Programação
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Prezad@s Estudantes das disciplinas LGN 320 e 321 Ecologia Evolutiva Humana,
Bem vind@s ao semestre!!
Segue anexado a essa mensagem arquivo com o cronograma do curso discutido em sala de aula, na primeira aula:
- dia 08/03/2017 para a turma do diurno, 4a feira - 8h00 - LGN 320 - prédio Gurgel
- dia 09/03/2017 para a turma do noturno, 5a feira - 19h00 - LGN 321 - prédio Gurgel
Forte e cordial abraço a tod@s,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana.
Em nossa primeira aula trabalhamos com o arquivo de apoio anexado a essa mensagem, sobre o tema INTRODUÇÃO À ECOLOGIA HUMANA.
Recomendo fortemente a releitura dos slides de aula e pelo menos um dos seis textos assinalados da bibligrafia utilizada para aprendizado e como apoio à realização da provinha do início da segunda aula.
Deste modo, seguem anexados também, 3 arquivos com 3 textos para leitura, recomendada no penúltimo slide, complementar às aulas iniciais.Os textos recomendados no último slide podem ser acessados pelo link (os dois artigos) ou pelo título (o livro, localizando arquivo em pdf).
Nessa aula também vimos o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO, que se encontra no Fórum de Notícias e discutimos o sistema de avaliação da disciplina.
O acordo com a classe da manhã define para esta classe que: as provas escritas são obrigatórias; o trabalho semestral escrito e/ou apresentação são opcionais. A cada aula, no início haverá uma breve avaliação referente ao conteúdo da aula anterior. Os pontos obtidos nessas avaliações poderão elevar a média final em até 10%.
Finalmente tentamos ver o vídeo o Sal da Terra de Sebastião Salgado. Por problemas com a internet, assistir a esse vídeo ficou como tarefa para a semana, antes da próxima aula.
Um bom semestre a tod@s nós!!
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Em nossa segunda aula começamos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos básicos.
Segue anexado arquivo de apoio com que trabalhamos nessa aula.
Há 3 leituras complementares a essa aula:
- um capítulo de livro relacionando Ecologia Humana e Geografia, recomendado em aula, mostrado nos slides;
- anexado a essa mensagem, segue texto de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) o qual relaciona conceitos estudados em aula à questão do consumo urbano de água no Brasil.
Carmo, Dagnino, Johansen Transição demográfica e transição do consumo urbano de água no Brasil. R. Bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n.1, p. 169-190, jan./jun. 2014.
- artigo complementar, da revista Exame: http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/
É importante ir lendo esses artigos para vermos aplicados os conceitos estudados e aprofundarmos nossa reflexão sobre os conteúdos apresentados em aula.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Na terceira aula trabalhamos com os slides do arquivo anexado a essa mensagem, até o número 28.
Revimos conceitos ecológicos e iniciamos a revisão de conceitos importantes para evolução, como o de espécie.
Na segunda parte da aula assistimos ao documentário de Sebastião Salgado: O sal da Terra.
Nesse documentário tivemos a oportunidade de tomar conhecimento de populações humanas em geral pouco conhecidas e em diferentes situações ecológicas, sociais e políticas.
A questão do início da próxima aula abrangerá uma reflexão sobre esses conteúdos acima descritos e o artigo de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) anexado à aula passada
Um cordial abraço,
SMGM
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Prezad@s Estudantes,
Nesta aula avançamos em nossa revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos aplicados a populações humanas. Também revimos brevemente conceitos de paleontologia. Segue anexado o arquivo de apoio.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Iniciamos o estudo da evolução humana.
O arquivo de apoio segue anexado.
Assistimos a um pequeno fragmento da entrevista concedida pelo professor Walter Neves ao Ciência na Rua publicada em 8 de janeiro de 2018 (link: https://www.youtube.com/watch?v=Q9cg1lxJZMI ).
Assistimos também a entrevista com o prof. Walter Neves que consta nos "extras" do documentário "Walking with Caveman" da BBC.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Prezad@s,
Nesta aula revimos a evolução hominínia em seus aspectos de irradiação adaptativa e evolução cultural.
Assistimos também ao documentário da BBC - Walking with Caveman.
(Arquivo de apoio anexado)
Um cordial abraço,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nesta aula, continuamos o estudo da pré-história brasileira e iniciamos nosso estudo das estratégias alimentares humanas do ponto de vista da Ecologia (arquivo de apoio anexado).
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula concluímos nossos estudos sobre estratégias de forrageio, apresentando exemplos de aplicação da teoria no estudo da ecologia alimentar de humanos na América do Sul (arquivo de apoio anexado).
Assistimos ao documentário "A grande dança" sobre caçadores-coletores contemporâneos.
Está anexada a essa aula também a primeira prova escrita que deverá ser devolvida em 09 e 10/05, respectivamente para o diurno e noturno.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula estudamos Ecologia Cultural em sua interface com a Ecologia Evolutiva Humana.
Abordamos modos de produção e modelos de subsistência, parentesco, residëncia e territorialidade.
O arquivo de apoio está anexado.
A quem se interessar por conhecer algo mais das teorias de Carl Gustav Jung sugiro dois links iniciais:
http://www.jung-rj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm
https://psicologadrumond.wordpress.com/2013/08/15/a-estrutura-psiquica-segundo-carl-gustav-jung/
Ao final desse segundo artigo há links para livros de Jung que se encontram na internet. O livro dele, "A natureza da psique" também é facilmente encontrado em pdf.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula iniciamos o estudo das etnociëncias (arquivo de apoio aenxado).
