Topic outline

  • aula 01 - 02 e 03/08/17

    Prezad@s Estudantes,

    Bem vind@s ao curso de Genética e Questões Socioambientais (LGN 478 e LGN 479).

    Na primeira aula pretendemos introduzir a disciplina. Para tanto realizamos:

    - uma discussão sobre a interação dos seres humanos com o ambiente mediada por suas tecnologias. Lemos o texto "Fala que a máquina te escuta" de Ronaldo Lemos, publicado na Folha de São Paulo em 22/06/2015.  (arquivo de apoio desse e demais textos: anexados). 

    - assistimos ao documentário: Surplus - aterrorizados pelo consumo, de Erik Gandini, de 2003 (pode ser facilmente localizado no youtube), discutindo seus conteúdos

    - discutimo os slides de apresentação da disciplina (arquivo de apoio anexado)

    O cronograma de atividades da disciplina foi colocado no quadro de avisos dessa página.

    Também estão anexados a essa mensagem outros artigos de leitura complementar opcional, com temas de interesse relacionado.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 02 - 09 e 10/08/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula programamos iniciar o estudo da Ilha de Páscoa.

    Deveremos assistir ao filme Rapa Nui que ilustra o colapso da civilização originalmente estabelecida nessa ilha.

    Segue anexado arquivo de apoio a essa aula.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 03 - 16 e 17/8/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula concluimos nossa revisão sobre os pascoences e iniciamos nossos estudos sobre o povo Maia. 

    Para tanto, assistimos (ou começamos a assistir) a pelo menos um documentário(*) sobre esse povo.

    Os slides de apoio estão anexados à presente mensagem.

    Seguem também artigos complementares(**) para enriquecer a breve dissertação por escrito a ser elaborada no início da próxima aula.

    Cordialmente,

    SMGM

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    * assistimos em sala a pelo menos um dos documentários listados abaixo:

     - Latest Mystery of Maya Civilization - National Geographic Documentary, 2016

    - Mundos Perdidos: Palenque, a metrópole dos Maias. History Channel (2006)

    - Massacre Real Maia (Royal Maya Massacre) - National Geographic Special

    Recomendados também:

    - "Construindo um império - os maias" ( 44 min, History Channel), que aborda com maior ênfase aspectos da tecnologia material da civilização Maia.

    - Apocalypto - Mel Gibson - sobre o final da civilização maia

    -  - Lost Kingdom of the Maya - National Geographic Society, 1993.

    ** O arquivo complementar anexado contendo o trabalho: O povo dos céus e suas profecias. Os maias e sua escatologia – um breve estudo comparado, de Leandro Gama e Silva de Omena é um capítulo do livro Perspectivas Históricas de uma mesma América, organizado por Graciela Bonassa Garcia.

    O livro completo está disponível no formato digital em:

     


  • aula 04 - 23 e 24/08/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula:

    Concluímos o segundo vídeo selecionado para assistirmos em aula.

    Discutimos a situação socioambiental dos colapsos maias (arquivo de slides já anexado a aula anterior)


    Na turma do diurno:

    - concluimos nosso estudo da Introdução à Questão dos Resíduos Agroindustriais (arquivo aula 1).

    [Usamos slides de apoio (já anexados à primeira aula) e anexamos vários artigos e textos, com diferentes enfoques (anexados a esta aula) para complementar conteúdos sobre a questão dos resíduos agroindustriais e de aula adiante (de Ecotoxicologia e Genotoxicidade e seminário sobre substâncias produzidas ou deslocadas pelos seres humanos, mas que já podem ir sendo lidos, conforme área de interesse do estudante).]


    SMGM


  • aula 05 - 30 e 31/817

    Prezad@s Estudantes:

    Nessa aula tivemos a apresentação dos seminários sobre: 

    - destruição ou perda de hábitats naturais, 

    - destruição ou perda de fontes de alimentos selvagens, 

    - destruição ou perda de biodiversidade  e 

    - destruição ou perda de solos 

    os arquivos das duas turmas encontram-se anexados a esta mensagem em pastas distintas. Todos podem ser utilizados pelas duas turmas para a realização da prova. 

    Na turma do diurno (dia14/9 veremos no noturno):

    - Discutimos o artigo de Joshua Meyrowitz sobre Media Ecology e as narrativas de mundo: poder, prazer e padrões (slides e artigo anexados).

