Programação

  • Tópico 1

    APRESENTAÇÃO

    Horário: segundas-feiras, 9:00-11:40

    Subdivisão aproximada das atividades desenvolvidas nas aulas:

    Atividade

    Exposição

    Exercícios

    Intervalo

    Comentários

    Duração (min.)

    60

    30

    20

    50

    Duração total: 160 minutos.

    A tolerância para entrada na sala é até 9:20; após esse horário, favor aguardar até as 10:00 ou 10:20.

    Será oferecido um plantão de dúvidas com o professor às sextas-feiras, das 8:30 às 10:00 na sala 13 (Laboratório PAM). Outros horários podem ser agendados diretamente com o professor, ou senão com o monitor Roberto Rodrigues (PAM).

    AVALIAÇÃO

    Trabalho em grupo (4 a 6 pessoas) - valor: 3,0. Os temas dos trabalhos serão distribuídos ao longo das primeiras aulas. Consistirão em seminários com duração máxima de 15 minutos. 

    Prova: individual e sem consulta, programada para 17/06/2019 (Obs.: o recesso de Corpus Christi será dias 20, 21 e 22 de junho, de acordo com o calendário acadêmico da USP no Júpiter). Valor da prova: 7,0.

    REFERÊNCIAS

    Principais:

    ALMADA, Carlos. Harmonia funcional. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

    CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale, 1984.

    JANNERY, Arthur. Workbook for PISTON/DeVOTO Harmony Fifth Edition. New York/London: Norton, 1987.

    KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas2ª ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1986.

    KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 1994.

    MOTTE, Diether de la. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006.

    OTTMAN, Robert. Advanced Harmony: Theory and Practice. 5ª ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2000.

    PISTON, Walter; DEVOTO, Mark. 5ª ed. Harmony. New York/London: Norton, 1987.

    SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, [1911] 2001.

    ________________. Fundamentos da composição musicalTrad. Eduardo Seincman. 2ª ed. São Paulo: Edusp, [1967] 1993.

    SCHOENBERG, Arnold; STEIN, Leonard. Funções estruturais da harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, [1954] 2004.

    ZAMACÓIS, Joaquin. Tratado de Armonía7ª ed., 3 vol. Barcelona: Labor, 1980.

    Complementares:

    ABDONOUR, João. Matemática e música: o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2002.

    ADOLFO, Antonio. Música: leitura, conceitos, exercícios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002.

    ALMADA, Carlos; BARROS, Guilherme S.; SOUZA, Rodolfo C.; GERLING, Cristina C.; NOGUEIRA, Ilza. The Reception and Dissemination of European Music Theories in Brazil: Riemann, Schenker, and Schoenberg. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, v. 15, n. 2, https://doi.org/10.31751/i.46, 2018.

    BABBITT, Milton. Some Aspects of Twelve-Tone Composition. The Score, n.12, 1955.

    ____________. Set Structure as a Compositional Determinant. Journal of Music Theory, v. 5, n. 1, pp. 72-94, 1961.

    BACH, Carl P. E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado: Berlim, 1753-1762. Trad. Fernando Cazarini. Campinas: Editora Unicamp, 2009.

    BENJAMIN, Thomas. The Craft of Tonal Counterpoint. 2nd ed. New York/London: Routledge, 2003.

    BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover, 1987.

    BROWNE, Richmond. Tonal Implications of the Diatonic Set. In Theory Only, v. 5, n. 6-7, pp. 3-21, 1981.

    CHEDIAK, Almir. (editor). Songbook Tom Jobim. 3 v. Rio de Janeiro: Lumiar, s/d.

    CHRISTENSEN, Thomas. Rameau and Musical Thought in the Enlightenment. Cambridge: Cambridge University Press, [1993] 2004.

    CLOUGH, John. Diatonic Interval Sets and Transformational Structures. Perspective of New Music, v. 18, n. 1/2, pp. 461-482, 1979-1980.

    COHN, Richard. Introduction to Neo-Riemannian Theory: a Survey and a Historical Perspective. Journal of Music Theory, v.42, n.2, pp. 167-180, 1998.

    ____________. Audacious Euphony: Chromaticism and The Triad’s Second Nature. New York/Oxford: Oxford University Press, 2011.

    DELNERI, Celso. O violão de Garoto: a escrita e o estilo violonístico de Annibal Augusto Sardinha. Dissertação de Mestrado, orientador Dr. Edelton Gloeden. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

    FERRIS, Joan. The Evolution of Rameau’s Harmonic Theories. Journal of Music Theory, v. 3, n. 2, pp. 231-256, 1959.

    FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.

    GEIRINGER, Karl. Johann Sebastian Bach: o apogeu de uma era. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

    GOLLIN, Edward; REHDING, Alexander (ed.). The Oxford Handbook of Neo-Riemannian Music Theories. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.

    HELMHOLTZ, Hermann. On the Sensation of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music. Trad. Alexander Ellis. New York: Dover, [1885] 1954.

