Programação

  • Geral

  • Leis de Newton

    Dedicaremos as três primeiras semanas de aula a uma revisão das Leis de Newton e a aplicações mais sofisticadas, comparadas às do início do curso de Física.

  • Força de atrito variável - um experimento virtual

    Abaixo, você encontra o roteiro da 1a parte da análise do experimento virtual sobre força de atrito de contato em um movimento bidimensional acelerado, em que a força resultante não é constante.

    O material para análise encontra-se no sítio www.fisfoto.if.usp.br. Nesse sítio, abra o menu TRANSLAÇÃO na barra superior e selecione PLANO INCLINADO. Navegue nas abas para olhar o contéudo, mas o material para análise está na aba Filmes e Fotos.

    O experimento deve ser realizado em equipe de até 3 (três) membros. Cada equipe vai receber uma situação específica para análise, isto é, terá que analisar apenas um dos conjuntos de imagens. Eu vou designar a situação para cada equipe, assim mande-me um email (para vanin@if.usp.br) com os nomes dos membros da sua equipe que eu respondo com a situação para analisar.

    Você precisará entregar um relatório parcial até 17/8 e um final até 27/8 sobre esse experimento; os relatórios devem ser depositados no sítio da disciplina, nos links de Tarefa correspondentes, logo abaixo. Cada roteiro também traz orientação para a elaboração do relatório.

                      Vito

  • Princípios de Mínimo e as equações de Euler-Lagrange

    Existe uma outra maneira de atacar os problemas de mecânica e que é particularmente útil quando existem vínculos entre os componentes do sistema, que atuam de maneira complicada. Apresentaremos então as equações de Lagrange, que se baseiam em um princípio de mínima ação.

    Nosso interesse é duplo. Ao final, queremos mais uma ferramenta para ampliar o universo de problemas de mecânica que conseguimos resolver. Antes, porém, vamos discutir o que é "mínima ação" e porque princípios de mínimo são recorrentes na Ciência.

  • Movimento em um referencial não-inercial

    Vamos discutir brevemente como se aplica em geral as leis de Newton em referenciais acelerados e  nos deter no estudo dos efeitos das forças de inércia nos movimentos na Terra.

  • Dois corpos em interação com força central - as órbitas dos planetas

    Estudaremos a equação de movimento de um sistema de duas partículas quando a força de interação atua na direção que passa por elas. Aplicaremos os resultados na dedução das órbitas dos planetas.

  • Modos Normais - um laboratório virtual

    Preparamos um experimento virtual sobre modos normais de vibração, que está na página http://www.fisfoto.if.usp.br/translacao/modosNormais/index.html

    Esse exercício deve ser realizado por equipes de no máximo três estudantes. Como no laboratório virtual anterior, cada equipe deve analisar uma única situação. Para acelerar o processo, já designei uma situação para cada um de vocês, na planilha deste link. Cada equipe deve escolher apenas uma das situações designadas para seus membros.

    Estou marcando o dia 23/11 para entrega da Parte 1 do relatório, no link abaixo - você encontra os roteiros no link do fisfoto, acima. O link para upload da tarefa correspondente à parte 2 do relatório estará aberto até 7/12.

  • Modos Normais

    Neste último tópico do curso, estudaremos os modos normais de vibração de um sistema acoplado. Este é um problema complicado que tem solução, que encontra tem aplicação direta em muitas situações reais, tanto naturais quanto criadas pela tecnologia. Além disso, o conceito de modos normais perpassa muitos temas da Física.

    Este tópico será avaliado somente pelos relatórios do Laboratório Virtual e pelo teste de Leitura; não cai em nenhuma das provas.

  • 2a Prova, Substitutiva e Recuperação

    Segunda prova na quinta-feira, 26/11, às 21:00 no Auditório Sul (Occhialini). Matéria: Referenciais não-inerciais e Forças centrais.

    Substitutiva na quinta-feira, 3/12, às 21:00 no Auditório Sul (Occhialini). Matéria: toda, com exceção da última semana (Modos Normais).

    Prova de recuperação dia 21/1/2016, 5ª-feira, das 19 às 21 hs, no Auditório Sul (Occhialini).

  • Tópico atual

    Prova de recuperação

    Prova de recuperação dia 21/1/2016, 5ª-feira, das 19 às 21 hs, no Auditório Sul (Occhialini).