    A PROVA 1A foi apresentada e discutida em sala e o aquivo está anexado a esta mensagem.

    Esta prova deverá ser feita como atividade extraclasse, individual ou em duplas ou em trios. Deverá ser devolvida pela turma do diurno no dias 20/09/17 EM PAPEL e entregue EM MÃOS, no horário de aula, à professora.

    Para a resposta à questão apresentada, devem ser abordados os conteúdos discutidos desde a primeira aula como o documentários Surplus ou a Hello Barbie e demais textos complementares (escolham dois ou três entre as diferentes aulas) e o arquivo de introdução à questão dos resíduos agroindustriais, como também os slides e documentários de Páscoa e Maias. De acordo com a prova anexada, o conteúdo de cada um dos seminários deverá ser analisado conforme as narrativas de mundo identificadas por Meyrowitz no contexto da Media Ecology.

    Conteúdos adicionais eventualmente acrescentados pelos estudantes, podem e devem ser utilizados também. Lembrem apenas de colocar as referências, a fonte de toda informação utlizada.

    Ressalto ser essa prova um trabalho de dissertação e reflexão, não um exercício de respostas diretas nem de cópia de slides ou de texto dos colegas.

    Um cordial abraço, bom feriado,

    Silvia

    PS: aos que desejarem obter mais informações sobre aterros sanitários, aterros controlados e "lixões", seguem links que podem ser acessados no you tube:

    Aterro Sanitário - 

    aterro sanitário x lixão - 

    aterro controlado o que é e como funciona - 





  • aula 06 - 13 e 14/09/17

    Prezad@s Estudantes,


    Na primeira semana de aula após o feriado de 7 de setembro,

    A turma do diurno:

    assistiu ao documentário: Mundos Perdidos - Os vikings

    assistiu a palestra de Flaviane Malaquias sobre Diversidade Genética de Milho nas Terras Baixas da América do Sul (arquivo de resumo da pelestra está entre os resumos da turma 479 na aula passada).

    A turma do noturno:

    Reviu o arquivo sobre as narrativas de mundo identificadas por Meyrowitz, o arquivo da prova (ambos anexados à aula passada) e completamos o arquivo de "vocabulário" e conceitos (anexado à aula 01).

    Abs,

    SMGM 

  • aula 07 - 20 e 21/09/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula prosseguimos nossos estudos sobre os vikings.

    Filmes complementares comentados: 

    Os vikings (com Kirk Douglas, um "clássico" de 1958) e 

    Desbravadores: sobre um ataque viking à América do Norte


    Segue anexado arquivo sobre os vikings nas ilhas do Mar do Norte.

    Seguem anexados também artigos, livros e dissertação complementares sobre os vikings, bem como arquivo contendo nosso livro texto.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 08 - 27 e 28/917

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula houve  apresentação dos seminários com os seguintes temas:

    .Limites de Capacidade Fotossintética

    .Limites de Água Potável

    .Limites de Energia

    Finalizamos também nossos estudos em sala sobre os vikings, abordando a colônia da Groelândia (e a vinlândia, na 479).

    Em ambas as turmas foi apresentada e discutida a  prova 1B. A devolução da prova estava prevista para a semana seguinte à Luiz de Queiroz. Mas, o argumento de que é importante vocês verem primeiro seu desempenho na prova 1A antes de me entregar a 1B, levou a um adiamento: as provas deverão ser entregues então em 25 e 26/10/17 - não deixem para a última hora! Façam as provas e apenas complementem ou modifiquem o que considerarem necessário após verem os resultados da prova 1A.

    Os arquivos correspondentes serão todos anexados à presente mensagem.

    Há também, para apoiar a prova, um artigo sobre migrações contemporâneas que pode ser acessado no link abaixo:

    ou em pasta complementar à presente mensagem.

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 09 - 04 e 05/10/2017

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula:

    - avançamos em nossos estudos de Media Ecology, discutindo o livro "Tecnopólio" de Neil Postman.

    Seguem anexados os slides de apoio a essa aula.

    - assistimos ao TED Talk sobre o porque das sociedades colapsarem, com Diamond

    Um cordial abraço,

    Silvia



  • aula 10 - 18 e 19/10/2017

    Prezad@s Estudantes:

    Iniciamos nossos estudos de sociedades contemporâneas e seus problemas socioambientais.

    Abordanmos a Austrália histórica e contemporânea.

