Programação
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AVALIAÇÃO:
PROVA I : Peso 3
TRABALHO FINAL (as notas serão individuais): Peso 3
PBL (3 CASOS – 6 dias): Peso 2
** PBL/ IMPORTANTE: se o aluno faltar em uma das etapas do PBL, sua nota sofrerá diminuição de 80% da nota do grupo.
RESUMOS DOS CAPÍTULOS (ENTREGAR IMPRESSO) + EXERCÍCIOS E CASOS REALIZADOS EM SALA DE AULA: média simples (Peso 2)
# As notas do trabalho final são individuais, baseadas nas apresentações e especialmente nas avaliações feitas pelos membros do grupo (avaliação 360).
# Notas de PBL (se faltou em uma das etapas (2 dias): diminuição de 80% da nota conseguida pelo grupo.
Data da reavaliação: 13/12 as 20:50hs (SALA 19).
Estará apto a efetuar a prova de reavaliação o aluno que tiver como média final na disciplina uma nota igual ou superior a três (3,0) e inferior a cinco (5,0), e tiver, no mínimo, 70% (setenta por cento) de freqüência às aulas.
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Prezados alunos,
# Dia 11/10 teremos a apresentação da 2a. etapa do trabalho final.
# Nesta fase o grupo deverá apresentar detalhadamente:
- Análise de cargos; recrutamento e seleção; Treinamento e Desenvolvimento (ver abaixo).
# Mudança: Avaliação de desempenho e Saúde e Segurança no Trabalho (apresentar somente na etapa final, a partir do dia 09/11).
Segunda parte relatório:
## Proposição das soluções de RH para a empresa (redigir detalhadamente COMO serão desenvolvidas as políticas/ações de RH.
## Análise cargo: descrição (fig 4.4 pág 83/84) + especificação dos cargos; (fig 4.1 e 4.2 pág 75); (fig 4.3 pág 79/80);
## Processo de recrutamento e seleção – descrever os tipos de anúncios (quadro 5.2 pág 112); tipos de perguntas em entrevistas (fig 6.6 pág 145/146); exemplos de perguntas para entrevista (quadro 6.2 pág 152); descrever formulário de verificação de referência (fig 6.7 pág 156); etc ...
## Treinamento e Desenvolvimento (T&D) – detalhar o processo Addia de treinamento em cinco etapas (pág 175/194): fazer levantamento de necessidades de T&D; descrever o tipo de T&D que será recomendado (qtidade de funcionários, valor do T&D por funcionário, indicar fornecedores); descrever COMO/ONDE/PERIODICIDADE que será desenvolvido o programa de T&D; descrever as formas de avaliação da efetividade dos programas de T&D (pág 194-195).
ATENÇÃO:
A parte da Avaliação de Desempenho e Saúde e Segurança no Trabalho será apresentada na etapa final (a partir do dia 09/11).
A partir do dia 09/11 (apresentação final dos trabalhos):
## Avaliação de Desempenho: descrever o ciclo de avaliação de desempenho(fig 8.2 pág 206/207); descrever como alinhar as metas da empresa com o desempenho dos colaboradores; indicar os métodos de avaliação de desempenho adequados à empresa (fig 8.3; 8.4; 8.5; págs210-218); indicar a periodicidade da avaliação de desempenho).
## Saúde e Segurança no trabalho: utilizar check list de inspeção de segurança (fig. 14.2 págs 390-392); desenhar mapa de risco da empresa (vide modelo STOA ou pesquisar na internet: mapa de risco)
Irene. -
Prezados alunos,
Seguem em anexo, as orientações para a apresentação oral, debate, critérios de avaliação.
Seguem os modelos de relatórios parcial e final.
Seguem em anexo, os formulários para avaliação do líder e dos membros (debates, membros e líder).
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Objetivos:Melhorar grau de autonomia (pesquisa) e inovação para buscar soluções para os problemas
Melhorar capacidade de argumentação; trabalho em grupo -
Leitura do problema PBL 2. Fase de planejamento das pesquisas. Próxima aula: apresentar relatório final com slides de apresentação.
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Utilizar esta aba para postar os slides e/ou mapeamento de processos (PBL).
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Utilizar as instruções para elaboração das apresentações (3 etapas) e redação do relatório final.
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MATERIAL COMPLEMENTAR – GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS (4 VÍDEOS).
VÍDEO 1: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS I
VÍDEO 2: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS II
VÍDEO 3: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS III
VÍDEO 4: COMO IMPLEMENTAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS IV
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Ler o exercício.
Fazer o exercício em sala de aula.
Apresentação em sala de aula (eleger relatores para os grupos).
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Pesquisar os programas que estas Universidades oferecem para apoio pedagógico e de formação continuada aos professores.
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CARREIRA – exercício vivencial
1. Site O* Net – pesquisar áreas em administração
https://www.onetonline.org/find/career?c=4&g=Go
2. Ler papel do funcionário na gestão de carreira (pág 235-236 / cap 9)
3. Analise suas inclinações/preferências relacionadas à carreira
Perguntas:
1. O que sua pesquisa sugere sobre suas opções / preferências ocupacionais?
2. Quais são as perspectivas para estas áreas (profissão – administração)
3. Com base em suas perspectivas e suas preferências na profissão, trace um plano de carreira:
a. Trace um plano de carreira para si mesmo (uma página):
i. Inclua suas inclinações atuais de trabalho – preferências
ii. Objetivos de carreira (3 a 5 anos)
iii. Plano de ação (listar 4 ou 5 etapas de desenvolvimento para você avançar na carreira com base nos seus objetivos profissionais).
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Trabalho final: Elaborar mapa de risco da empresa estudada, conforme modelo.
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Um modelo para resolução de conflitos
Para potencializar o valor do modelo como uma ferramenta para resolução de conflitos, os primeiros passos incluem a descrição de várias e específicas estratégias de coordenação e facilitação que o pessoal de RH ou de Desenvolvimento Organizacional pode usar na implementação. Um elemento crucial para a aplicação das estratégias e para alcançar os objetivos do modelo de resolução de conflito como um todo é a criação de um efetivo time bicultural de treinadores e facilitadores, nesse caso constituindo-se de japoneses e norte-americanos.
(...)
Reflexões Importantes:
1 – Identificar o Problema
2 – Clarificar o Problema para ambos os lados
3 – Investigar diferenças culturais
4 – Modelo de Resolução dos Conflitos
5 – Disseminação do conhecimento (solução do conflito) dentro da organziação
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Ler/estudar os artigos sobre Rh e Sustentabilidade.
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Ler os textos (arquivos 1, 2 , 3 )
Desenvolver o exercício (arquivo 4)
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