Indice degli argomenti
-
Carxs Alunas/os da disciplina Tópicos do Teatro (FLM 0582)
Uma série de dificuldades logísticas, bem como diversas ponderações encaminhadas por email por alunas/os, indicaram que será impossível preservarmos, em aulas de reposição antes programadas, o sentido pedagógico que havia norteado a formulação do programa desta disciplina.
Por esse motivo, entendo que fará mais sentido cancelarmos a reposição antes anunciada DESTA DISCIPLINA, ESPECIFICAMENTE.
Assim sendo, disponibilizo no final desta página o arquivo com a Avaliação Final e as instruções relacionadas, e peço que leiam com atenção o enunciado e os dados relativos à extensão, prazo e envio.
Nos dias 01 e 08 de agosto, em que teríamos as aulas de reposição ora canceladas,estarei na Faculdade nos horários e na sala em que tínhamos nossas aulas no primeiro semestre para trocar ideias, esclarecer eventuais dúvidas, indicar bibliografia, etc.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Caros Alunos da disciplina Tópicos do Teatro (FLM 0582)
Encerrada na última quarta-feira a greve da última categoria que ainda se encontrava mobilizada, as deliberações oficiais da Comissão de Graduação da FFLCH a respeito da reposição das aulas são as seguintes:
1- Serão repostos 15 dias letivos corridos correspondentes à crise de desabastecimento dos transportes, à greve dos docentes e aos jogos da Copa do Mundo.
2- A reposição será dada em agosto, a partir do dia 01.
3- O segundo semestre letivo terá início no dia 20 de agosto.
Com base nessas deliberações, informo que as aulas de reposição desta disciplina serão dadas nos dias 01 e 08 de agosto, e que uma atividade final no valor de 06 pontos será solicitada tendo como data de entrega o dia 15 de agosto.Deliberações da Assembleia Geral da Adusp de 22/05/2018- Greve a partir do dia 29 de maio, terça;
- Ato público durante a reunião do Conselho Universitário da USP no dia 29 de maio que votará o índice de reajuste salarial de 1,5% proposto pelo Cruesp.
- Dia 28 de maio, segunda, dia de mobilização com atividades nas unidades.
- Nova Assembleia Geral dia 4 de junho, segunda.
A Assembleia aprovou também a contraproposta elaborada pela diretoria da Adusp expressa na "Manifestação da Diretoria da Adusp quanto à proposta do Cruesp" (https://bit.ly/2IJ7SFh), a ser levada ao Fórum das Seis em vista da reunião de negociação com o Cruesp de 30/05. -
Comunicado sobre suspensão das aulas de graduação
Aulas nos cursos de graduação da Universidade serão suspensas no período de 28 a 30 de maio
Tendo em vista a permanência da situação de desabastecimento de combustíveis no Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu suspender as atividades de seus cursos de graduação nos dias 28, 29 e 30 de maio.
No tocante às demais atividades didáticas (pós-graduação e extensão), caberá a cada Unidade/órgão decidir quanto à sua realização no período, diante da avaliação das circunstâncias presentes em cada município.
https://jornal.usp.br/institucional/comunicado-sobre-suspensao-das-aulas-de-graduacao/
-
-
SYLLABUS
Fevereiro
27 Aula de Apresentação do Programa
Março
07 Pequenos Burgueses, de Máxim Gorki
14 Pequenos Burgueses, de Máxim Gorki
21 Os fuzis da Senhora Carrar, de Bertolt Brecht
Abril
04 Os fuzis da Senhora Carrar, de Bertolt Brecht. Tema da Mid Semester Evaluation será divulgado e discutido.
11 A vida de Galileo, de Bertolt Brecht.
18 A vida de Galileo, de Bertolt Brecht.
25 A história do Jardim Zoológico, de Edward Albee.
Maio
02 Entrega da Mid Semester Evaluation. Documentário sobre Edward Albee, ou video de encenação de A história do Jardim Zoológico no EAGiLE de 1997, ou Leitura Dramática. A confirmar.