    HILL, David. The Time of the Sign: "O Haupt voll Blut und Wunden" in Bach's St. Matthew Passion. The Journal of Musicology, v. 14, n. 4, pp. 514-543, 1996.

    HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque, letra e música. 2 v. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

    HYER, Brian. Reimag(in)ing Riemann. Journal of Music Theory, v. 39, n. 1, pp. 101-138, 1995.

    JANNERY, Arthur. Workbook for PISTON/DeVOTO Harmony Fifth Edition. New York/London: Norton, 1987.

    KLUMPENHOUWER, Henry. Dualist tonal space and transformation in nineteenth-century musical thought. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, pp. 456-476.

    KOPP, David. Chromatic Transformations in Nineteenth-Century Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

    LAITZ, Steven. The Complete Musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2008.

    LESTER, Joel. Rameau and eighteenth-century harmonic theory. In: CHRISTENSEN, Thomas (ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, pp. 753-777.

    MARTINO, Donald. The Source Set and Its Aggregate Formations. Journal of Music Theory, v. 5, n. 2, pp. 224-273, 1961.

    MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.

    PANKHURST, Tom. Schenker Guide: A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. New York and London: Routledge, 2008.

    PERLE, George. Symmetrical Formations in the String Quartets of Béla Bartók. Music Review, v. 16, n.4, 1955. Reprinted in: The Right Notes: Twenty-Three Selected Essays by George Perle on Twentieth-Century Music. Stuyvesant, NY: Pendragon, 1995, pp. 189-206.

    PIEDADE, Acácio. Perseguindo os fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, n. 23, pp. 103-112, 2011.

    POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. Trad. Flo Menezes e Maurício O. Santos. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.

    RAMEAU, Jean-Philippe. Treatise on Harmony Reduced to Its Natural Principals. Trad. Philip Gosset. New York: Dover, [1722] 1971.

    RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer, 1980.

    REHDING, Alexander. Hugo Riemann and The Birth of Modern Musical Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

    RIEMANN, Hugo. Harmony Simplified or The Theory of The Tonal Functions of Chords. London: Augener, [1893] 1896. Middleton: Forgotten Books (fac-símile), 2012.

    RINGS, Steven. Tonality and Transformation. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.

    SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função. São Paulo: Edusp, 2018.

    _________________. Método básico de harmonia, v. 1, São Paulo: Tipografia Musical (no prelo).

    SANTA, Matthew. Analysing Post-Tonal Diatonic Music: A Modulo 7 Perspective. Music Analysis, v. 19, n. 2, pp. 167-201, 2000.

    STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Trad. Ricardo Bordini. Salvador/São Paulo: EDUFBA/Ed. Unesp, 2013.

    TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford/New York: Oxford University Press, 2011.

    Grove online - consulta na rede USP ou através de VPN.

    COHN, Richard. “Harmony – Practice”, 2001.

    DALHAUS, Carl. “Harmony”, 2001.

    DRABKIN, William. “Degree”, 2001.

    HYER, Brian. “Tonality”, 2001.

    KERNFELD, Barry. “Blues progression (jazz)”, 2003.

    LINDLEY, Mark. “Equal temperament”, 2001.

    PALISCA, Claude. “Consonance – History”, 2001.

    “Triad”, 2001.

    WILLIAMS, Peter; LEDBETTER, D. “Figured bass”, 2001.

    WITMER, Robert; FINLAY, Rick. “Notation (jazz)” → “Notational symbols” → “iii – Harmony”, 2003.

  • Tópico 2

    Tópicos a serem abordados no semestre:

    PARTE I: aspectos estáticos

    • Intervalos e escala cromática
    • Tríade
    • Disposições da tríade
    • Escrita a quatro vozes
    • Dobramento
    • Inversão
    • Cifras dos acordes
    • Baixo cifrado
    • Notação de baixo cifrado
    • Cifras em algarismos romanos
    • Acordes com sétima
    • O trítono
    • Cifrado de acordes com sétima em inversão
    • Funções harmônicas
    • Cifrado funcional
    • Dominante com sétima
    • Modo menor
    • A tríade diminuta como subdominante
    • O acorde diminuto por som comum (auxiliar)
    • O cifrado popular

    PARTE II: aspectos dinâmicos

    • Encadeamento de acordes
    • Tessitura das vozes
    • Algoritmo de encadeamento
    • Sétima de dominante e resolução do trítono
    • Dominante e subdominante individuais
    • Rearmonização
    • Notas estranhas à tríade
    • Progressões e cadências
    • Sequência e ciclo de quintas
    • Tipos de cadências
    • Princípios de análise harmônica
    • Harmonização de melodias simples

  • Tópico 3

    Cronograma das aulas


    Aula 01

    Intervalos e escala cromática; Tríade; Disposições da tríade; Escrita a quatro vozes; Dobramento; Inversão.

    Aula 02

    Cifras dos acordes; Baixo cifrado; Notação de baixo cifrado; Cifras em algarismos romanos (harmonia graduada ou tradicional). Armadura de clave e tonalidade.

