Programação

  • Programa de curso: turmas de 4a e 5a feira

    • Prezados estudantes,

      Seguem em anexo dois documentos: os programas/cronogramas de curso (e bibliografia) da disciplina EDF 120 História da Educação II. Cada um serve a uma das turmas, pois contém as  datas de realização dos encontros, embora a sequência seja inteiramente igual. Tenham sempre o respectivo programa em mãos, impresso ou em dispositivos móveis para acompanhar o desenvolvimento do curso. Neste semestre, considerando a necessidade de evitar desperdício de recursos da faculdade, bem como de papel, não entregarei cópias impressas destes programas. Na aula de hoje, farei a projeção deles no data-show, para que acompanhem. 

      Outra coisa: contem com a duração desta primeira aula (dia 2; dia 3) até o horário costumeiro (por volta das 10:30), pois já teremos abordagem de conteúdo (ação educativa dos jesuítas). Quem quiser e puder se adiantar, pode assistir ao vídeo que postei no ambiente, com um eminente professor português.

      Abraços,

      Bruno



  • Vídeo Aula sobre Jesuítas e Educação

    Dica: assistam antes da primeira aula 



    • Diálogo de Manuel da Nóbrega, utilizado como documento histórico em nossa aula sobre a ação educativa dos jesuítas na América Portuguesa.

    • Em seu livro Contrapunto cubano del tabaco y del azúcar, publicado em 1940, Ortiz [1881-1969], ao pensar a cultura cubana, acaba por cunhar esse conceito de transculturação, depois apropriado por muitos críticos literários, antropólogos e historiadores. O conceito carrega uma ideia, com a qual eu concordo, muito importante para se pensar a América Latina. Durante muito tempo se afirmou que a cultura europeia foi imposta a nós, aos povos que aqui viviam antes dos europeus chegarem e, depois, a aqueles que viviam nas colônias. A cultura europeia teria sido transposta e imposta aqui. O que sobrou teria sido apenas a aceitação. O resultado dessa aceitação seria a cópia. Ortiz disse que não se pode pensar – e ele está falando de Cuba – em uma simples imposição de fora para dentro, mesmo em uma sociedade estruturada em torno da escravidão. Na visão dele, aqui e lá se criou uma cultura muito particular e os europeus não ficaram imunes ao meio em que viviam, incluindo a cultura africana. É uma via de mão dupla. Há uma questão de poder e a Europa ganhou a língua, a religião, mas é preciso entender essas relações que se dão em todos os níveis, como ele diz, desde o econômico até o sexual. Aquilo que se estuda naquele ambiente societário é uma transculturação, sofre mutações e é repensado. Do meu ponto de vista é algo que segue fazendo sentido. (Maria Ligia Prado, 2017).


  • Reformas Pombalinas

    • Em anexo, documento sobre aulas régias em Pernambuco no século XVIII. In: CARVALHO, L. R.

    • Prezados,


      Segue em anexo cópia PDF do texto-base para a aula da próxima semana (Pombalismo).


    • Prezados estudantes,

      Segue aqui um texto curto e bem interessante sobre a secularização da escola, por Pombal, de que tratamos na última aula. Aproveito para avisar que o link para o texto on line "Rico aprende em casa" não está mais disponível. Como não tenho cópia digital que possa disponibilizar, restará o recurso ao xerox. Mas o texto é bem curto, e não custará caro. 

      Abraços,

      Bruno

  • Texto para aulas 13-14/09 em PDF

    Destaque
  • JECA TATUZINHO

  • Educação no Império (documento e texto-base)

    • Recortes de jornais do século XIX

    • Bom dia,

      Consegui hoje uma cópia digital do texto Rico aprende em casa, de Maria Celi Vasconcelos, para nossa próxima aula. O texto de Ina Von Binzen já está no xerox. Mas este que anexei é o mais fundamental; o outro leremos juntos em sala. Não se esqueçam de levar a página com os anúncios de jornais, que estão neste mesmo tópico do STOA, pois trabalharemos em sala com ele.

      Abraços e até,

      Bruno.


  • Vídeo Prof. Jorge Coli, sobre artes plásticas (para aulas sobre Império)

  • Sobre o patriarcalismo brasileiro

  • A Escola e a República

  • Manifesto dos Pioneiros

    MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf



  • PPT Veiga (aula 13/9)

  • A Educação dos negros (20/9)

  • Video sobre a Faculdade de Direito

  • Video-aula sobre Colégio Pedro II

  • Todo o material para o seminário do Prof. Ivanilson

  • Exposição interessante!

    • Pessoal,


      Importante exposição no Museu da Resistência. 

      Conferir.

      PS: fui à Exposição do Di Cavalcanti, na PInacoteca, e recomendo a todos!

      Abraços




  • método intuitivo

  • Tópico 18

    • Estudantes,

      Em anexo, convite para participação na conferência de abertura do VI Encontro do Grupo de Pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações, que coordeno. Em breve, informarei a programação completa dos dias 7 e 8 (matutino e vespertino), com as mesas redondas. 

      Não é preciso fazer inscrição antecipada, e será conferido certificado a quem cumprir até metade das horas.

      Para quem tem interesse em História da Educação e para quem deseja prestigiar.

      Obrigado e abraços,

      Bruno. 


  • Tópico 19

  • Seminário "A Universidade de São Paulo"

  • Tópico 21

    • Vídeo aula sobre República Velha. Para a nossa aula de 23/11, veremos a parte final (a partir de 20'46"), apenas para relembrar a Revolução de 1930.