09 Interview, de Jean-Claude Van Itallie.
16 Interview, de Jean-Claude Van Itallie.
23 Hair, de James Rado, Geerome Ragni e Gary McDermot.
30 Hair, de James Rado, Geerome Ragni e Gary McDermot.
Junho
05 Arena conta Zumbi, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal.
12 Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho.
19 Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho.
26 Revisão Geral. Tema da Final Evaluation será divulgado e nomes e temas dos interessados em apresentar Seminários será anotado.
Julho
04 Entrega da Final Evaluation e apresentação dos inscritos para Seminários e/ou Leituras Dramáticas.
-
Cinquenta Anos de 1968
A ERA DE TODAS AS VIRADAS
Simpósio Internacional
Departamento de História (FFLCH) da Universidade de São Paulo -
6 a 8 de junho de 2018 4ª. Feira / 6 de junho
-
Notícias e avisos
Comunicado sobre suspensão das aulas de graduação
Aulas nos cursos de graduação da Universidade serão suspensas no período de 28 a 30 de maio
Por Adriana Cruz - Editorias: Institucional, Sala de Imprensa
Tendo em vista a permanência da situação de desabastecimento de combustíveis no Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu suspender as atividades de seus cursos de graduação nos dias 28, 29 e 30 de maio.
No tocante às demais atividades didáticas (pós-graduação e extensão), caberá a cada Unidade/órgão decidir quanto à sua realização no período, diante da avaliação das circunstâncias presentes em cada município
Deliberações da Assembleia Geral da Adusp de 22/05/2018
Greve a partir do dia 29 de maio, terça;
Ato público durante a reunião do Conselho Universitário da USP no dia 29 de maio que votará o índice de reajuste salarial de 1,5% proposto pelo Cruesp.
Dia 28 de maio, segunda, dia de mobilização com atividades nas unidades.
Nova Assembleia Geral dia 4 de junho, segunda.
A Assembleia aprovou também a contraproposta elaborada pela diretoria da Adusp expressa na "Manifestação da Diretoria da Adusp quanto à proposta do Cruesp" (https://bit.ly/2IJ7SFh), a ser levada ao Fórum das Seis em vista da reunião de negociação com o Cruesp de 30/05.
Dia 16 de maio às 19 hs
Sala 133 Prédio de Letras da FFLCH
LEITURA DRAMÁTICA DE PEÇA DE TENNESSEE WILLIAMS
"E contar tristes histórias das mortes das bonecas"
SALAS MATUTINO E NOTURNO
MUDAMOS EM CARÁTER DEFINITIVO PARA A SALA 202 DO PRÉDIO DE LETRAS, TANTO NO MATUTINO COMO NO NOTURNO.
-
-
-
-
-
The plays will be discussed in the following order:
Petty Bourgeois. (Pequenos Burgueses) Maxim Gorki.
Señora Carrar’s rifles. (Os fuzis da Senhora Carrar) Bertolt Brecht.
The Life of Galileo. (Galileu Galilei) . Bertolt Brecht.
The Zoo Story. (A História do Jardim Zoológico) Edward Albee.
Interview. (Entrevista) Jean-Claude van Itallie.
Dutchman. (O Poder Negro) LeRoi Jones (Amiri Baraka)
Hair: The American Tribal Love-Rock Musical. James Rado and Gerome Ragni; music by Galt MacDermot. (Original text available at the Xerox Folder.)
Papa Highirte. Oduvaldo Vianna Filho
Arena conta Zumbi. Gianfrancesco Guarnieri and Augusto Boal. (Text available at the Xerox Folder.)
-
-
Parte 1 do Documentário O Século Stanislavski. Link localizado pela doutoranda Roberta Carbone, bolsista PAE pelo Programa de Artes Cênicas da ECA-USP.
-
Parte 2 do Documentário "O Século Stanislavski". Link localizado pela doutoranda Roberta Carbone, bolsista PAE pelo Programa de Artes Cênicas da ECA_USP.