    Aula 03

    Acordes com sétima; O trítono; Cifrado de acordes com sétima em inversão; Funções harmônicas; Cifrado funcional; Dominante com sétima.

    Aula 04

    Modo menor; A tríade diminuta como subdominante; O acorde diminuto por som comum (auxiliar); Cifrado popular.



  • Tópico 4

    Cronograma das aulas (2)


    Aula 05

    Apresentação dos seminários

    Aula 06

    Encadeamento de acordes; Tessitura das vozes; Algoritmo de encadeamento; Sétima de dominante e resolução do trítono.

    Aula 07

    Dominante e subdominante individuais; Rearmonização; Notas estranhas à tríade

    Aula 08

    Progressões e cadências; Sequência e ciclo de quintas; Tipos de cadências

    Aula 09

    Princípios de análise harmônica

    Aula10 EXERCÍCIOS
    Aula11 Harmonização de melodias simples
    Aula12 EXERCÍCIOS
    Aula13 EXERCÍCIOS
    Aula 14 PROVA


  • Tópico 5

  • Tópico 6

    Temas de pesquisa para o trabalho em grupo:

    1. Tríade
    2. Baixo cifrado e contínuo
    3. Funções harmônicas (harmonia funcional)
    4. Consonância e dissonância
    5. Métodos de violão popular (choro)
    6. Cifra de música popular
    7. Dualismo (Riemann)
    8. Tonalidade
    9. Hans-Joachim Koellreutter e Hugo Riemann
    10. Trítono

  • Tópico 7

    GRUPOS

     

    Integrantes

    Tópico

     1 

    Angela Madeira

    Joel Oliveira

    Juliana Silva

    Lívia Pegoraro

    Gabriela Matsas

     Cifra de música popular (6)

     2

    Gabriela Silveira

    Marcos Weslley

    Yasmim Amorim

    Iuri Galati

    Marcelo de Andrade

    Trítono (10) 

      3 

    Rafaela Pires

    Rafaela Cruz

    Nathalia Gidali

    Beatriz Rodrigues

    David Manoel

    Consonância e dissonância (4) 

      4 

    Dersu Soares

    Emilly Souza

    Jennifer Gomes

    Victor Canto

    Nitai Riello

    Tríade (1) 

      5 

    Rafael Martins

    Wallace Cavallari

    Julia Camargo

    Matheus Sawaya

    Leonardo Rodrigues

     Tonalidade (8)

     6

    Julia Polim

    Ana Carolina

    Tiffany Liantziris

    Laleska Terzetti

    Pedro Ohoe

     Baixo cifrado e contínuo (2)

     7

    Mariana Kondo

    Raphael Lima

    Julio Silva

    Danilo Nunes

     


    Funções harmônicas (3)


      8   Julia Pires
    Luiza Pires
    Charles Yuri
     Métodos de violão popular (choro) (5)
      9   Irina Alfonso
    Ana Pescador
    Hellen Cristina
    Marcelo Honda
    Henrique Carvalho
     Koellreutter e Riemann (9)

    Ordem das apresentações dos seminários:

    08 de abril: grupos 4 (Tríade), 3 (Consonância e dissonância) e 6 (Baixo cifrado e contínuo)

    29 de abril: grupos 2 (Trítono), 5 (Tonalidade) e 9 (Koellreutter e Riemann)

    13 de maio: grupos 8 (violão popular), 1 (cifra popular) e 7 (funções harmônicas)

  • Tópico 8

    Exercícios adicionais

    JANNERY, Arthur. Workbook for Piston/DeVoto's Harmony. Este livro está diretamente ligado ao conteúdo do livro de Walter Piston/Mark DeVoto, Harmony, 5ª edição (1987). A numeração de capítulos é a mesma e pode reforçar bem os pontos vistos em aula.

  • Tópico 9

    29/04 - apresentação de seminários; conclusão da Parte 1 e início da Parte 2.

    Tétrade diminuta: resoluções regulares e irregulares. A função diminuto por som comum (ou diminuto auxiliar).

  • Tópico 10

    Movimentos entre as vozes no encadeamento entre acordes diatônicos:

    1) Posição fundamental

    2) Dobramento de oitava

    Intervalo

    Mod 7

    Dó-Ré

    Ré-Mi

    Mi-Fá

    etc.

    +1/-6

    Dó-Mi

    Ré-Fá

    etc.

    +2/-5

    Dó-Fá

    +3/-4

    Dó-Sol

    +4/-3

    Dó-Lá

    +5/-2

    Dó-Si

    +6/-1

    Usar como referência a: "rodinha da escala..." (ver slide Harmonia I, Parte 2, p. 8).

  • Tópico 11

    Provas de anos anteriores

    As provas abaixo só servem como referência da dinâmica a ser aplicada neste ano. O conteúdo não será necessariamente o mesmo, nem próximo, ao das provas deste semestre (2019).