Programação

  • Aula 01 (02/08/18)

    Olá estudantes,

    No material de apoio vocês podem encontrar:  (1) Apresentação da disciplina, explicação sobre o sistema de avaliação e distribuição do Programa semestral das aulas; (2) A avaliação semestral será composta por 3 notas: Uma nota de prova individual a ser feita em classe; uma nota de seminário a ser realizado e apresentado em grupo; e uma nota de prova final, também feita em grupo. A nota final será a média aritmética das 3 notas acima mencionadas.

    Nesta aula foi discutida a importância da Genética como ciência no mundo moderno e alguns conceitos que embasam as pesquisas, como melhoramento genético, banco de germoplasmas e resistência de plantas a doenças. Além disso, assistimos ao documentário: Surplus - aterrorizados pelo consumo (2003), de Erik Gandini, localizado no Youtube e discutimos seu conteúdo.

    Os textos e slides de apoio encontram-se na pasta Aula01.

    Atenciosamente,



  • Aula 02 (09/08/18)

     Discutimos as ideias de Jared Diamond, autor do livro Colapso.

    - Iniciamos o estudo de caso sobre a Ilha de Páscoa.

    - Assistimos ao documentário Mystery of Easter Island - Mistério da Ilha de Páscoa PT-BR, disponível no Youtube. Link:

    https://www.youtube.com/watch?v=SnKyRM9_1Bk&t=35s

     

    - Foram apresentadas perguntas para reflexão.

    - Foram formados os grupos de trabalho, sorteados os temas dos seminários e dadas as orientações gerais de como organizá-los.

    - Os textos e slides de apoio encontram-se na pasta Aula02.

    Atenciosamente,



  • Aula 03 (06/08/18)

    Olá estudantes,


    - Finalizamos a organização dos grupos e temas para os seminários.

    - Recaptulamos a aula anterior, através de slides.

    - Foram apresentados 2 seminários do ano anterior (tema: biodiversidade).

    - Foram introduzidos os conceitos de depressão por endogamia, efeito gargalo e efeito fundador.

    - Leitura de textos (anexados na Pasta) e assistimos aos vídeos ilustrativos, com os links:

    (DNA e meio ambiente)

    https://www.youtube.com/watch?v=C7zqNBxDWVQ&t=14s

     

    (A deriva genética, efeito gargalo e efeito fundador)

    https://www.youtube.com/watch?v=Ut3R_iguN3M

     

    Iniciamos o estudo de caso sobre a civilização Maia. Assistimos ao documentário:

    "Construindo um império - os maias" (44 min, History Channel), que aborda com maior ênfase aspectos da tecnologia material da civilização Maia. Link:

    https://www.youtube.com/watch?v=7v1NJw2ftfY

     

    - Os textos e slides de apoio encontram-se na Pasta03.

    Atenciosamente,


  • Aula 04 (23/08/18)

    Olá estudantes! 

    Nessa aula: - Finalizamos o estudo de caso sobre os Maias. - Fizemos exercício individual de classe: (Discorra sobre o colapso da sociedade maia, associando-o aos 5 fatores levantados por Jared Diamond). - Assistimos ao vídeo sobre aquíferos, à reportagem sobre ocupação do solo, abastecimento e monitoramento de aquífero (caso de Sidrolândia, MS) e ao modelo que vem sendo adotado para recuperação de áreas degradadas. Essas três situações atuais foram relacionadas ao caso dos Maias. Os links para os vídeos encontram-se nos últimos slides sobre os Maias. - Realizamos a leitura em Grupo e discutimos o texto: “50 anos de calamidades na América do Sul”, de Marcos Pivetta (as páginas estão disponibilizadas na pasta de apoio à aula 04). 

    Atenciosamente,

  • Aula 05 (30/08/18)

    Olá estudantes,
    Na quinta aula iniciamos os estudos sobre resíduos e pudemos assistir à palestra da doutoranda Flaviane M. Costa, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, sobre - Como os humanos domesticaram as plantas/ Caso do Milho. 
    Visitem a página recomendada para saber mais sobre banco de germoplasma:
    http://g1.globo.com/fantastico/quadros/A-Jornada-da-Vida/noticia/2016/02/jornada-da-vida-visita-arca-de-noe-das-plantas-com-sementes-do-mundo.html
    Depois da semana da pátria, daremos continuidade à temática e iniciaremos os seminários. 
    Bom feriado!

