Programação

  • Aula 1 (25-02-19)

    Introdução ao curso

    Apresentação dos alunos e discussão sobre o trabalho de composição.

    Apresentação de exemplos musicais e discussão da amplitude da produção eletroacústica.


    Peças discutidas:

    • Bernard Parmegiani - Incidences/Resonances (De Natura Sonorum)
    • Ikue Mori -  Quetzalcoatl #1
    • Rodolfo Caesar - Steve lá
    • John Oswald - Brown


    • Aula 2 (11-03-19)

      Contextualização: Modernidade e Vanguarda Musicais

      1. Tecnologia

      • Fonografia/Radiofonia
      • Instrumentos Precursores (Telharmonium, Theremin, Ondes Martenot)
      • Weekend - Walter Ruttmann

      2. Questões de Material e Forma

      • Pensamento "não-tonal"
      • Timbre, som em si, estética da sonoridade (Debussy, Varèse, Satie, Messiaen, Cage...)

      3. Contexto histórico

      • Modernidade (pensamento racional, progresso, tecnofilia)
      • Vanguarda (distinção entre música e outras artes) - Duchamp, Kurt Schwitters
      • Tecnocientificismo -  (disciplinas: TI, TGS, Cibernética, Fonologia, Semióticas)
      • Tecnologias: espacial, nuclear, computacional 

      • Aula 3 (18-03-2019)

        Contexto Musical no Pós-Guerra

        • Tecnocientificismo
        • Formalismo - Serialismo - Darmstadt
        • Experimentalismo

        Algumas peças: 

        • K Stockhausen: Klavierstuck XI 
        • G Ligeti: Atmospheres
        • P Boulez: Le Marteau sans maitre
        • I Xenakis: Metastasis


        Primeiras Experiências

        Pierre Schaeffer - Étude aux chemins de fer (1958)

        • Aula 4 (25-03-19)

          Musique Concrète

          Escuta - solfejo - compor a partir dos sons e da escuta

          • objeto sonoro
          • acusmática
          • escuta reduzida

          Bibliografia

          Pierre Schaeffer. 'The experimental method', pp 123-130. In search of a concrete music. (A la recherche d'un musique concrète, 1952)


          Exercício de composição

        • Aula 5 (01/04/2019)

          Elementos Técnicos 

          importância do estúdio 



          Exercício de composição

          • Montagem/colagem
          • retrogradação
          • filtro
          • mudança de velocidade
          • reverberação
          • espacialização 

          Sofège de l'objet sonore

          • Sexto Tema de reflexão: timbre dos sons e noção de instrumento de música
          • Sétimo tema de reflexão: morfologia dos objetos sonoros

          • Tópico 6

            Não tivemos aulas nos dias 08/40 e 15/04

            • Aula 6 (22-04-2019)

              Escuta dos exercícios de montagem e discussão do texto do Pierre Schaeffer


              • Aula 7 (29/04/2019)

                Introdução à Elektronische Musik


                Escuta:

                Estudo n.o 2 - K. Stockhausen

                Canto dos Adolescentes - Stockhausen


                Link para repertório de música eletroacústica:

                https://drive.google.com/open?id=1kckHzWXo6UVQSCJoJgHdKQaEcA18Tvdn




                • Aula 8 (06/05/2019)

                  Escuta: Gesang der Jüngling -  Karlheinz Stockhausen


                  Discussão do Texto: Herbert Eimert "Problemas da Música Eletrônica" (1959) para discutirmos na aula do dia 09/05.



                • Aula 10 (20/05/2019)

                  1 - Discussão dos trabalhos a serem realizados:

                                  a. Análise: exercício de análise feito em duplas

                                  b. Composição: a ser apresentada em 24/06

                  2 - Software 

                  a. Spear - Sinusoidal Partial Editing Analysis and Resynthesis

                                   http://www.klingbeil.com/spear/

                  b. Reaper:

                                    https://www.reaper.fm/


                  3 - Tape Music Norte-Americana

                  • Diferença da figura de compositor (em relação à Europa) que está mais ligado a ações não institucionai
                  • Formas de financiamento (comerciais e grants)
                  • Aproximação com a industria de cinema e ficção científica
                  • Multimídia (aproximação entre linguagens artísticas)
                  • Multiculturalismo (especialmente no eixo Califórnia e New York)
                  • Situação de contra-cultura
                   Bebe (1925-2008) e Louis (1920-1989) Barron
                  • ver trilha sonora do Filme Forbidden Planet (1956)
                  • O estúdio foi usado por artistas como John Cage (Willian Mix; Music for Magnetic Tape), Morton Feldman, Earle Brown, e David Tudor.

                  • Aula 11 (27/05/2019)

                    1 - Trabalho de Análise: Parmegiani Accidents/Harmoniques (José Soares / Abdulah)

                    2 - San Francisco Tape Music Center

                    Pauline Oliveiros - Deep Listening


                    Trabalhos de Análise:

                    27/05 - José Soares / Abdulah

                    03/06 - José Falcão /  Thiago

                    10/06 - Guilherme / Marcos

                    17/06 - Matheus / Rafael

                    • Aula 12 (03/06/19)

                      1 - John Cage Tape Pieces


                      2- Análise -  José Falcão /  Thiago