Programação
-
APRESENTAÇÃO
Horário: segundas-feiras, 9:00-11:40
Subdivisão aproximada das atividades desenvolvidas nas aulas:
Atividade
Exposição
Exercícios
Intervalo
Comentários
Duração (min.)
60
30
20
50
A tolerância para entrada na sala é até 9:20; após esse horário, favor aguardar até as 10:00 ou 10:20.
Será oferecido um plantão de dúvidas com o professor às sextas-feiras, das 8:30 às 10:00 na sala 13 (Laboratório PAM). Outros horários podem ser agendados diretamente com o professor, ou senão com o monitor Roberto Rodrigues (PAM).
AVALIAÇÃO
Trabalho em grupo (4 a 6 pessoas) - valor: 3,0. Os temas dos trabalhos serão distribuídos ao longo das primeiras aulas. Consistirão em seminários com duração máxima de 15 minutos.
Prova: individual e sem consulta, programada para 17/06/2019 (Obs.: o recesso de Corpus Christi será dias 20, 21 e 22 de junho, de acordo com o calendário acadêmico da USP no Júpiter). Valor da prova: 7,0.
REFERÊNCIAS
Principais:
ALMADA, Carlos. Harmonia funcional. Campinas: Editora Unicamp, 2013.
CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.
JANNERY, Arthur. Workbook for PISTON/DeVOTO Harmony Fifth Edition. New York/London: Norton, 1987.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. 2ª ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1986.
KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 1994.
MOTTE, Diether de la. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006.
OTTMAN, Robert. Advanced Harmony: Theory and Practice. 5ª ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.
PISTON, Walter; DEVOTO, Mark. 5ª ed. Harmony. New York/London: Norton, 1987.SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, [1911] 2001.
________________. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. 2ª ed. São Paulo: Edusp, [1967] 1993.
SCHOENBERG, Arnold; STEIN, Leonard. Funções estruturais da harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, [1954] 2004.
ZAMACÓIS, Joaquin. Tratado de Armonía. 7ª ed., 3 vol. Barcelona: Labor, 1980.Complementares:
ABDONOUR, João. Matemática e música: o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2002.
ADOLFO, Antonio. Música: leitura, conceitos, exercícios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002.
ALMADA, Carlos; BARROS, Guilherme S.; SOUZA, Rodolfo C.; GERLING, Cristina C.; NOGUEIRA, Ilza. The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil: Riemann, Schenker, and Schoenberg. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 15, n. 2, https://doi.org/10.31751/i.46, 2018.
BABBITT, Milton. Some Aspects of Twelve-Tone Composition. The Score, n.12, 1955.
____________. Set Structure as a Compositional Determinant. Journal of Music Theory, v. 5, n. 1, pp. 72-94, 1961.
BACH, Carl P. E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado: Berlim, 1753-1762. Trad. Fernando Cazarini. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
BENJAMIN, Thomas. The Craft of Tonal Counterpoint. 2nd ed. New York/London: Routledge, 2003.
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover, 1987.
BROWNE, Richmond. Tonal Implications of the Diatonic Set. In Theory Only, v. 5, n. 6-7, pp. 3-21, 1981.
CHEDIAK, Almir. (editor). Songbook Tom Jobim. 3 v. Rio de Janeiro: Lumiar, s/d.
CHRISTENSEN, Thomas. Rameau and Musical Thought in the Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, [1993] 2004.
CLOUGH, John. Diatonic Interval Sets and Transformational Structures. Perspective of New Music, v. 18, n. 1/2, pp. 461-482, 1979-1980.
COHN, Richard. Introduction to Neo-Riemannian Theory: a Survey and a Historical Perspective. Journal of Music Theory, v.42, n.2, pp. 167-180, 1998.
____________. Audacious Euphony: Chromaticism and The Triad’s Second Nature. New York/Oxford: Oxford University Press, 2011.
DELNERI, Celso. O violão de Garoto: a escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha. Dissertação de Mestrado, orientador Dr. Edelton Gloeden. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.
FERRIS, Joan. The Evolution of Rameau’s Harmonic Theories. Journal of Music Theory, v. 3, n. 2, pp. 231-256, 1959.
FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.
GEIRINGER, Karl. Johann Sebastian Bach: o apogeu de uma era. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
GOLLIN, Edward; REHDING, Alexander (ed.). The Oxford Handbook of Neo-Riemannian Music Theories. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.
HELMHOLTZ, Hermann. On the Sensation of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music. Trad. Alexander Ellis. New York: Dover, [1885] 1954.