  • Aula 06 (13/09/18)

    Olá Estudantes!
    Na 6a aula demos continuidade aos estudos sobre Resíduos. Houve início da apresentação dos Seminários (Biodiversidade) e apresentação de um roteiro para estudos, com questões relacionadas aos assuntos já abordados e ao que será visto na próxima aula.
    atenciosamente, 

  • Aula 07 (20/09/18)

    Olá estudantes,
    Na aula 07 fizemos a leitura e discussão do Julgamento de Thamus (do livro Tecnopólio), foram apresentados slides com as ideias principais do livro e trazidos alguns exemplos da atualidade para reflexão. Na 2a parte da aula houve apresentação do segundo seminário.
    att,


  • Aula 08 e Prova 1 (27/09/18)

     Olá estudantes,

    Na aula 08 houve uma introdução sobre o estudo dos Vikings, assistimos parte de um documentário (Os vikings: histórias do mundo - History Channel Brasil), cujo link está no material de apoio; e depois realizamos a primeira prova. 


  • Aula 09 (04/10/18)

    Olá estudantes.
    Na aula 09 continuamos os estudos sobre os vikings e iniciamos a conceituação de genotoxicidade e métodos associados para sua verificação. Além dos textos indicados em aula para leitura (distribuídos por grupo), também há uma literatura complementar caso queiram se aprofundar. Lembramos que nosso próximo encontro será dia 18/ 10/ 2018.
    att.

  • Aula 10 (18/10/18)

    Na aula 10 (19/ 10) estudamos a Groenlândia viking a partir dos slides disponíveis no Stoa em 2017; demos continuidade à discussão sobre os trabalhos lidos (referentes ao tema genotoxicidade) e houve a apresentação do 3º seminário (Água e Solo). Seguem anexos os slides de 2017 e o guia de nossa aula.

  • Aula 11 (25/10/18)

    Na aula 11 (26/ 10) demos continuidade à discussão sobre os trabalhos lidos (referentes ao tema genotoxicidade), finalizamos os estudos sobre os vikings, através da Islândia e da Vinlândia e houve a apresentação do 4º seminário (Fontes de energia).

  • Aula 12 (01/11/18)

    olá estudantes,

    Memória:
    Na primeira parte da aula iniciamos o estudo de caso sobre a China; houve questionamentos sobre a situação ambiental  chinesa e a brasileira. Na 2a parte da aula houve a apresentação do Seminário sobre Biorremediação, com explicação e prática oferecida pelo Grupo (trouxeram plantas aquáticas).
    atenciosamente.

  • Aula 13 (08/11/18)

    olá estudantes, Nessa aula, de 08/11, assistimos à palestra da professora Maria Imaculada Zucchi e do pós-graduando Estevan, sobre Biologia da Conservação de espécies nativas da Mata Atlântica e análise genética de populações de fragmentos florestais. Depois, foram feitos alguns comentários relacionados à correção da 1a prova e recapitulados os conceitos de variabilidade genética e biodiversidade entre outros. Posteriormente, finalizamos os estudos sobre a China. Houve apresentação do Seminário sobre Crescimento Populacional. Os slides com os links de vídeos e organização da aula, seguem anexos. att,
  • Aula 14 (22/11/18)

    Olá alunos,
    Na aula de hoje foi apresentado seminário sobre Produção de Alimentos e uma introdução ao tema Ética. Também houve e entrega da 2a prova (segue pdf) e dadas as orientações sobre sua entrega e realização. Esta deverá ser feita pelos mesmos grupos que apresentaram os Seminários. Cada grupo deverá responder e entregar a prova manuscrita, à caneta, no dia 29/ 11, às 19hs, na sala de aulas. A prova deverá ser assinada por todos os alunos que compõem cada grupo."
    att,

  • Aula 15 (28/11/18)