-
Parte 3 do Documentário "O Século Stanislavski". Link localizado pela doutoranda Roberta Carbone, bolsista PAE pelo Programa de Artes Cênicas da ECA-USP.
-
Pesquisa realizada em seu doutorado pela Profa. Dra. Cristiane Layer Takeda.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-30042009-095757/publico/609919.pdf
-
-
Thälmann-Kolonne, Die (Spaniens Himmel) Text: Gudrun Kabisch; Musik: Paul Dessau
-
ROLANDO ALARCON Canciones de la guerra civil española Acompañamiento de Carlos Valladares y Enrique San Martín
-
Dissertação de Mestrado de Marcelina Gorni (2004), São Carlos
Título: "Flávio Império, arquiteto e professor"
-
Dissertação de Mestrado de Paula de Lima Baraldi (2016), USP-ECA.
Título: "Lugar Incomum: a parceria entre Flávio Império e Fauzi Arap em "Pano de Boca"
-
Flávio Império em Tempo, 1997, 13 min Cao Hamburger e Raimo Benedetti
-
Flávio Império em Tempo - Ocupação Flávio Império (2011) [parte 2] Flávio Império em Tempo, 1997, 13 min Cao Hamburger e Raimo Benedetti
-
Os Fuzis de dona Tereza foi o carro alegórico que puxou para fora o máximo de meu conhecimento. O "cordão" tinha decidido que o tema era aquele e eu seria o técnico que iria organizar a linguagem com a eficiência que, evidentemente, toda vez que um técnico se põe a trabalhar, exige.
Os Fuzis de dona Tereza foi também um espetáculo feito em cima de um outro que eu já havia feito. Fiz Os Fuzis da Senhora Carrar ainda no Teatro de Arena, em 1962, sob direção de José Renato. A coisa de que mais gostava é que a peça tinha poucas páginas. Detesto peça comprida. Peça curta você lê e entende tudo, e é aquilo mesmo que você leu, sem muitas divagações de segundos, terceiros, quartos atos. Ser curtinha permite a você ficar mais entretido, com o tema básico, trabalhar melhor esse tema básico. Dava para fazer como uma composição orquestral curta, concentrada, condensada, principalmente porque essa segunda montagem que eu dirigi era feita por estudantes que conseguiam, no máximo, uma voraz e rápida passeata.
Não aguentariam nunca o percurso que o Prestes fez com a "coluna" pelo Brasil inteiro e muito menos a longa jornada da China e, no caso da "muralha", que fosse uma bem pequenininha. O resto já se sabe que é daquele jeito...
Qualquer estudante ou pequeno burguês se cansa logo de qualquer assunto e quer mudar. Então a peça curta é o melhor para males curtos mais curtos. Focalizamos um determinado assunto, tratamos dele o melhor possível, mexendo no tema das mais variadas maneiras, desde o "bater da massa do pão" até a alegoria do grande bispo que traduz o discurso do generalíssimo Franco. As matracas substituíam as falas das mães e das mulheres porque em meio à guerra todo mundo matraqueia e a fala da mãe é sempre um terror, um lamento de mater dolorosa. E foi em cima desse lamento que fiz o material ficar passeando.
