Programação
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Prezados,
Outro assunto de máxima importância é o corte de recursos para a Ciência e Tecnologia no Brasil, imposta por este governo golpista e impopular. Por favor, leiam e divulguem.
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Prezados estudantes,
Seguem em anexo dois documentos: os programas/cronogramas de curso (e bibliografia) da disciplina EDF 120 História da Educação II. Cada um serve a uma das turmas, pois contém as datas de realização dos encontros, embora a sequência seja inteiramente igual. Tenham sempre o respectivo programa em mãos, impresso ou em dispositivos móveis para acompanhar o desenvolvimento do curso. Neste semestre, considerando a necessidade de evitar desperdício de recursos da faculdade, bem como de papel, não entregarei cópias impressas destes programas. Na aula de hoje, farei a projeção deles no data-show, para que acompanhem.
Outra coisa: contem com a duração desta primeira aula (dia 2; dia 3) até o horário costumeiro (por volta das 10:30), pois já teremos abordagem de conteúdo (ação educativa dos jesuítas). Quem quiser e puder se adiantar, pode assistir ao vídeo que postei no ambiente, com um eminente professor português.
Abraços,
Bruno
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Dica: assistam antes da primeira aula
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Diálogo de Manuel da Nóbrega, utilizado como documento histórico em nossa aula sobre a ação educativa dos jesuítas na América Portuguesa.
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Em seu livro Contrapunto cubano del tabaco y del azúcar, publicado em 1940, Ortiz [1881-1969], ao pensar a cultura cubana, acaba por cunhar esse conceito de transculturação, depois apropriado por muitos críticos literários, antropólogos e historiadores. O conceito carrega uma ideia, com a qual eu concordo, muito importante para se pensar a América Latina. Durante muito tempo se afirmou que a cultura europeia foi imposta a nós, aos povos que aqui viviam antes dos europeus chegarem e, depois, a aqueles que viviam nas colônias. A cultura europeia teria sido transposta e imposta aqui. O que sobrou teria sido apenas a aceitação. O resultado dessa aceitação seria a cópia. Ortiz disse que não se pode pensar – e ele está falando de Cuba – em uma simples imposição de fora para dentro, mesmo em uma sociedade estruturada em torno da escravidão. Na visão dele, aqui e lá se criou uma cultura muito particular e os europeus não ficaram imunes ao meio em que viviam, incluindo a cultura africana. É uma via de mão dupla. Há uma questão de poder e a Europa ganhou a língua, a religião, mas é preciso entender essas relações que se dão em todos os níveis, como ele diz, desde o econômico até o sexual. Aquilo que se estuda naquele ambiente societário é uma transculturação, sofre mutações e é repensado. Do meu ponto de vista é algo que segue fazendo sentido. (Maria Ligia Prado, 2017).
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Em anexo, documento sobre aulas régias em Pernambuco no século XVIII. In: CARVALHO, L. R.
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Prezados,
Segue em anexo cópia PDF do texto-base para a aula da próxima semana (Pombalismo).
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Prezados estudantes,
Segue aqui um texto curto e bem interessante sobre a secularização da escola, por Pombal, de que tratamos na última aula. Aproveito para avisar que o link para o texto on line "Rico aprende em casa" não está mais disponível. Como não tenho cópia digital que possa disponibilizar, restará o recurso ao xerox. Mas o texto é bem curto, e não custará caro.
Abraços,
Bruno
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Em anexo, cópia em PDF do texto de aula.
Bruno.
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Para trabalho em grupo, a ser realizado em sala.
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Recortes de jornais do século XIX
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Bom dia,
Consegui hoje uma cópia digital do texto Rico aprende em casa, de Maria Celi Vasconcelos, para nossa próxima aula. O texto de Ina Von Binzen já está no xerox. Mas este que anexei é o mais fundamental; o outro leremos juntos em sala. Não se esqueçam de levar a página com os anúncios de jornais, que estão neste mesmo tópico do STOA, pois trabalharemos em sala com ele.
Abraços e até,
Bruno.
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Texto-base da aula sobre Educação e Civismo/ABE.
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MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf
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Vídeo sobre a Faculdade de Direito, que veremos na aula de hoje.
Abraços,
Bruno.
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Para as aulas de 27-28/9.
Abraços,
Bruno.
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estudantes,
Seguem em anexo os documentos de leitura e porte obrigatório no seminário do Prof. Dr. Ivanilson B. da Silva, que será realizado em nosso curso EDF 120.
Abraços
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Estudantes,
Segue o artigo para leitura.
Bruno.
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Estudantes,
Documento histórico sobre Maçonaria em SP.
Abraços,
Bruno.
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Pessoal,
Importante exposição no Museu da Resistência.
Conferir.
PS: fui à Exposição do Di Cavalcanti, na PInacoteca, e recomendo a todos!
Abraços
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Estudantes,
Atendendo a pedidos, segue em anexo um artigo acadêmico sobre o método intuitivo, assunto desta semana em nosso curso.
Abraços
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Estudantes,
Em anexo, convite para participação na conferência de abertura do VI Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações, que coordeno. Em breve, informarei a programação completa dos dias 7 e 8 (matutino e vespertino), com as mesas redondas.
Não é preciso fazer inscrição antecipada, e será conferido certificado a quem cumprir até metade das horas.
Para quem tem interesse em História da Educação e para quem deseja prestigiar.
Obrigado e abraços,
Bruno.
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Cartaz, referente à dica que na semana passada deixei nos recados.
Abraços
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Vídeo aula sobre República Velha. Para a nossa aula de 23/11, veremos a parte final (a partir de 20'46"), apenas para relembrar a Revolução de 1930.
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