostas e Projetos Nacionais e Internacionais
Neste bloco serão estudados alguns internacionais (PSSC, Nuffield, Harvard, Unesco, etc.) e alguns projetos nacionais (FAI, PEF, GREF, Apostila do Estado de SP, etc.). Pretendemos usar os critérios desenvolvidos na primeira parte do curso para avaliar este material.
-
ALVARENGA, B. Livro didático: análise e seleção. In Tópicos em Ensino de Ciências. Moreira & Axt (orgs.). Porto Alegre: Sagra. p. 18-46.1991.
-
1. Em sua opinião quais são os principais problemas para se selecionar um livro texto?
2. Descreva alguns dos critérios definidos pela autora para avaliação de um livro-texto.
3. Dentre as propostas de trabalho para a análise de materiais didáticos qual você acha mais completa? Por quê?
-
MEGID&FRACALANZA O livro didático de Ciências: problemas e soluções.In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Camp.: UNICAMP.153-171.2006.
-
1. Qual a crítica que os autores fazem aos critérios utilizados no PNLD (a partir de 1996) em relação aos critérios estabelecidos em 1994?
2. Dos critérios utilizados no PNLD para a análise de livros didáticos de Ciências do Ensino
Fundamental I, com quais concorda? Com quais discorda? Quais seriam desnecessários?3. Dos livros didáticos de física com que você já trabalhou, quais poderiam ser aprovados segundo os critérios enunciados no PNLEM?
-
-
-
-
-
-
-
-