Programação

    • AVALIAÇÃO:

      PROVA I : Peso 3

      TRABALHO FINAL  (as notas serão individuais): Peso 3

      PBL (3 CASOS – 6 dias): Peso 2

      ** PBL/ IMPORTANTE: se o aluno faltar em uma das etapas do PBL, sua nota sofrerá diminuição de 80% da nota do grupo.

      RESUMOS DOS CAPÍTULOS (ENTREGAR IMPRESSO) + EXERCÍCIOS E CASOS REALIZADOS EM SALA DE AULA: média simples (Peso 2)


      # As notas do trabalho final são individuais, baseadas nas apresentações e especialmente nas avaliações feitas pelos membros do grupo (avaliação 360).

      # Notas de PBL (se faltou em uma das etapas (2 dias): diminuição de 80% da nota conseguida pelo grupo.


      Data da reavaliação: 13/12 as 20:50hs (SALA 19).

      Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas.



    • Prezados alunos,

      # Dia 11/10 teremos a apresentação da 2a. etapa do trabalho final.

      # Nesta fase o grupo deverá apresentar detalhadamente:

      - Análise de cargos; recrutamento e seleção; Treinamento e Desenvolvimento (ver abaixo).

      # Mudança: Avaliação de desempenho e Saúde e Segurança no Trabalho (apresentar somente na etapa final, a partir do dia 09/11).

      Segunda parte relatório:

      ## Proposição das soluções de RH para a empresa (redigir detalhadamente COMO serão desenvolvidas as políticas/ações de RH.

      ## Análise cargo: descrição (fig 4.4 pág 83/84) + especificação dos cargos; (fig 4.1 e 4.2 pág 75); (fig 4.3 pág 79/80);

      ## Processo de recrutamento e seleção – descrever os tipos de anúncios (quadro 5.2 pág 112); tipos de perguntas em entrevistas (fig 6.6 pág 145/146); exemplos de perguntas para entrevista (quadro 6.2 pág 152); descrever formulário de verificação de referência (fig 6.7 pág 156); etc ...

      ## Treinamento e Desenvolvimento (T&D) – detalhar o processo Addia de treinamento em cinco etapas (pág 175/194): fazer levantamento de necessidades de T&D; descrever o tipo de T&D que será recomendado (qtidade de funcionários, valor do T&D por funcionário, indicar fornecedores); descrever COMO/ONDE/PERIODICIDADE que será desenvolvido o programa de T&D; descrever as formas de avaliação da efetividade dos programas de T&D (pág 194-195).

      ATENÇÃO:

      A parte da Avaliação de Desempenho e Saúde e Segurança no Trabalho será apresentada na etapa final (a partir do dia 09/11).

      A partir do dia 09/11 (apresentação final dos trabalhos):

      ## Avaliação de Desempenho: descrever o ciclo de avaliação de desempenho(fig 8.2 pág 206/207); descrever como alinhar as metas da empresa com o desempenho dos colaboradores; indicar os métodos de avaliação de desempenho adequados à empresa (fig 8.3; 8.4; 8.5; págs210-218); indicar a periodicidade da avaliação de desempenho).

      ## Saúde e Segurança no trabalho: utilizar check list de inspeção de segurança (fig. 14.2 págs 390-392); desenhar mapa de risco da empresa (vide modelo STOA ou pesquisar na internet: mapa de risco)

      Irene.
    • Prezados alunos, 

      Seguem em anexo, as orientações para a apresentação oral, debate, critérios de avaliação.

      Seguem os modelos de relatórios parcial e final.

      Seguem em anexo, os formulários para avaliação do líder e dos membros (debates, membros e líder).


    • Objetivos:
      Melhorar grau de autonomia (pesquisa) e inovação para buscar soluções para os problemas
      Melhorar capacidade de argumentação; trabalho em grupo


    • Leitura do problema PBL 2. Fase de planejamento das pesquisas. Próxima aula: apresentar relatório final com slides de apresentação.

    • Utilizar esta aba para postar os slides e/ou mapeamento de processos (PBL).

    • Utilizar as instruções para elaboração das apresentações (3 etapas) e redação do relatório final.

  • CAP 3 - Estratégia e Análise de RH

    MATERIAL COMPLEMENTAR – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

    COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (4 VÍDEOS).

     

    VÍDEO 1: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS I

     

     

    VÍDEO 2: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS II

     

     

    VÍDEO 3: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS III

     

     

    VÍDEO 4: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS IV

     


  • CAP 4 - Recrutamento: análise e descrição de cargos, gestão de talentos

  • CAP 5 - Planejamento de Pessoal e Recrutamento

  • CAP 6 - Seleção de Funcionários

  • Lista Grupos - Trabalho Final

  • CAP 7 - Treinamento e Desenvolvimento de RH

  • CAP 7 - Treinamento e Desenvolvimento de RH

  • CAP 8 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

  • CAP 9 - Retenção de Pessoas, comprometimento e carreira

    • CARREIRA – exercício vivencial

      1.   Site O* Net – pesquisar áreas em administração

      https://www.onetonline.org/find/career?c=4&g=Go

      2.   Ler papel do funcionário na gestão de carreira (pág 235-236 / cap 9)

      3.   Analise suas inclinações/preferências relacionadas à carreira


      Perguntas:

      1.   O que sua pesquisa sugere sobre suas opções / preferências ocupacionais?

      2.   Quais são as perspectivas para estas áreas (profissão – administração)

      3.   Com base em suas perspectivas e suas preferências na profissão, trace um plano de carreira:

      a.   Trace um plano de carreira para si mesmo (uma página):

                                               i.    Inclua suas inclinações atuais de trabalho – preferências

                                              ii.    Objetivos de carreira (3 a 5 anos)

                                            iii.    Plano de ação (listar 4 ou 5 etapas de desenvolvimento para você avançar na carreira com base nos seus objetivos profissionais).

       


  • CAP 14 - GESTÃO DA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

  • Administração Global de RH - Questões especiais em ARH

    • Um modelo para resolução de conflitos

      Para potencializar o valor do modelo como uma ferramenta para resolução de conflitos, os primeiros passos incluem a descrição de várias e específicas estratégias de coordenação e facilitação que o pessoal de RH ou de Desenvolvimento Organizacional pode usar na implementação. Um elemento crucial para a aplicação das estratégias e para alcançar os objetivos do modelo de resolução de conflito como um todo é a criação de um efetivo time bicultural de treinadores e facilitadores, nesse caso constituindo-se de japoneses e norte-americanos.

      (...)

      Reflexões Importantes:

      1 – Identificar o Problema

      2 – Clarificar o Problema para ambos os lados

      3 – Investigar diferenças culturais

      4 – Modelo de Resolução dos Conflitos

      5 – Disseminação do conhecimento (solução do conflito) dentro da organziação



  • RH e SUSTENTABILIDADE - ARTIGOS

  • RH e SUSTENTABILIDADE

  • Material Prova 2