Enfermagem Médico-cirúrgica
- Docente ou Enfª Especialista: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente ou Enfª Especialista: Camila Lima
- Docente ou Enfª Especialista: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente ou Enfª Especialista: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente ou Enfª Especialista: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente ou Enfª Especialista: Lilia de Souza Nogueira
- Docente ou Enfª Especialista: Luciana Soares Costa Santos
- Docente ou Enfª Especialista: Paula Cristina Nogueira
- Docente ou Enfª Especialista: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente ou Enfª Especialista: Rita de Cassia Burgos de Oliveira
- Docente ou Enfª Especialista: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente ou Enfª Especialista: Simone Assis Nunes
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa de Brito Poveda
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa Miranda Gomes
- Docente Avançado: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente ou Enfª Especialista: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente ou Enfª Especialista: Camila Lima
- Docente ou Enfª Especialista: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente ou Enfª Especialista: Juliana Nery de Souza Talarico
- Docente ou Enfª Especialista: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente ou Enfª Especialista: Lilia de Souza Nogueira
- Docente ou Enfª Especialista: Marina de Goes Salvetti
- Docente ou Enfª Especialista: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente ou Enfª Especialista: Simone Assis Nunes
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa Miranda Gomes
- Docente ou Enfª Especialista: Vilanice Alves de Araujo Puschel
- Docente Avançado, Docente ou Enfª Especialista: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente ou Enfª Especialista: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente ou Enfª Especialista: Camila Lima
- Docente ou Enfª Especialista: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente ou Enfª Especialista: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente ou Enfª Especialista: Ruth Natalia Teresa Turrini
- Docente ou Enfª Especialista: Simone Assis Nunes
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa de Brito Poveda
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa Miranda Gomes
- Docente ou Enfª Especialista: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente ou Enfª Especialista: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente ou Enfª Especialista: Camila Lima
- Docente ou Enfª Especialista: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente ou Enfª Especialista: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente ou Enfª Especialista: Lilia de Souza Nogueira
- Docente ou Enfª Especialista: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente ou Enfª Especialista: Simone Assis Nunes
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa Miranda Gomes
Que ao final da disciplina o aluno seja capaz de: Classificar e identificar as variáveis de estudo. Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados. Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas Utilizar as medidas de correlação para análise de variáveis quantitativas Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos Interpretar o resultado do teste de hipótese, Interpretar os resultados estatísticos de estudos quantitativos.
- Docente: Ruth Natalia Teresa Turrini
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Ruth Natalia Teresa Turrini
GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o aluno para julgar e decidir as práticas seguras relacionadas ao processamento de materiais reutilizáveis na assistência à saúde
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
2.2.1 Referentes à ação docente:
1. Justificar a importância do conteúdo da disciplina Enfermagem em CME na formação do aluno.
2. Instrumentalizar o estudante para planejar e implementar as práticas recomendadas embasadas em conhecimentos científicos de processamento dos materiais reutilizáveis.
3. Fundamentar o planejamento da área física, a organização de recursos materiais e dinâmica de trabalho na CME de acordo com as normas sanitárias vigentes.
4. Apresentar a gravidade de surtos infecciosos relacionados ao reprocessamento de materiais em cenários da prática assistencial no território nacional.
5. Integrar os conceitos de microbiologia ao reprocessamento de materiais.
6. Discorrer sobre os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares.
7. Direcionar o estudante para os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde.
8. Discutir conceitos de processo de trabalho na CME e suas implicações na assistência de enfermagem
9. Introduzir o aluno na polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único.
10. Divulgar os resultados de pesquisa em CME para uma prática crítica e transformadora;
11. Estimular os graduandos a utilizar métodos científicos na busca de respostas para a solução de problemas em CME.
12. Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática segura e ética.
13. Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.
2.2.2 Referente à ação discente:
1. Conhecer e ser capaz de analisar a estrutura física e a dinâmica de trabalho da Unidade de CME.
2. Aplicar conceitos de microbiologia no processamento de materiais reutilizáveis adequando métodos e técnicas de acordo com os recursos existentes no nível Atenção Básica até na Especializada.
3. Conhecer e aplicar os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares.
4. Reconhecer a gravidade de surtos infecciosos no território nacional relacionados ao processamento de materiais.
5. Discutir a polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único.
6. Acompanhar os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde.
7. Apreender e aplicar conceitos do processo de trabalho da CME e suas implicações para a assistência de enfermagem.
8. Conhecer e discutir a aplicação prática de novos conhecimentos em CME produzidos pelas pesquisas científicas.
9. Demonstrar capacidade de resolução de problemas relacionados ao processamento dos materiais pelo método científico.
10. Demonstrar atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética em CME.
11. Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro em CME, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Ruth Natalia Teresa Turrini
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes