Programação

  • Tópico 1

    AULA 01: Apresentação

    Conteúdos: 

    • Harmonia tonal: primeira, segunda e terceira leis tonais.
    • Princípios de harmonização (progressões e condução de vozes)
    • Princípios de análise harmônica

    Avaliação: seminário, trabalho e prova

    Bibliografia

    BRISOLLA, Cyro. Princípios de Harmonia Funcional. Revisado e ampliado por Mario Ficarelli. São Paulo: Annablume, 2006 [1979].

    DE LA MOTTE, Diether. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006 [1976].

    HINDEMITH, Paul. Curso condensado de Harmonia Tradicional, com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Tradução de João Souza Lima. São Paulo: Irmãos Vitale, s/d [1949].

    JANNERY, Arthur. Workbook for Piston/DeVoto Harmony 5th Edition. New York/London: Norton, 1987.

    KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. São Paulo: RIcordi, 1978.

    KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal, com uma introdução à música do século XX. Tradução de Hugo Ribeiro e Jamary Oliveira. Salvador: UFBA, 2015 [6ª edição, 2012].

    PISTON, Walter e DEVOTO, Mark. Harmony. 5th ed. New York/London: Norton, 1987 [1941].

    SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001 [1922].

    SPOSSOBIN, Igor Vladimirovitch. Manual de Harmonia. Tradução de Silvio Merhy. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007 [1955].

    ZAMACÓIS, Joaquín. Tratado de Armonía. Libros I, II e III. Barcelona: Labor, 1980 [1945].

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    SEMINÁRIO:

    Apresentação e entrega dia 02/04/2018 (após o feriado da Semana Santa, de 26 a 31/03).

    Para ser realizado em grupos de 7 a 10 pessoas.

    Tempo máximo de cada apresentação: 20 minutos.

    Valor: 3,0 pontos

    Fichamento e resumo dos conceitos de tríade, construção de acordes, condução de vozes, regras e proibições em 8 tratados dos seguintes autores: 

    • Walter Piston/Mark Devoto (capítulos 2, 3 e 4)
    • Paul Hindemith (capítulos 1 a 3)
    • Arnold Schoenberg (pp. 75-123)
    • Hans-Joachim Koellreutter (pp. 9-15)*
    • Cyro Brisolla (capítulos 3 a 5)*
    • Stefan Kostka/Dorothy Payne (capítulos 5 e 6)
    • Igor Spossobin (pp. 17-54)
    • Joaquín Zamacóis (cap. 3: "Realização harmônica a 4 partes")

    * Os livros de Brisolla e Koellreutter devem ser fichados em conjunto, por serem semelhantes e bem sintéticos.

    Questões a serem abordadas e debatidas nos seminários, a partir dos autores estudados:

    1. Conceitos básicos:
      • O que é duplicação (dobramento)?
      • Explicar a diferença entre posições "aberta" e "fechada" (ou "cerrada").
      • Qual a distância máxima entre vozes adjacentes?
      • Qual a extensão das vozes?
    2. Condução de vozes (encadeamento): 
      • Por quê se deve evitar movimentos paralelos de uníssono, oitava e quinta?
      • Que são oitavas e quintas paralelas "ocultas"?
      • Que é inversão? Que critério se usa para inverter uma tríade?
      • Como tratar o som comum entre acordes?
      • Quando não há som comum, qual o procedimento para realizar o encadeamento?
      • Deve-se mover as vozes por saltos ou pelo caminho mais curto?
      • Que é a "sensível"? Como deve ser tratada?
      • Que é o "trítono"? Como deve ser tratado?
    3. Debate: quais as semelhanças e diferenças encontradas nesses autores?



    Grupos distribuídos para cada livro estudado:
    1 - PISTON/DEVOTO 
    2 - HINDEMITH 
    3 - SCHOENBERG 
    4 - KOELLREUTTER/BRISOLLA
     5 - ZAMACOIS 
    6 - KOSTKA/PAYNE 
    7 - SPOSSOBIN 

     GIovanna G. Elias

     Alessandro H. da Conceição

     George Ferreira

     Brenda Felipe

     Amanda Amorim de Souza

     Livia Maria Leonardo Rene

     Isabella N. Carvalho

     Eduardo Oliveira

     Giulia Miglioranza

     Gustavo Prisco

     

     Caio Lopes Julia Camargo

     Marcio G. Paulilo

     Felipe Costa Pereira

     Guilherme Beraldo

     VIctor Gabriel

     

    Isabel Vilela Débora Vieira 

     Carolina S. M. Silva

     Guilherme Araújo

     Ananda Gusmão

     Kaique Iritsu

     

     Vitória Aramedo Victoria Coutinho

     Bruno J. Agostinho

     Jesualdo Firmino

     Pedro Ohoe

     Fernanda Moura

     

     Letícia Teixeira Jefferson Santos

     Silvestre L. Bastos

     Lilian Bain

     Jamile Destro

     Igor Caetano

     

     Gabriel Moreira Natan Bastos

     Julia C. Desiderio

     Marco Aurelio Lamparelli

     Eliseu Feliciano

     Danilo Barboza

     

     Victor Mocellin Leonardo Ramos

     William Tamora

     Wallace Pereira

     Laura Marques

     Nicollie Lima

     

     Isaías B Almeida Samuel Takehara

     João Bessormam

     

     

     Matheus Silva

     

     Bruno H Miranda Lucas Raimundo

     Eduardo Morais

     

     

     Edson Pietro B.