HILL, David. The Time of the Sign: "O Haupt voll Blut und Wunden" in Bach's St. Matthew Passion. The Journal of Musicology, v. 14, n. 4, pp. 514-543, 1996.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque, letra e música. 2 v. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
HYER, Brian. Reimag(in)ing Riemann. Journal of Music Theory, v. 39, n. 1, pp. 101-138, 1995.
JANNERY, Arthur. Workbook for PISTON/DeVOTO Harmony Fifth Edition. New York/London: Norton, 1987.
KLUMPENHOUWER, Henry. Dualist tonal space and transformation in nineteenth-century musical thought. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, pp. 456-476.
KOPP, David. Chromatic Transformations in Nineteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
LAITZ, Steven. The Complete Musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2008.
LESTER, Joel. Rameau and eighteenth-century harmonic theory. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, pp. 753-777.
MARTINO, Donald. The Source Set and Its Aggregate Formations. Journal of Music Theory, v. 5, n. 2, pp. 224-273, 1961.
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.
PANKHURST, Tom. Schenker Guide: A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. New York and London: Routledge, 2008.
PERLE, George. Symmetrical Formations in the String Quartets of Béla Bartók. Music Review, v. 16, n.4, 1955. Reprinted in: The Right Notes: Twenty-Three Selected Essays by George Perle on Twentieth-Century Music. Stuyvesant, NY: Pendragon, 1995, pp. 189-206.
PIEDADE, Acácio. Perseguindo os fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, n. 23, pp. 103-112, 2011.
POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. Trad. Flo Menezes e Maurício O. Santos. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.
RAMEAU, Jean-Philippe. Treatise on Harmony Reduced to Its Natural Principals. Trad. Philip Gosset. New York: Dover, [1722] 1971.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer, 1980.
REHDING, Alexander. Hugo Riemann and The Birth of Modern Musical Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
RIEMANN, Hugo. Harmony Simplified or The Theory of The Tonal Functions of Chords. London: Augener, [1893] 1896. Middleton: Forgotten Books (fac-símile), 2012.
RINGS, Steven. Tonality and Transformation. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.
SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função. São Paulo: Edusp, 2018.
_________________. Método básico de harmonia, v. 1, São Paulo: Tipografia Musical (no prelo).
SANTA, Matthew. Analysing Post-Tonal Diatonic Music: A Modulo 7 Perspective. Music Analysis, v. 19, n. 2, pp. 167-201, 2000.
STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Trad. Ricardo Bordini. Salvador/São Paulo: EDUFBA/Ed. Unesp, 2013.
TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.
Grove online - consulta na rede USP ou através de VPN.
COHN, Richard. “Harmony – Practice”, 2001.
DALHAUS, Carl. “Harmony”, 2001.
DRABKIN, William. “Degree”, 2001.
HYER, Brian. “Tonality”, 2001.
KERNFELD, Barry. “Blues progression (jazz)”, 2003.
LINDLEY, Mark. “Equal temperament”, 2001.
PALISCA, Claude. “Consonance – History”, 2001.
“Triad”, 2001.
WILLIAMS, Peter; LEDBETTER, D. “Figured bass”, 2001.
WITMER, Robert; FINLAY, Rick. “Notation (jazz)” → “Notational symbols” → “iii – Harmony”, 2003.
-
Tópicos a serem abordados no semestre:
PARTE I: aspectos estáticos
- Intervalos e escala cromática
- Tríade
- Disposições da tríade
- Escrita a quatro vozes
- Dobramento
- Inversão
- Cifras dos acordes
- Baixo cifrado
- Notação de baixo cifrado
- Cifras em algarismos romanos
- Acordes com sétima
- O trítono
- Cifrado de acordes com sétima em inversão
- Funções harmônicas
- Cifrado funcional
- Dominante com sétima
- Modo menor
- A tríade diminuta como subdominante
- O acorde diminuto por som comum (auxiliar)
- O cifrado popular
PARTE II: aspectos dinâmicos
- Encadeamento de acordes
- Tessitura das vozes
- Algoritmo de encadeamento
- Sétima de dominante e resolução do trítono
- Dominante e subdominante individuais
- Rearmonização
- Notas estranhas à tríade
- Progressões e cadências
- Sequência e ciclo de quintas
- Tipos de cadências
- Princípios de análise harmônica
- Harmonização de melodias simples
-
Cronograma das aulas
Aula 01 Intervalos e escala cromática; Tríade; Disposições da tríade; Escrita a quatro vozes; Dobramento; Inversão.