Também assitimos ao documentário "Camelos também choram". Seguem abaixo algumas informações relevantes ao nosso contexto de estudos, relacionadas a este documentário. Muito mais informações podem facilmente ser encontradas na internet.
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O documentário Camelos Também Choram, de 2003 (vários prêmios além de indicação para o Oscar), foi o “TCC” de seus diretores: Byambasuren Davaa (descendente de pastores mongóis) e Luigi Falorni (italiano). Ambos pretendiam registrar a vida desse modo de produção e modelo de subsistência tão antigo entre humanos. Tudo que foi registrado de fato ocorreu enquanto estiveram entre os pastores.
O documentário foi inteiramente realizado no deserto de Gobi na Mongólia, onde enfrentaram tempestades de areia que manteve a equipe de filmagens dentro de abrigos por dias e dias seguidos.Os pastores nômades filmados lutam com muitas dificuldades além dessas tempestades, como o risco de lobos das estepes devorarem os animais recém-nascidos e o êxodo de jovens. Foi necessária ajuda do governo mongol para localizarem uma família que reunisse quatro gerações ainda vivendo juntas e trabalhando no pastoreio de modo tradicional.
Janchiv, o patriarca da família, embora ouça rádio, se opõe a inovações como a televisão. Ugna, o pequeno menino que vai ao Centro Aimak deseja trazer a TV para o convívio da família. Seu irmão mais velho, Dude, já foi estudar na cidade, mas solicitou retornar ao convívio da família, decidindo-se por ser pastor e não assumir outra profissão.
O ritual HOOS cantado por Odgoo reflete o saber tradicional daquele grupo humano, no trato com animais, e também possui correlatos com outros sons associados a outros animais, como ovelhas.
O próprio instrumento musical tradicional, chamando Morin Khuur, uma rabeca de duas cordas, emite som extremamente parecido com o som dos camelos e é ensinado no Centro Aimak, juntamente com músicas ocidentais tocadas em um instrumento ocidental, como o piano e danças ocidentais. Também se constata que o próprio centro Aimak conter elementos da vida urbana ocidental entrelaçados no cotidiano com elementos tradicionais do local.Observamos ainda, evidenciadas nos nomes do elenco, a estrutura familiar e as relações de parentesco no grupo de pastores:
Os mais idosos: Janchiv Ayurzana e Chimed Ohin
A segunda geração: Amgaabazar Gonson e Zeveljamz Nyam
Da terceira geração: Ikhbayar Amgaabazar e Odgerel Ayusch (“Odgoo”)
Da quarta geração os filhos:
Enkhbulgan Ikhbayar – Dude – que já estudou na cidade e retornou
Uuganbaatar Ikhbayar – o pequeno Ugna que deseja uma TV
Guntbaatar Ikhbayar – “Guntee”, a menininha que chora bastante durante as filmagens e em diversas cenas fica amarrada pela cintura dentro da habitação (yurta)
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Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula concluímos nossos estudo sobre etnociências, com o destaque da metodologia qualitativa para a coleta de dados.
O arquivo de apoio já foi anexado à aula anterior.
Também assistimos ao documentário de Maria Raduan, de 2011: Vale dos Esquecidos.
Link para acesso:
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula:
- iniciamos o estudo da interação genes-cultura com as visões da antropologia ao longo do tempo. Além dos slides segue arquivo texto como exemplos de informações relevantes para a Antropologia Ecológica. arquivo da aula 12a e da aula 12b em especial até o slide 46 - os demais são leitura complementar.
- aprofundamos o tema da pesquisa qualitativa em etnociências e nas ciências humanas em geral. (Em especial slides 2 a 10, 33 e 34, 42 a 62, os conteúdos dos demais slides já discutimos em aula anterior)
- na turma da manhã revimos como elaborar o trabalho científico, para a turma da noite, disponibilizo o arquivo.
O material de apoio está anexado.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula abordamos a sociobiologia em sua versão da década de 70 do século XX e em seguida, em sua versão revista.
Seguem os arquivos de apoio anexados: slides da aula e um resumo expandido do livro: O gene egoísta.
Abaixo link para um texto publicado nofinal do mês passado, na revista Super Interessante, escrito com base na Sociobiologia, em sua opinião, na versão original ou revista? https://super.abril.com.br/ciencia/o-gene-altruista/
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula concluímos nosso estudo da sociobiologia revista, abordando-a a partir do conceito de nicho construído.
Abordamos em seguida a interação genes cultura como um processo coevolutivo.
(No arquivo interfaces-2 podem ser encontrados tópicos complementares, de leitura recomendada: temas como psciologia evolutiva; percepção ambiental e psicologia ambiental).
Na parte final da aula abordamos o tema epigenética com vários exemplos e explicações sobre o tema e uma comparação entre a visão convencional da biologia evolutiva e as modificações nessa visão em face da epigenética.
Esses arquivos de apoio encontram-se anexados à presente mensagem.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula abordamos os temas Biologia Cultural e Media Ecology.
Os arquivos de apoio estão anexados à presente mensagem.
Também o arquivo da segunda prova está anexado a essa mensagem!
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula, será apresentado um filme significativo no contexto da ecologia humana para facilitar a integração de conhecimentos estudados ao longo do curso - e usar como tópico de exemplos e discussões na 2a prova teórica.
Brincando no Campos do Senhor - de Hector Babenco.
INÍCIO DA EXBIÇÃO DO FILME - 18H45
Ofilme tem 3h30. Portanto, não será possível haver intervalo.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula será entregue a segunda prova escrita nas mãos da professora.
Dia 4/7/18, sala de aula entre 8 e 9h da manhã.
Dia 5/7/18, sala de aula entre 19 e 20h40.
Att.
SMGM
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