Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
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OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS Referentes à ação docente: Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença; Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria. Referentes à ação discente: Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico; Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família; Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada; Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria; Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
GERAL Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher. 3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa. 4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa. 5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento. 6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto. 7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto. 8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC. 9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC. 10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera. 11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil. 12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde. 13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal. 14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal. Referente à ação discente: 1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas. 4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas. 5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas. 6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento. 7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto. 8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto. 9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC. 10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil. 11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal. 12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: A docente tem como objetivos: 1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança 2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança 3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras 4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar 6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúde Referente à ação discente: Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de: 1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança 2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras 3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde 5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde
2. OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Contextualizar as políticas de atenção à saúde mental do adulto portador de transtorno mental e desenvolver estratégias do processo de cuidar em enfermagem em saúde mental nos diversos cenários da rede de atenção à saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial II e III e Álcool e outras drogas, Ambulatório especializado; ações integradas à atenção básica, no Programa de Saúde da Família), utilizando as tecnologias do cuidado de enfermagem em saúde mental. 3. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos de saúde mental (transtornos mentais severos e persistentes), e mais 9% (totalizando 12% da população geral do país – 20 milhões de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves) dentre os quais encontra-se o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Daí a necessidade de preparar o futuro enfermeiro para o trabalho em saúde e o enfrentamento dessa problemática no atual contexto das políticas de saúde mental do país norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro e da Reforma Psiquiátrica. 4. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos adquiridos no programa serão empregados em todos os campos do trabalho em saúde, uma vez que os instrumentos específicos do cuidado de enfermagem em saúde mental são propedêuticos na sua essência, porque são conhecimentos relacionados à expressão humana mais complexa e profunda, às formas de relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com grupos. As atividades práticas e reflexivas nos cenários da atenção especializada aos usuários com transtornos mentais severos e persistentes propiciam ao discente a aplicação de tecnologias relacionais, estratégias terapêuticas de excelência no cuidado em saúde mental, e que é um instrumento fundamental nos diversos campos do trabalho em saúde, com vistas à proposição e implementação do projeto terapêutico. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar as políticas de atenção à saúde do adulto com transtorno mental, no Sistema Único de Saúde. 2. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtorno mental e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 4. Fundamentar e propiciar o estabelecimento do relacionamento interpessoal enfermeira-paciente e família com objetivos terapêuticos. Referente à ação discente: 1. Analisar as políticas públicas de saúde mental e os cenários de prática da enfermagem na saúde mental. 2. Planejar o plano terapêutico do adulto com transtorno mental na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Identificar e aplicar as diferentes tecnologias disponíveis para o cuidado em saúde mental nos diferentes cenários de prática.
2. OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Contextualizar as políticas de atenção à saúde mental do adulto portador de transtorno mental e desenvolver estratégias do processo de cuidar em enfermagem em saúde mental nos diversos cenários da rede de atenção à saúde mental: Centro de Atenção Psicossocial II e III e Álcool e outras drogas, Ambulatório especializado; ações integradas à atenção básica, no Programa de Saúde da Família), utilizando as tecnologias do cuidado de enfermagem em saúde mental. 3. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos de saúde mental (transtornos mentais severos e persistentes), e mais 9% (totalizando 12% da população geral do país – 20 milhões de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves) dentre os quais encontra-se o uso prejudicial de álcool e outras drogas. Daí a necessidade de preparar o futuro enfermeiro para o trabalho em saúde e o enfrentamento dessa problemática no atual contexto das políticas de saúde mental do país norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro e da Reforma Psiquiátrica. 4. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos adquiridos no programa serão empregados em todos os campos do trabalho em saúde, uma vez que os instrumentos específicos do cuidado de enfermagem em saúde mental são propedêuticos na sua essência, porque são conhecimentos relacionados à expressão humana mais complexa e profunda, às formas de relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com grupos. As atividades práticas e reflexivas nos cenários da atenção especializada aos usuários com transtornos mentais severos e persistentes propiciam ao discente a aplicação de tecnologias relacionais, estratégias terapêuticas de excelência no cuidado em saúde mental, e que é um instrumento fundamental nos diversos campos do trabalho em saúde, com vistas à proposição e implementação do projeto terapêutico. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Conceituar as políticas de atenção à saúde do adulto com transtorno mental, no Sistema Único de Saúde. 2. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtorno mental e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 4. Fundamentar e propiciar o estabelecimento do relacionamento interpessoal enfermeira-paciente e família com objetivos terapêuticos. Referente à ação discente: 1. Analisar as políticas públicas de saúde mental e os cenários de prática da enfermagem na saúde mental. 2. Planejar o plano terapêutico do adulto com transtorno mental na perspectiva da Reabilitação Psicossocial. 3. Identificar e aplicar as diferentes tecnologias disponíveis para o cuidado em saúde mental nos diferentes cenários de prática.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS Referentes à ação docente: Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença; Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família; Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria. Referentes à ação discente: Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico; Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado; Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família; Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada; Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria; Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
GERAL Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher. 3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa. 4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa. 5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento. 6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto. 7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto. 8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC. 9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC. 10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera. 11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil. 12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde. 13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal. 14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal. Referente à ação discente: 1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN. 3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas. 4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas. 5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas. 6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento. 7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto. 8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto. 9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC. 10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil. 11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal. 12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Esta disciplina tem como objetivo geral tornar o aluno capaz de: compreender a importância do brincar para as crianças e realizar prática da brincadeira nas situações de cuidado à saúde da criança. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Esta disciplina proporcionará o aprendizado acerca do brincar no cuidado à criança em serviços de saúde. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conhecimentos aprendidos serão aplicados em todas as circunstâncias de cuidado à criança, tanto nos serviços da atenção básica como na atenção especializada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: A docente tem como objetivos: 1. Resgatar os conhecimentos e as experiências prévias dos estudantes sobre a importância do brincar para a criança 2. Discorrer e refletir sobre o significado do brincar para a criança 3. Apresentar as funções e os tipos de brincadeiras 4. Caracterizar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 5. Orientar e acompanhar as etapas do planejamento e a implementação da prática de brincar com a criança em serviço de saúde: características da criança, objetivo da brincadeira, materiais lúdicos utilizados, avaliação da prática de brincar 6. Introduzir o tema Espaço Lúdico e discutir sua importância em serviços de saúde Referente à ação discente: Que ao término da disciplina o aluno seja capaz de: 1. Reconhecer o significado e a importância do brincar para a criança 2. Identificar as funções e os tipos de brincadeiras 3. Diferenciar o brincar conforme as fases do desenvolvimento infantil 4. Planejar e implementar o brincar com a criança em serviço de saúde 5. Reconhecer a importância do espaço lúdico em serviços de saúde

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