O Cristo na cruz estava garantido porque tinha sido escrito assim. E o lamento dela estava já escrito como um grande oratório intercalado com o discurso de um padre compreensivo, do irmão exasperado, da namorada desesperada. Discurso doloroso de uma mãe que não quer ter nos braços o filho morto e mesmo assim isso vai acontecer. Na verdade, é um tema que mais ou menos trabalha em cima do inexorável do destino humano e onde o social engole a vontade particular. por melhores que sejam as suas intenções, a vida ou a morte não dependem de você. A discussão do fato é mais além.FLÁVIO IMPÉRIO
ESTRÉIA
03 de maio de 1968
Teatro Ruth Escobar
São Paulo - SP
AUTORIA
Bertolt Brecht
DIREÇÃO
Flávio Império
DIREÇÃO DE ATORES
Myrian Muniz
CENOGRAFIA
Flávio Império
FIGURINO
Flávio Império
REALIZAÇÃO
Teatro dos Universitários de São Paulo
ELENCO
André Gouveia
Bety Chachamovitz
Cida Previatti
Maria Alice Machado
Moacyr Vilella
Renata Souza Dantas
Rose La Creta
Sérgio Mindlin
-
Programa do espetáculo
Composição gráfica de Flávio Império
Fotografias recolhidas pelo artista nas revistas da época
Acervo Flávio Império -
Programa do espetáculo
Composição gráfica de Flávio Império
Fotografias recolhidas pelo artista nas revistas da épocaAcervo Flávio Império
-
Programa do espetáculo
Composição gráfica de Flávio Império
Fotografias recolhidas pelo artista nas revistas da época
Acervo Flávio Império -
Programa do espetáculo
Composição gráfica de Flávio Império
Fotografias recolhidas pelo artista nas revistas da época
Acervo Flávio Império
-
-
AVALIAÇÃO DE MEIO DE SEMESTRE (valor: 04 pontos)
Data de entrega: 02 de maio
-
-
-
Galileu Galilei de Bertolt Brecht no palco do Oficina: representações do Brasil de 1968 Nádia Cristina Ribeiro
-
Excerpt of the version adapted by Joseph Losey and Barbara Bray from the English version by Charles Laughton.
-
The "Brecht Effect": Politics and American Postwar Art
Glahn, Philip, Afterimage
Article title: The "Brecht Effect": Politics and American Postwar Art. Contributors: Glahn, Philip - Author. Journal title: Afterimage. Volume: 34. Issue: 3 Publication date: November-December 2006. Page number: 29+. © Visual Studies Workshop. COPYRIGHT 2006 Gale Group.
-
Física e Teatro: "Galileu". Vídeo "As versões de Brecht". -
A ESCOLHA DA PEÇA
-
AS VERSÕES BRASILEIRAS
-
DEBATE REALIZADO EM 11 DE ABRIL DE 2018.
-
The Italian job
Two of the Britain's greatest playwrights - Howard Brenton and David Hare - have reinterpreted Brecht's Galileo. Now a third, David Edgar, is taking his turn. He explains how they are all different -
This thesis focuses on German playwright Bertolt Brecht’s second version of his play Galileo, which he worked on in collaboration with actor Charles Laughton during the fallout of the United States’ atomic bombings. Specifically, this thesis focuses on the playwright’s notion of the public intellectual in the play as an individual who should sacrifice everything to thwart injustices and acts of violence within society. This thesis argues that, while individuals comprise systems and institutions, those structural forms of state power also create and enforce limitations upon the personal agency of people who challenge their authority. By addressing these limits and the violence of repressive institutions or systems, this thesis criticizes the expectation of “heroic” resistance as a form of romanticized overdetermination of a scholar’s agency
-
-
Drama
Um banco de praça pode ser uma encruzilhada? Para Edward Albee, parece que sim.
"Uma História do Zoológico" conta o encontro Jerry, que caminha para o norte, com Peter, que vai para Oeste, em busca do seu lugar predileto para ler um bom livro, como faz sempre que o tempo está bom, na Nova Iorque dos anos sessenta. Peter é um homem bem casado, com um emprego fixo que permite alguns luxos, como viver num apartamento de dois quartos, no lado leste do Central Park. Sua vida pacata será interceptada por Jerry, um homem mais novo, em busca de contato com seres humanos e á procura do que realmente significa o amor.
Do encontro dos dois, Albee inventou esse episódio insólito e instigante, com um final surpreendente.
A produção é uma pesquisa sobre linguagens teatrais possíveis no resgate da dramaturgia como instrumento de provocação.
Montagem do texto de Edward Albee, escrito em 1961, traduzido por Cristovam Freitas, adaptado e dirigido por Claudia Martelotta (in memoriam) e iluminada por João Elias. Estão no elenco Tomás Ribas, como Jerry, e Cristovam Freitas, no papel de Peter.
