Línguas Orientais
Ajuda com Pesquisar cursos
Fornecer ao aluno uma visão histórica da arte e cultura russas: do século XVIII ao século XX.
Propiciar a aquisição de estruturas da língua japonesa moderna, buscando desenvolver a habilidade para leitura e intelecção de textos.
O objetivo do curso é dar continuidade ao curso de Cultura I e possibilitar uma compreensão crítica da história árabe a partir dos primeiros sinais de crise do Islã e crescimento do poder da Europa. Questões centrais, como o enfraquecimento das regiões árabe-islâmicas, o surgimento de movimentos de reforma, contestação e modernização do Islã, serão abordadas dentro de uma perspectiva histórica.
Analisar a formação dos moviemntos de emancipação nacional palestina desde as suas origens, focando o período após a partilha da Palestina por decisão da Assembléia Geral da ONU em 1947. Definir o que a literatura histórica denomina a “questão palestina” e refletir sobre o desenvolvimento do movimento nacional palestino, desde as correntes do nacionalismo laico até os movimentos de caráter simultaneamente islâmico e nacional.
O curso visa prover o aluno dos elementos para uma análise crítica da realidade palestina ao longo do século XX. Sua cultura, política e sociedade serão abordadas mediante a discussão de textos de história e dos principais escritores e intelectuais palestinos contemporâneos, notadamente Ghassan Kanafani e Edward Said.
A disciplina aborda de maneira panorâmica a história dos árabes desde o período pré-islâmico ao final do califado abácida (1258), mas foca no advento e expansão do Islã, de 622 d.C. ao século X d.C. Ao analisar as questões centrais e momentos mais relevantes dessa história, atentamos para as análises dos diferentes autores trabalhados. 

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP