Ajuda com Pesquisar cursos
Curso básico com caráter multidisciplinar cujo objetivo é abordar o estudo de células vivas evidenciando a interface entre a biologia e física a partir da introdução de uma base teórica e experimental de princípios físicos, principalmente termodinâmica. Alguns conceitos básicos serão extrapolados para outras áreas de interesse como fluidos complexos e polímeros biológicos.
Proporcionar ao pesquisador e interessado base teórica e experimental para a análise estrutural e composicional de materiais e filmes finos por meio de técnicas de raios X e de feixes iônicos com alta energia.

OBJETIVOS: 

Introduzir o estudo de diversos fluidos complexos. Inicialmente apresentando suas características e suas aplicações tecnológicas e em seguida as abordagem das técnicas experimentais e teóricas utilizadas nos estudos desses sistemas.


PROGRAMA:

1. Características e aplicações tecnológicas de diversos tipos de fluidos complexos: como cristais líquidos, colóides magnéticos e fluidos de interesse biológico (apresentados em seminários de pesquisadores de várias áreas do conhecimento como Física, Química, Biologia, Farmácia e Medicina).

2. Técnicas experimentais aplicadas em estudos de fluidos complexos: como Varredura-Z, fluorescência, espectroscopia de impedância, ressonância paramagnética eletrônica (EPR), espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS), técnica fototérmica, microscopia eletrônica de transmissão, calorimetria de titulação isotérmica e calorimetria diferencial de varredura (apresentados em aulas expositivas e visitas em laboratórios)

3. Modelagem molecular e modelagem estatística (apresentados em aulas expositivas)


JUSTIFICATIVA:

Pode-se atribuir o nome fluidos complexos a uma vasta categoria de sistemas, como por exemplo, cristais líquidos, os colóides magnéticos e os fluidos de interesse biológico. Dada a complexidade destes sistemas, diferentes enfoques podem ser utilizados para sua descrição, tanto do ponto de vista físico, químico e biológico. Nesta disciplina vamos abordar com um enfoque multidisciplinar as características de diversos tipos de fluidos complexos, suas aplicações tecnológicas e as técnicas experimentais e teóricas utilizadas nos estudos desses sistemas. O conteúdo aqui proposto não está contemplado em nenhuma outra disciplina de graduação ou pós-graduação no IFUSP e é de interesse para estudantes de várias áreas da Física.


HORÁRIO DA AULAS:

3a. feira - das 10 às 12 horas 

5a. feira - das 10 às 12 horas


LOCAL DA AULAS:

Sala 206 da Ala 2 do IFUSP


AVALIAÇÃO:

Toda semana os alunos devem entregar, nas quintas-feiras, um texto sobre uma das duas aulas da semana anterior com:

1) Apresentação e discussão de conceitos novos que não conhecia e aprendeu em uma das aulas.

(Se todos os conceitos já forem conhecidos, apresentar e discutir um conceito interessante que foi apresentado)

2) Descrição brevemente de uma técnica experimental/teórica apresentada em uma das aulas.

Cada texto receberá um dos conceitos: Muito bom(A), Bom(B), Regular(C) e Ruim.

A falta de um texto receberá o conceito: Muito ruim.

O conceito final da disciplina refletirá a média dos conceitos obtidos nos textos.


e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP