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OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada..
SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem;
2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal);
3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas;
4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem;
5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico;
6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações;
7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem;
8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências.
Referente à ação discente:
1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem;
2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados;
3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado;
4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s;
5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem;
6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada;
7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo);
8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Dina de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Marina de Goes Salvetti
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