Programação
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Prezad@s Estudantes das disciplinas LGN 320 e 321 Ecologia Evolutiva Humana,
Bem vind@s ao semestre!!
Segue anexado a essa mensagem arquivo com o cronograma do curso discutido em sala de aula, na primeira aula:
- dia 08/03/2017 para a turma do diurno, 4a feira - 8h00 - LGN 320 - prédio Gurgel
- dia 09/03/2017 para a turma do noturno, 5a feira - 19h00 - LGN 321 - prédio Gurgel
Forte e cordial abraço a tod@s,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Bem vind@s ao curso de Ecologia Evolutiva Humana.
Em nossa primeira aula discutimos o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CURSO, que se encontra no Fórum de Notícias e discutimos o sistema de avaliação da disciplina. O acordo com a classe da manhã define para esta que: as provas escritas são obrigatórias; o trabalho semestral escrito e/ou apresentação são opcionais. A cada aula, no início haverá uma breve avaliação referente ao conteúdo da aula anterior. Os pontos obtidos nessas avaliações poderão elevar a média final em até 10%.
Também trabalhamos com o arquivo de apoio anexado a essa aula, sobre o tema INTRODUÇÃO À ECOLOGIA HUMANA.
Seguem anexados também, arquivos com textos para leitura recomendada, complementar às aulas iniciais.
Além dos slides de apoio à aula, a principal recomendação de leitura para a graduação é o trabalho:
Molina; Lui; Piva-Silva Ecologia Humana como referencial teórico e metodológico para Gestão Ambiental. OLAM (Rio Claro), 7(2): 19-40, 2007.
Um bom semestre a tod@s nós!!
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Em nossa segunda aula começamos nossa revisão de conceitos e processos ecológicos básicos.
Segue anexado arquivo de apoio com que trabalhamos nessa aula.
Segue também texto de apoio de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) o qual relaciona conceitos estudados em aula à questão do consumo urbano de água no Brasil.
Carmo, Dagnino, Johansen Transição demográfica e transição do consumo urbano de água no Brasil. R. Bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n.1, p. 169-190, jan./jun. 2014.
E: http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/
A questão do início da próxima aula relacionará o conteúdo dos slides até o conceito de cidade às dez primeiras páginas do artigo de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) e ao pequeno artigo da revista Exame cujo link está acima.
Durante essa aula também começaremos a assistir ao documentário de Sebastião Salgado: O Sal da Terra.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Na terceira aula concluimos o trabalho com o arquivo iniciado na aula anterior, revendo conceitos e processos ecológicos básicos.
Assitimos ao breve documentário:
http://www.updateordie.com/2016/06/11/pessoas-se-emocionando-com-sua-real-origem-atraves-do-dna/
e terminamos de assistir ao documentário de Sebastião Salgado: O sal da Terra.
A questão do início da próxima aula abrangerá uma reflexão sobre esses conteúdos acima descritos e das páginas 11 a 18 do artigo de Carmo, Dagnino e Johansen (2014) anexado à aula passada
Um cordial abraço,
SMGM
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Prezad@s Estudantes,
Nesta aula avançamos em nossa revisão de conceitos e processos ecológicos e evolutivos aplicados a populações humanas. Segue anexado o arquivo de apoio.
Deveremos também assistir ao documetnário "Vale dos Esquecidos" de Maria Raduan (2011).
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Finalizamos nessa aula nossa revisão de conceitos de evolução e fizemos uma breve revisão de paleologia.
Os arquivos de apoio encontram-se anexados.
A turma do dia começou a assistir ao documentário "Vale dos Esquecidos" e a turma da noite concluiu.