     

      Luccas Laste

    Observações
    Todo o grupo deve participar da elaboração e apresentação do seminário. 
    Recomenda-se que cada integrante do grupo tenha papel bem definido na apresentação do seminário, para que todos possam ser avaliados. 
    Ausências só serão abonadas mediante atestado médico. 
    Não haverá prorrogação do prazo de entrega e apresentação. 
    Os grupos devem se organizar para não gerar atraso no dia da apresentação, que começará pontualmente às 9:00.

  • Tópico 2

    AULA 02: Harmonização

    • A partir de uma única nota: consonância (perfeita e imperfeita) e dissonância.
    • Fragmentos melódicos: uso de progressão harmônica (escolha de acordes, inversões, etc.).
    • Exercícios

  • Tópico 3

    AULA 03: Leis tonais

    Modos maior e menor: escalas e campos harmônicos.

    • Primeira lei tonal: vizinhos de quinta.
    • Segunda lei tonal: vizinhos de terça.
    • Terceira lei tonal: regiões de subdominante e dominante secundárias.
    • Quarta e quinta leis tonais serão vistas no segundo semestre (Harmonia II).


    Construção de melodias tonais diatônicas, tendo como modelo canções folclóricas e infantis como "Ciranda, cirandinha", "Samba-lelê", "Atirei o pau no gato", "Peixe vivo", "Parabéns pra você", "Teresinha", etc. Modelos formais: quadratura, cadência, curvatura melódica (grau conjunto e salto), âmbito limitado, etc.

    Análise da construção melódica (frase, notas em pontos estruturais) e harmonização com as leis tonais 1, 2 e 3.


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    TRABALHO:

    Harmonização de duas melodias, uma no modo maior, outra no menor.

    Valor: 3,0 pontos

    • Melodias curtas, tonais (podem ser originais ou de caráter folclórico). 
    • A tonalidade tem de ser definida com total clareza (melódica e harmônica).
    • Extensão máxima 32 compassos, mínimo 8 compassos).
    • Usar acordes de 1ª, 2ª e 3ª leis tonais.
    • Observar as orientações de condução de vozes (dobramento, espaçamento, dissonâncias, etc.).
    • Indicar as cifras populares acima do pentagrama da melodia. 
    • Apresentar uma análise (tradicional ou funcional) no espaço ABAIXO do pentagrama, sob cada acorde.
    • Harmonizar a quatro vozes (melodia no soprano) em estilo coral (nota contra nota), com notação tradicional (pauta), em versão para piano (claves de sol e fá) ou violão (clave de sol).
    • Usar de preferência um aplicativo de notação musical (Encore, Finale, Sibelius). Cópias escritas à mão têm de necessariamente ser escritas de forma legível, sem rasuras e com boa apresentação (sem rebarbas de caderno).
    • Entrega e apresentação em 04 de junho (após feriado Corpus Christi). As harmonizações podem ser tocadas ao piano/violão (ou outro instrumento harmônico).

  • Tópico 4

    AULA 04: Análise harmônica

    • Cifras.
    • Redução harmônica.
    • Notas estranhas aos acordes.

    PROVA

    Valor: 4,0 pontos

    Tópicos:

    • Análise harmônica (até 3ª Lei Tonal). Cifras de harmonia FUNCIONAL.
    • Realização de harmonia a 4 partes, incluindo cifras, inversões, dissonâncias, cadências.

    Data: 25 de junho de 2018.

    Tolerância para entrada em sala: até 9:40.

  • Tópico 5

    REPOSIÇÃO

    A reposição da aula do dia 07/05 será feita na sexta-feira dia 18/05, das 13:30 às 15:00 na sala 205, 2º andar, no prédio central da ECA.

  • Tópico 6

    Corais de Bach

    Exercício de análise harmônica (para ser trabalhado na aula de 18/06)

    1. Cifras de harmonia funcional.
    2. Estabelecendo critérios contextuais de análise.
    3. Cadências, inversões, progressões, tratamento das dissonâncias.

  • Tópico 7

    Análise do coral 59 de Bach em sol menor.

    Estudar para a prova. Notar que nas cifras tP, sP e sp a letra "p" equivale a "r". O aplicativo Sibelius adota o padrão em alemão, onde "p" significa "parallelen", que podemos traduzir para "relativo".

    Assim, temos:

    Tp: relativo menor da tônica maior

    Sp: relativo menor da subdominante maior

    Dp: relativo menor da dominante maior

    tP: relativo maior da tônica menor

    sP: relativo maior da subdominante menor

    dP: relativo maior da dominante menor

    Fonte: DE LA MOTTE, D. Armonía, Barcelona: Idea Books, 2006, p. XIII.

    Obs.: no compasso 5 do coral 59, ocorre "sp": relativo menor da subdominante menor ("sr"), ou seja, trata-se de um acorde de empréstimo modal (no caso, Mi bemol menor), da 4ª Lei Tonal.

    Reparem como foram assinaladas as cadências, indicando não só o nome das mesmas como também sinalizando os acordes que as formam, com um colchete.

    Relembrar dos conceitos estudados no trabalho em grupo: condução de vozes (evitar saltos, 5ª e 8ª paralelas, etc.), distância entre as vozes, manter o som comum quando for possível, posição aberta e fechada, etc.

    • A prova começará às 9:10 e acabará às 11:45. 
    • Levar lápis, apontador e borracha! 
    • Depois das 10:15 não será permitida a entrada em sala.

  • Tópico 8

    Reposição PROVA

    Exclusivo para alunos que faltaram (com justificativa) à prova do dia 25/06.

    Entregar até o dia 04/07, por e-mail. Anexar atestado médico ou outro tipo de justificativa legal.

  • Tópico 9

    GABARITO DA PROVA

  • Tópico 10