Trazendo à baila o absurdo das relações humanas na sociedade contemporânea, o espetáculo explora um encontro inusitado entre dois estranhos, habitantes de mundos totalmente antagônicos, numa ensolarada manhã de domingo, no Central Park de Nova Iorque. Em ilações, divagações e surtos, suscitam questionamentos sobre a comunicação entre as pessoas e o amor.
Esse problema sempre ocorreu, mas vem se agravando dia a dia com as novas tecnologias, especialmente a rede mundial de computadores, que aproxima quem está distante, mas ao mesmo tempo afasta quem está próximo. Basta olhar ao seu redor e você verá milhares de pessoas afundadas em seus aparelhos de telefone celular, no qual têm acesso a um mundo de informações, e, por outro lado, não conseguem enxergar o mundo real ao seu redor. Albee já tratava dessa dificuldade em outras peças, mas esta é aguda e penetra no âmago do problema. Trata especialmente da dificuldade de amar e ser amado.Autoria: Edward Albee
Direção: Cláudia Martelotta
Elenco: Tomás Ribas e Cristovam Freitas
Dias da semana: Terça, Quarta
-
Revista Dramaturgia em Foco
Contém artigo sobre "The Zoo Story", de Edward Albee (Autor: Márcio Aparecido de Deus)
http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/1120/804
-
-
-
https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Claude_van_Itallie
Selected plays
- War
- Almost Like Being
- I'm Really Here
- Hunter and the Bird
- America Hurrah
- The Serpent
- King of the United States
- Ancient Boys
- Mystery Play, premiered at Cherry Lane Theater, NYC, 1973
- The Traveler
- Struck Dumb (co-written with Joseph Chaikin)
- Bag Lady
- Tibetan Book of the Dead or How Not to Do It Again
- Light, Voltaire, the Mathematician, and the King of Prussia
- Fear Itself, Secrets of the White House
- A Fable
- Master and Margarita (from the Mikhail Bulgakov novel)
- The Mother's Return (premiered at La MaMa in 2010)
Translations:
- Chekhov's The Seagull, Uncle Vanya, Three Sisters, and The Cherry Orchard
- Jean Genet's The Balcony
- Eugene Ionesco's The Taming of Jacques
- Euripides' Medea
-
https://www.vanitallie.com/plays
-
With Derek Chatrakul as the Fitness Instructor. Featuring Katie Caulfield, Joshua Day, Martha Gelnaw, Noelle Lynch, Tommee May.
-
A brief documentary on The Open Theatre and their production 'The Serpent'. Directed by Joseph Chaikin, written by Jean Claude Van Itallie.
The Open Theatre 'The Serpent' Part I -
The Open Theatre production 'The Serpent'. Directed by Joseph Chaikin, written by Jean Claude Van Itallie
The Serpent - Part II
-
The Open Theatre production 'The Serpent'. Directed by Joseph Chaikin, written by Jean Claude Van Itallie. -
Review by Mel Gussow
The New York Times,, Oct. 23, 1970.
-
Khalid Chaouch. “The Cult of Newness in Twentieth-Century American Theatre,” Revue de la Faculté des Lettres et des Sciences Humaines de Beni Mellal, Morocco. 6 (2003): 133-146.
-
Tony Parkes calls Ted Sannella's square dance, Do-si-do and Face the Sides, at the Dare To Be Square weekend held November 18-20, 2011, at the John C. Campbell Folk School, Brasstown, NC
-
-
E CONTAR TRISTES HISTÓRIAS DAS MORTES DAS BONECAS
de Tennessee Williams
Dia 16 de maio de 2018, 19 horas, Sala 133 Prédio de Letras da FFLCH-USP
Direção - Luis Márcio Arnaut de Toledo (doutorando da ECA/USP)
Atores:
David Medeiros
Davi Novais
João Victor Pereira da Silva
Lucas Michelon
Integrantes do Núcleo de Teatro da Letras
-
-
Carta aberta aos estudantes e à comunidade USP
06 Junho 2018
Última Atualização: 06 Junho 2018
Professores e funcionários técnico-administrativos da USP estão em campanha salarial e entraram em greve.