Para a questão inicial da próxima aula estão indicados abaixo links para complementar e atualizar informações sobre a situação do "Vale dos Esquecidos":
Com relação à situação de conflitos de terra no Mato Grosso, embora tenha se anunciado o fim dos conflitos, com a devolução oficial das terras aos Xavantes e expulsão dos posseiros (Estadão – 5/4/2013)
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,apos-20-anos-de-conflito-terras-no-norte-do-mt-sao-devolvidas-a-indios-xavantes,1017533
Conflitos ocorreram após essa data:
Por outro lado, atividades integradas de recomposição da área e não apenas conflitos ocorrem na região:
Bem como continua a interação com um dos grandes fazendeiros locais (2014):
http://www.agenciadanoticia.com.br/xingu/noticias/exibir.asp?id=3404¬icia=pecuarista_americano_quer_tornar_indios_da_maraiwatsede_em_grandes_fazendeiros
----------------------------Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Prezad@s,
Nesta aula revimos a evolução hominínia em seus aspectos principalmente de biologia e morfologia, bem como possível árvore filogenética. Também assistimos a entrevista com o prof. Valter Neves do IB/USP.
(Arquivo de apoio anexado)
Um cordial abraço,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nesta aula abordamos o estudo sobre evolução hominínea com ênfase na expansão do gênero Homo e em aspectos culturais.
O arquivo de apoio encontra-se anexado à presente mensagem.
Assistimos também à primeira parte do documetnário Walking with Caveman .
Um cordial abraço,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nesta aula, complementamos o estudo da pré-história brasileira e iniciamos nosso estudo das estratégias alimentares humanas do ponto de vista da Ecologia (arquivo de apoio anexado).
Está anexada a essa aula também a primeira prova escrita que deverá ser devolvida em 17 e 18/05, respectivamente para o diurno e noturno.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula concluimos nossos estudos sobre estratégias de forrageio, apresentando exemplos de aplicação da teoria no estudo da ecologia alimentar de humanos na América do Sul.
Em seguida, iniciamos o estudo de Ecologia Cultural em sua interface com a Ecologia Evolutiva Humana. Estudamos modos de produção e modelos de subsistência.
Os arquivos de apoio estão anexados.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula estudamos a interface da Ecologia Evolutiva Humana com a Ecologia Cultural: com ênfase nos sistemas de parentesco e residência e como esses se relacionam com os modos de produção.
O arquivo de apoio utilizado já foi anexado à aula passada.
Assitimos ao documentário "Camelos também choram", o qual será utilizado na questão do início da próxima aula. Seguem abaixo alguma informações relevantes ao nosso contexto de estudos, relacionadas a este documentário. Muito mais informações podem facilmetne ser encontradas na internet.
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O documentário Camelos Também Choram, de 2003 (vários prêmios além de indicação para o Oscar), foi o “TCC” de seus diretores: Byambasuren Davaa (descendente de pastores mongóis) e Luigi Falorni (italiano). Ambos pretendiam registrar a vida desse modo de produção e modelo de subsistência tão antigo entre humanos. Tudo que foi registrado de fato ocorreu enquanto estiveram entre os pastores.
O documentário foi inteiramente realizado no deserto de Gobi na Mongólia, onde enfrentaram tempestades de areia que manteve a equipe de filmagens dentro de abrigos por dias e dias seguidos.Os pastores nômades filmados lutam com muitas dificuldades além dessas tempestades, como o risco de lobos das estepes devorarem os animais recém-nascidos e o êxodo de jovens. Foi necessária ajuda do governo mongol para localizarem uma família que reunisse quatro gerações ainda vivendo juntas e trabalhando no pastoreio de modo tradicional.
Janchiv, o patriarca da família, embora ouça rádio, se opõe a inovações como a televisão. Ugna, o pequeno menino que vai ao Centro Aimak deseja trazer a TV para o convívio da família. Seu irmão mais velho, Dude, já foi estudar na cidade, mas solicitou retornar ao convívio da família, decidindo-se por ser pastor e não assumir outra profissão.
O ritual HOOS cantado por Odgoo reflete o saber tradicional daquele grupo humano, no trato com animais, e também possui correlatos com outros sons associados a outros animais, como ovelhas.
