Programação
-
Apresentação do curso e atividade em grupo.
-
Tema: Democratização do ensino e Avaliação Escolar
-
Tema: Realismo Platônico e Educação
-
Tema: Filosofia da Linguagem e Educação
Texto: AGOSTINHO, Santo. O Mestre. São Paulo: Landy, 2002. Capítulos I, II, III e XIV.
Observação: O texto encontra-se na xerox. -
Semana da Pátria. Não haverá aula.
-
Tema: Filosofia da Linguagem e Educação II
-
Tema: Filosofia da Ciência e Aprendizado
Texto: HANSON, Norwood Russell. Observação e interpretação. In: MORGENBESSER, Sidney (org). Filosofia da ciência. São Paulo: Cultrix/Edusp, 1975. p. 125-138. -
Tema: Filosofia do Ensino
RYLE, Gilbert. Ensino e Treinamento. In: PETERS, R. S. The Concept of Education. Londres: Routledge & Kegam Paul, s/d.
-
Aplicação de prova.
-
Tema: Educação negativa
Texto: ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Passagens escolhidas das partes I, II e III)
Observação: As páginas selecionadas pela professora encontram-se disponíveis para cópia no xerox.
-
Tema: O Pragmatismo na Educação
Texto 1: Dewey, J. A educação tradicional frente à educação progressiva. In: ROSA, Maria da Glória de. A história da educação através dos textos. São Paulo: Ed. Cultrix, 1999. p. 298-307
Texto 2: Dewey, J. A criança e o programa escolar. In: _____. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p. 42-62.
-
Tema: Filosofia Política e Educação
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: _____. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 221-247.
-
Tema: Pedagogia das competências I
PERRENOUD, Philippe. In: _____. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. (Introdução e Capítulo 4).
-
Tema: Pedagogia das competências II
AZANHA, José Mário Pires. A pedagogia das competências e o ENEM. In: _____. A Formação do Professor e outros escritos. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2006.
-
Tema: Filosofia do Ensino II
PASSMORE, John. Ensinando a ser crítico. In: _____. The Philosophy of Teaching. London: Duckworth, 1984.
Apresentação das questões do trabalho.
-
Feriado Nacional: Dia da Consciência Negra.
Não haverá aula.
-
Tema: Filosofia do Ensino III
GUSDORF, G. Professores para que? São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Introdução e Capítulo 1).
Entrega do trabalho.
-
Discussão dos trabalhos finais e encerramento do curso.
-
Prova substitutiva.