Kursthemen
-
Introdução ao curso
Apresentação dos alunos e discussão sobre o trabalho de composição.
Apresentação de exemplos musicais e discussão da amplitude da produção eletroacústica.
Peças discutidas:
- Bernard Parmegiani - Incidences/Resonances (De Natura Sonorum)
- Ikue Mori - Quetzalcoatl #1
- Rodolfo Caesar - Steve lá
- John Oswald - Brown
-
Contextualização: Modernidade e Vanguarda Musicais
1. Tecnologia
- Fonografia/Radiofonia
- Instrumentos Precursores (Telharmonium, Theremin, Ondes Martenot)
- Weekend - Walter Ruttmann
2. Questões de Material e Forma
- Pensamento "não-tonal"
- Timbre, som em si, estética da sonoridade (Debussy, Varèse, Satie, Messiaen, Cage...)
3. Contexto histórico
- Modernidade (pensamento racional, progresso, tecnofilia)
- Vanguarda (distinção entre música e outras artes) - Duchamp, Kurt Schwitters
- Tecnocientificismo - (disciplinas: TI, TGS, Cibernética, Fonologia, Semióticas)
- Tecnologias: espacial, nuclear, computacional
-
Contexto Musical no Pós-Guerra
- Tecnocientificismo
- Formalismo - Serialismo - Darmstadt
- Experimentalismo
Algumas peças:
- K Stockhausen: Klavierstuck XI
- G Ligeti: Atmospheres
- P Boulez: Le Marteau sans maitre
- I Xenakis: Metastasis
Primeiras Experiências
Pierre Schaeffer - Étude aux chemins de fer (1958)
-
Musique Concrète
Escuta - solfejo - compor a partir dos sons e da escuta
- objeto sonoro
- acusmática
- escuta reduzida
Bibliografia
Pierre Schaeffer. 'The experimental method', pp 123-130. In search of a concrete music. (A la recherche d'un musique concrète, 1952)
Exercício de composição
-
Elementos Técnicos
importância do estúdio
Exercício de composição- Montagem/colagem
- retrogradação
- filtro
- mudança de velocidade
- reverberação
- espacialização
- Sexto Tema de reflexão: timbre dos sons e noção de instrumento de música
- Sétimo tema de reflexão: morfologia dos objetos sonoros
-
Não tivemos aulas nos dias 08/40 e 15/04
-
Escuta dos exercícios de montagem e discussão do texto do Pierre Schaeffer
-
Introdução à Elektronische Musik
Escuta:
Estudo n.o 2 - K. Stockhausen
Canto dos Adolescentes - Stockhausen
Link para repertório de música eletroacústica:
https://drive.google.com/open?id=1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn
-
Escuta: Gesang der Jüngling - Karlheinz Stockhausen
Discussão do Texto: Herbert Eimert "Problemas da Música Eletrônica" (1959) para discutirmos na aula do dia 09/05. -
1 - Discussão dos trabalhos a serem realizados:
a. Análise: exercício de análise feito em duplas
b. Composição: a ser apresentada em 24/06
2 - Software
a. Spear - Sinusoidal Partial Editing Analysis and Resynthesis
http://www.klingbeil.com/spear/
b. Reaper:
https://www.reaper.fm/
3 - Tape Music Norte-Americana
- Diferença da figura de compositor (em relação à Europa) que está mais ligado a ações não institucionai
- Formas de financiamento (comerciais e grants)
- Aproximação com a industria de cinema e ficção científica
- Multimídia (aproximação entre linguagens artísticas)
- Multiculturalismo (especialmente no eixo Califórnia e New York)
- Situação de contra-cultura
- ver trilha sonora do Filme Forbidden Planet (1956)
- O estúdio foi usado por artistas como John Cage (Willian Mix; Music for Magnetic Tape), Morton Feldman, Earle Brown, e David Tudor.
-
1 - Trabalho de Análise: Parmegiani Accidents/Harmoniques (José Soares / Abdulah)
2 - San Francisco Tape Music Center
Pauline Oliveiros - Deep Listening
Trabalhos de Análise:
27/05 - José Soares / Abdulah
03/06 - José Falcão / Thiago
10/06 - Guilherme / Marcos
17/06 - Matheus / Rafael
-
1 - John Cage Tape Pieces
2- Análise - José Falcão / Thiago
-
10/06 - Guilherme / Marcos
17/06 - Matheus / Rafael