O próprio instrumento musical tradicional, chamando Morin Khuur, uma rabeca de duas cordas, emite som extremamente parecido com o som dos camelos e é ensinado no Centro Aimak, juntamente com músicas ocidentais tocadas em um instrumento ocidental, como o piano e danças ocidentais. Também se constata que o próprio centro Aimak conter elementos da vida urbana ocidental entrelaçados no cotidiano com elementos tradicionais do local.Observamos ainda, evidenciadas nos nomes do elenco, a estrutura familiar e as relações de parentesco no grupo de pastores:
Os mais idosos: Janchiv Ayurzana e Chimed Ohin
A segunda geração: Amgaabazar Gonson e Zeveljamz Nyam
Da terceira geração: Ikhbayar Amgaabazar e Odgerel Ayusch (“Odgoo”)
Da quarta geração os filhos:
Enkhbulgan Ikhbayar – Dude – que já estudou na cidade e retornou
Uuganbaatar Ikhbayar – o pequeno Ugna que deseja uma TV
Guntbaatar Ikhbayar – “Guntee”, a menininha que chora bastante durante as filmagens e em diversas cenas fica amarrada pela cintura dentro da habitação (yurta)
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Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s,
Nessa aula abordamos:
- conteúdos sobre sistemas de parentesco
- o importante assunto da Territorialidade
- Etnociências, com o destaque da metodologia qualitativa para a coleta de dados.
Os dois primeiros itens já constam em arquivo anexado em aula anterior.
O arquivo referente a etnociências encontra-se anexado à presente mensagem.
Também está anexado um breve arquivo complementar de leitura opcional, sobre os Tipos Psicológicos, de acordo com Jung. Para os que desejarem identificar o próprio tipo psicológico de acordo com essa teoria, o site inspiira.org (dois "is" no inpiira) oferece um teste gratuito de boa qualidade.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula concluimos nossa revisão sobre etnociências e aprofundamos o tema da pesquisa qualitativa em etnociências.
Segue arquivo de apoio anexado.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula abordamos a evolução das visões da antropologia sobre a interação humanos-ambientes e vimos imagens associadas à antorpológica ecológica em um arquivo complemetnar (interfaces-1, que também contém outros assuntos complementares que podem ser empregados em estudos de ecologia humana).
Em um segundo momento vimos a sociobiologia em sua versão da década de 70 do século XX e em seguida, em sua versão revista.
Seguem os arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula deveremos rever a interação genes cultura como um processo coevolutivo e abordar brevemente a psicologia evolutiva (esta no arquivo interfaces-2; também estão nesse arquivo os tópicos complementares, de leitura recomendada: percepção ambiental e psicologia ambiental).
Há também um arquivo sobre epigenética. Em aula veremos fragmento de palestra com vários exemplos e explicações sobre o tema. No arquivo anexado haverá mais exemplos e uma comparação entre a visão convencional da biologia evolutiva e as modificações nessa visão em face da epigenética.
Os arquivos de apoio encontram-se anexados à presente mensagem.
Veremos ainda nessa aula, a segunda prova teórica. Ela e dois arquivos a serem utilizados na prova também estão anexados à presente mensagem.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Nessa aula pretendemos abordar os temas Biologia Cultural e Media Ecology.
Os arquivos de apoio estão anexados à presente mensagem.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Pretendemos nessa aula, assistir a um filme significativo no contexto da ecologia humana para facilitar a integração de conhecimentos estudados ao longo do curso - e usar como tópico de exemplos e discussões na 2a prova teórica.
Brincando no Campos do Senhor - de Hector Babenco.
Cordialmente,
Silvia
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Prezad@s Estudantes,
Seguem anexadas a essa mensagem as notas parciais, e também médias e frequências as serem lançadas no sistema Júpiter.
Qualquer dúvida, por favor, usem o email: silvia.maria@gmail.com
Att.
SMGM