Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais.
SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Conceituar educação em saúde
2. Contextualizar o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro
3. Explicitar os pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa.
4. Diferenciar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida.
5. Sistematizar o planejamento, construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos em saúde.
Referentes à ação discente:
1. Compreender o conceito de educação em saúde
2. Reconhecer o processo educativo como inerente à prática do enfermeiro
3. Identificar e aplicar pressupostos dos referenciais teóricos de adesão e motivação do aprendiz na prática educativa.
4. Reconhecer e implementar a prática educativa em diferentes fases do ciclo da vida.
5. Planejar, construir, desenvolver e avaliar projetos educativos em saúde.
- Docente: Carolina Luiza Bernardes
- Docente: cecília helena de siqueira sigaud
- Docente: Daniela Miori Pascon
- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Elizabeth Fujimori
- Docente: Ellen Maria Hagopian
- Docente: Gabriella de Andrade Boska
- Docente: Priscilla de Oliveira Luz
- Docente: Rita de Cassia Burgos de Oliveira
- Docente ou Enfª Especialista: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente ou Enfª Especialista: Camila Lima
- Docente ou Enfª Especialista: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente ou Enfª Especialista: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente ou Enfª Especialista: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente ou Enfª Especialista: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente ou Enfª Especialista: Simone Assis Nunes
- Docente ou Enfª Especialista: Vanessa Miranda Gomes
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada..
SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem;
2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal);
3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas;
4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem;
5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico;
6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações;
7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem;
8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências.
Referente à ação discente:
1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem;
2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados;
3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado;
4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s;
5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem;
6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada;
7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo);
8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Dina de Almeida Lopes Monteiro da Cruz
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Marina de Goes Salvetti
GERAL
Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente
1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias.
5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos.
6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados;
9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
Referentes à ação discente
1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos.
7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença;
8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
- Docente: Amanda Gabriela Muller
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: cecília helena de siqueira sigaud
- Docente: Jessica Batistela Vicente
- Docente: Juliana Nery de Souza Talarico
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Leticia de Abreu Bittencourt Silva
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vera Lucia Conceicao de Gouveia Santos
- Docente: Vilanice Alves de Araujo Puschel
- Docente: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.
- Docente e/ou especialista: Ana Luiza Vilela Borges
- Docente e/ou especialista: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente e/ou especialista: cecília helena de siqueira sigaud
- Docente e/ou especialista: Debora Silva de Mello
- Docente e/ou especialista: Eloá Otrenti
- Docente e/ou especialista: Erica Gomes Pereira
- Docente e/ou especialista: Karen Namie Sakata So
- Docente e/ou especialista: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente e/ou especialista: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega
- Docente e/ou especialista: Maria Luiza Gonzalez Riesco
- Docente e/ou especialista: Pamela Vicente Nakazone
- Docente e/ou especialista: Vania Ferreira Gomes Dias
Atenção Básica, Atenção Psicossocial ou Ambulatórios de Especialidades
Objetivo geral: Desenvolver a autonomia do estudante para o exercício profissional orientado pelo Sistema Único de Saúde de forma responsável, compromissada e ética, considerando a prática nos diversos cenários como lócus de geração de questões de aprendizagem, contemplando a especificidade e as inovações da prática de enfermagem.
- Docente e/ou especialista: Alexandra Bulgarelli do Nascimento
- Docente e/ou especialista: Divane de Vargas
- Docente e/ou especialista: Eloá Otrenti
- Docente e/ou especialista: Erica Gomes Pereira
- Docente e/ou especialista: Irene Mari Pereira
- Docente e/ou especialista: Juliana Guisardi Pereira
- Docente e/ou especialista: Karen Namie Sakata So
- Docente e/ou especialista: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega
- Docente e/ou especialista: Milena Froes da Silva
- Docente e/ou especialista: Sayuri Tanaka Maeda
- Docente e/ou especialista: Vania Ferreira Gomes Dias