    Também começamos a assistir ao documentário Ouro Azul, sobre a privatização da água no mundo contemporâneo. (Este documentário pode ser facilmetne localizado no youtube, digitando-se apenas o título: "Ouro Azul").

    Seguem anexados arquivos de apoio com slides sobre a Austrália.

    Também estão anexados materiais complementares providenciados pela agoradoutora Débora Casagrande Santos, com dados adicionais sobre a austrália e dois documentos produzidos sobre seus problemas e questões socioambientais contemporâneas.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 11 - 25 e 26/10/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula estudamos as questões socioambientais da China.

    Segue anexado arquivo de apoio sobre a China usado em aula e vários arquivos complementares abarcando temas desde economia a comportamento sexual, com focos a serem escolhidos conforme o interesse dos estudantes para sua reflexões.

    Além desses, mais dois podem ser acessados mais dois, digitando em algum buscador os títulos:

    - China acaba com a política do filho único e permitirá 2 crianças por casal (G1 - 29-10-2015)

    - Idade de aposentadoria expõe divisão na China (Estadão - 9-9-2013)

    Bons estudos!!

    Cordialmente,

    Silvia

     

  • aula 12 - 01 e 09/11/17

    Prezad@s Estudantes,

    O tema dessa aula é Ecotoxicologia e Genotoxicidade.

    Segue anexado arquivo de apoio e sete outros arquivos complementares para auxiliar nas reflexões dos estudantes.

    Davi D'Lippi, estudante da 4a feira enviou um link de artigo importante:

    Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos, diz estudo

    https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2017/10/30/bicarbonato-de-sodio-retira-ate-96-dos-agrotoxicos-de-frutas-e-legumes.htm

    Cordialmente,

    Silvia


  • aula 13 - 08 e 16/11/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula abordamos o tema "Ciência, Tecnologia e Ética".

    Segue arquivo de apoio anexado.

    Assistimos também ao documentário:

    "Futuro Roubado", disponível no youtube.

    Cordialmente,

    SMGM

  • aula 14 - 22 e 23/11/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula abordamos alguns aspectos da relação Empresas, Sociedade e Ambiente. Segue arquivo anexado.

    Também apresentamos e discutimos as questões da a próxima prova escrita. 

    A PROVA FINAL ESTÁ ANEXADA A ESSA AULA.

    Todos os seminários, mesmo os já apresentados estão ou serão anexados à próxima aula.

    Cordialmente,

    SMGM


  • aula 15 - 29 e 30/11/17

    Prezad@s Estudantes,

    Nessa aula vimos as apresentações de seminários, que serão todos anexados a essa aula no STOA.

    (mesmo os dois da 478 apresentados na semana anterior e alguns complementares!)

    No seminário sobre "Produtos Químicos Tóxicos" da turma 478, a equipe iniciou a apresenteção com a exibição de um esquete do "Porta dos Fundos" chamado "Saudável". Vale ver.   

    Há ainda um arquivo complementar de apoio à nossa discussão, que aborda tratamentos de resíduos agroindustriais e alguns outros temas e está anexado a essa aula.

    Cordialmente: boa prova a tod@s!!

    SMGM


  • aula 16 - 07/12/16

    Prezados Estudantes,

    Nesta aula deverá ser entregue a prova à professora, em sala, em mãos e esclarecidas dúvidas remanescentes.

    Ambas as classes solicitaram adiar a entrega da prova respectivamente do dia 30/11 e 01/12 para o dia 07/12. Desse modo, para ambas as classes, a prova final será recebida dia 07/12/16 entre 8h00-9h40 no anfiteatro da genética.

    Quem quiser ou precisar entregar ANTES poderá fazê-lo desde que em mãos da professora, ou dos monitores Pedro e Diones. Telefone para contato: 3429-4125 ramal 31 (sala Silvia) ou ramal 32 (lab).

    Ao responder às questões propostas, tenham em mente a importância de fazer essa prova para consolidação do aprendizado dos conteúdos e reflexões decorrentes da disciplina, sobre Genética e Questões Socioambientais!! 

    Lembrem: não haverá aulas nos dias 30/11/16 e 01/12/16 e sim entrega da prova dia 07/12/16.


    Cordialmente,

    SMGM

  • Notas, médias e frequências

    Prezad@s estudantes,

    Segue anexado arquivo com notas, médias e frequências.

    Favor conferir antes de serem lançados no Júpiter.

    Cordialmente,

    SMGM