Já no início de abril, apresentamos ao Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) uma pauta de reivindicações com a proposta de reajustar os salários de modo a repor as perdas inflacionárias acumuladas desde maio de 2014 (12,5%).
Mas não é só salário que estamos reivindicando. Temos outras importantes questões, dentre as quais a contratação de docentes (nos últimos anos, a USP perdeu mais de 500 docentes efetivos), a definição de políticas de permanência estudantil, a recuperação do Hospital Universitário, a reabertura da Creche Oeste, a manutenção adequada da Escola de Aplicação.
Esse movimento de greve é de e para todos nós, que queremos manter a qualidade da universidade pública e gratuita.
Nesse momento, o foco é a reivindicação salarial, que está intimamente relacionada com a defesa da universidade pública. Afinal, vejam os prejuízos da progressiva diminuição dos salários dos professores nos ensinos fundamental e médio públicos, em decorrência do descaso de governos ao longo dos anos.
O Cruesp definiu unilateralmente o insignificante reajuste de 1,5%. A alegação é, mais uma vez, falta de recursos, a despeito de um crescimento do ICMS de 8,8% no primeiro quadrimestre do ano.
Nas palavras do reitor da USP, os salários são uma "carga pesada". O reitor parece esquecer que são docentes e funcionários que, junto com os estudantes, fazem uma universidade. E a "carga pesada" é nossa, que trabalhamos em número cada vez menor e com constante redução salarial. Além disso, são nossos salários que estão pagando a expansão da universidade, pois o prometido aporte de recursos para subsidiá-la jamais chegou.
A tabela abaixo, elaborada com os dados do último Anuário Estatístico da USP disponível, já é eloquente, mesmo sem levar em consideração as duas etapas do Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) e as perdas de docentes efetivos dos anos mais recentes.
1995
2016
Variação
Docentes
5056
5845
15,6%
Funcionários técnicos-administrativos
15105
14867
- 1,6%
Cursos de graduação
132
309
134,1%
Cursos de pós-graduação
476
704
47,9%
Mais ainda. As universidades têm recebido menos do que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O governo calcula o percentual de repasse após efetuar descontos indevidos, o que significa uma efetiva diminuição dos recursos. Sem as manobras contábeis do governo, o comprometimento com a folha de pagamento da USP passaria do patamar dos 90% (até maio de 2018) para o de 87%, permitindo a valorização dos salários.É inaceitável que não se veja movimento algum do Cruesp no sentido de defender o repasse devido às universidades.
Haverá uma reunião entre o Cruesp e o Fórum das Seis amanhã. Estaremos lá, unidos em um ato, pressionando o Cruesp a negociar e a se comprometer concretamente com uma política de recomposição de perdas salariais ainda este ano.
-
-
-
-
-
FLM 0592 TÓPICOS DO TEATRO 2018
Profa. Maria Sílvia Betti
AVALIAÇÃO FINAL
(06 pontos)
Tema único
The Zoo Story (1958), de Edward Albee, Interview, de Jean Claude Van Itallie (1965), e Dutchman (1965), de LeRoi Jones (Amiri Baraka), são peças de grande representatividade no que diz respeito às transformações que apresentam da forma dramática convencional para figurar questões históricas, políticas, culturais e comportamentais em seu contexto.
Que questões se encontram representadas nelas e por meio de que recursos expressivos?
Responda, comente e exemplifique com base nos textos das peças disponibilizados no Moodle. Use suas próprias palavras. Dê as fontes do material de pesquisa consultado.
Extensão: 2 a 4 laudas
PRAZO: 13 de agosto
Envie por email em arquivo doc ou pdf para introteatro2015@gmail.com exclusivamente em mensagem individual especificamente destinada a esse fim e identificada, no campo “assunto”, com o nome da(o) aluna(o), da disciplina e do turno.
-
-
-