Aula 02 Cifras dos acordes; Baixo cifrado; Notação de baixo cifrado; Cifras em algarismos romanos (harmonia graduada ou tradicional). Armadura de clave e tonalidade.
Aula 03 Acordes com sétima; O trítono; Cifrado de acordes com sétima em inversão; Funções harmônicas; Cifrado funcional; Dominante com sétima.
Aula 04 Modo menor; A tríade diminuta como subdominante; O acorde diminuto por som comum (auxiliar); Cifrado popular.
-
Cronograma das aulas (2)
Aula 05 Apresentação dos seminários
Aula 06 Encadeamento de acordes; Tessitura das vozes; Algoritmo de encadeamento; Sétima de dominante e resolução do trítono.
Aula 07 Dominante e subdominante individuais; Rearmonização; Notas estranhas à tríade
Aula 08 Progressões e cadências; Sequência e ciclo de quintas; Tipos de cadências
Aula 09 Princípios de análise harmônica
Aula10 EXERCÍCIOS Aula11 Harmonização de melodias simples Aula12 EXERCÍCIOS Aula13 EXERCÍCIOS Aula 14 PROVA -
Temas de pesquisa para o trabalho em grupo:
- Tríade
- Baixo cifrado e contínuo
- Funções harmônicas (harmonia funcional)
- Consonância e dissonância
- Métodos de violão popular (choro)
- Cifra de música popular
- Dualismo (Riemann)
- Tonalidade
- Hans-Joachim Koellreutter e Hugo Riemann
- Trítono
-
GRUPOS
Integrantes
Tópico
1
Angela Madeira
Joel Oliveira
Juliana Silva
Lívia Pegoraro
Gabriela Matsas
Cifra de música popular (6)
2
Gabriela Silveira
Marcos Weslley
Yasmim Amorim
Iuri Galati
Marcelo de Andrade
Trítono (10)
3
Rafaela Pires
Rafaela Cruz
Nathalia Gidali
Beatriz Rodrigues
David Manoel
Consonância e dissonância (4)
4
Dersu Soares
Emilly Souza
Jennifer Gomes
Victor Canto
Nitai Riello
Tríade (1)
5
Rafael Martins
Wallace Cavallari
Julia Camargo
Matheus Sawaya
Leonardo Rodrigues
Tonalidade (8)
6
Julia Polim
Ana Carolina
Tiffany Liantziris
Laleska Terzetti
Pedro Ohoe
Baixo cifrado e contínuo (2)
7
Mariana Kondo
Raphael Lima
Julio Silva
Danilo Nunes
Funções harmônicas (3)
8 Julia Pires
Luiza Pires
Charles YuriMétodos de violão popular (choro) (5) 9 Irina Alfonso
Ana Pescador
Hellen Cristina
Marcelo Honda
Henrique CarvalhoKoellreutter e Riemann (9) Ordem das apresentações dos seminários:
08 de abril: grupos 4 (Tríade), 3 (Consonância e dissonância) e 6 (Baixo cifrado e contínuo)
29 de abril: grupos 2 (Trítono), 5 (Tonalidade) e 9 (Koellreutter e Riemann)
13 de maio: grupos 8 (violão popular), 1 (cifra popular) e 7 (funções harmônicas)
-
Exercícios adicionais
JANNERY, Arthur. Workbook for Piston/DeVoto's Harmony. Este livro está diretamente ligado ao conteúdo do livro de Walter Piston/Mark DeVoto, Harmony, 5ª edição (1987). A numeração de capítulos é a mesma e pode reforçar bem os pontos vistos em aula.
-
29/04 - apresentação de seminários; conclusão da Parte 1 e início da Parte 2.
Tétrade diminuta: resoluções regulares e irregulares. A função diminuto por som comum (ou diminuto auxiliar).
-
Movimentos entre as vozes no encadeamento entre acordes diatônicos:
1) Posição fundamental
2) Dobramento de oitava
Intervalo
Mod 7
Dó-Ré
Ré-Mi
Mi-Fá
etc.
+1/-6
Dó-Mi
Ré-Fá
etc.
+2/-5
Dó-Fá
+3/-4
Dó-Sol
+4/-3
Dó-Lá
+5/-2
Dó-Si
+6/-1
-
Provas de anos anteriores
As provas abaixo só servem como referência da dinâmica a ser aplicada neste ano. O conteúdo não será necessariamente o mesmo, nem próximo, ao das provas deste semestre (2019).