Enfermagem Médico-cirúrgica
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Que ao final da disciplina o aluno seja capaz de: • Classificar e identificar as variáveis de estudo. • Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados. • Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas • Utilizar as medidas de correlação para análise de variáveis quantitativas • Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos • Interpretar o resultado do teste de hipótese, Interpretar os resultados estatísticos de estudos quantitativos.
GERAL DO MÓDULO Instrumentalizar o aluno para julgar e decidir as práticas seguras relacionadas ao processamento de materiais reutilizáveis na assistência à saúde ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: 2.2.1 Referentes à ação docente: 1. Justificar a importância do conteúdo da disciplina Enfermagem em CME na formação do aluno. 2. Instrumentalizar o estudante para planejar e implementar as práticas recomendadas embasadas em conhecimentos científicos de processamento dos materiais reutilizáveis. 3. Fundamentar o planejamento da área física, a organização de recursos materiais e dinâmica de trabalho na CME de acordo com as normas sanitárias vigentes. 4. Apresentar a gravidade de surtos infecciosos relacionados ao reprocessamento de materiais em cenários da prática assistencial no território nacional. 5. Integrar os conceitos de microbiologia ao reprocessamento de materiais. 6. Discorrer sobre os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares. 7. Direcionar o estudante para os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde. 8. Discutir conceitos de processo de trabalho na CME e suas implicações na assistência de enfermagem 9. Introduzir o aluno na polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único. 10. Divulgar os resultados de pesquisa em CME para uma prática crítica e transformadora; 11. Estimular os graduandos a utilizar métodos científicos na busca de respostas para a solução de problemas em CME. 12. Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática segura e ética. 13. Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais. 2.2.2 Referente à ação discente: 1. Conhecer e ser capaz de analisar a estrutura física e a dinâmica de trabalho da Unidade de CME. 2. Aplicar conceitos de microbiologia no processamento de materiais reutilizáveis adequando métodos e técnicas de acordo com os recursos existentes no nível Atenção Básica até na Especializada. 3. Conhecer e aplicar os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares. 4. Reconhecer a gravidade de surtos infecciosos no território nacional relacionados ao processamento de materiais. 5. Discutir a polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único. 6. Acompanhar os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde. 7. Apreender e aplicar conceitos do processo de trabalho da CME e suas implicações para a assistência de enfermagem. 8. Conhecer e discutir a aplicação prática de novos conhecimentos em CME produzidos pelas pesquisas científicas. 9. Demonstrar capacidade de resolução de problemas relacionados ao processamento dos materiais pelo método científico. 10. Demonstrar atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética em CME. 11. Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro em CME, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.

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