Programação

  • Video do MAE sobre uma cidade antiga

    Pessoal,

    Interessante visão 3D de uma caminhada por uma cidade da Magna Grécia.

    Abraços,

    Bruno.



    • Visite a exposição "Memória de uma infância em cenas infantis", da artista plástica Sandra Guinle, na Biblioteca da FEUSP (2o andar), observe as obras e responda:

      1. Em que situações a infância é representada nas obras? Dê exemplos.

      2. Que objetos e cenários estão relacionados à infância? Cite pelo menos 5 de cada.

      3. Que valores e sentimentos são evocados sobre a infância?

      4. Que representação de infância a artista nos oferece? O quanto esta representação se aproxima ou distancia das infâncias de hoje e por quê?

      AS RESPOSTAS DEVEM SER ENVIADAS PELO MOODLE STOA, POR MEIO DE ANEXO.


    • Prezados,

      Entrem no ambiente e vejam se agora, no novo item, conseguem fazer o upload da tarefa. Por favor, me comuniquem sobre o sucesso das tentativas.

      Obrigado,

      Bruno

  • Programa, bibliografia básica e orientações gerais

    • Prezados estudantes,

      O arquivo que anexei aqui lhes será entregue no dia 13 de março, pois a primeira aula será oferecida às atividades da Semana de Recepção dos Calouros da FEUSP, organizada e conduzida pelo Centro Acadêmico Professor Paulo Freire. Neste dia 13, discutiremos o programa, o cronograma e a bibliografia, falaremos da dinâmica das aulas e tarefas, assim como das avaliações e seus critérios. 

      Adianto que a leitura antecipada dos textos para as aulas, bem como o porte de uma cópia deles para o acompanhamento presencial das aulas é fundamental e, por isso, obrigatória. 

      Para facilitar o acesso aos textos, vídeos, músicas, hipertextos etc. a serem usados e/ou referidos no ambiente presencial, este ambiente virtual deverá funcionar, além de veículo de comunicação, como um repositório do que estiver disponível on-line ou em cópia digital. 

      Para que os estudantes se preparem para as aulas ou retomem conteúdos perdidos ou mal compreendidos, cada aula será representada neste ambiente virtual com seus tópicos fundamentais, textos de apoio, links e eventuais tarefas.

      Não deixem, por isso, de acompanhar este ambiente ao longo do semestre!

      Abraços a todos e até nosso encontro, no dia 13.

      Bruno Bontempi Jr.

  • Tópico 2

  • Segunda Aula, dia 3/4

    Prezados estudantes,

    Nesta segunda aula, trataremos dos sentidos do corpo e da cidade na vida do ateniense da Época Clássica, segundo a leitura de Richard Sennett. A proposta é que vocês leiam o Capítulo 1 (Nudez. O corpo do cidadão na Atenas de Péricles) até o fim da seção O Corpo do Cidadão. 

    Há cópia disponível na copiadora, mas disponibilizo aqui um link com o livro todo para baixar. Apenas tenham atenção para o fato de as edições serem diferentes, de modo que as páginas de começo e fim não correspondem.

    Link:

    https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/01/sennett-carne-e-pedra.pdf


  • FOUCAULT em pdf

    • Prezados,


      Como me advertiu um colega de vocês, o link que havia para acesso ao conteúdo on-line da obra As palavras e as coisas tornou-se indisponível na Web. Sendo assim, encaminho agora este arquivo em pdf, para leitura da parte indicada na bibliografia (A quatro similitudes).

      Abraços,

      Bruno.

  • oração fúnebre de Péricles. Opcional para dia 17/4

    • Prezados,


      Em anexo, a obra de Tucídides que contém a Oração Fúnebre de Péricles, que será objeto de discussão na aula do dia 17/4. Ela está localizada, como se pode ler no sumário, nos capítulos 35-46. 

      Na ocasião, conduzirei a aula com um power-point, destacando alguns pontos deste documento.

      Abraços,

      Bruno.

  • O fardo do homem branco (Kipling)

  • SABER É PODER (PDF)

    Acesso:

    http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/saber-e-poder


  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Dica de leitura

  • Questões para a atividade com a obra de Erasmo (A Civilidade Pueril)

    1. Como definem as noções de "educabilidade" e " civilidade" na obra, e que importância têm na proposta educativa de Erasmo?


    2. Como é representada a infância nesta obra, e o que se espera da criança? Compare com os modos de viver e de se educar da infância de Thomas Platter.


    3. A que figuras (do mundo humano ou animal) Erasmo associa as atitudes corretas e incorretas que prescreve/identifica? Como isto se relaciona ao pensamento humanista?


    4. Como nesta obra se organizam os mundos público e privado, e o que isto indicaria sobre os modos de viver e os valores da sociedade do século XVI?

  • Primeira aula, dia 13/3

    Nesta primeira aula, além das apresentações de estudantes e professor, do programa e das atividades da disciplina será proposta uma reflexão sobre a história, como modo de conhecimento das sociedades do passado. Falaremos sobre seus objetos, fontes, saberes e habilidades fundamentais. Com base nestas primeiras reflexões, engataremos outras, sobre a história da educação como componente curricular do curso de pedagogia e como campo de pesquisa e conhecimento.

    Para esta primeira aula, selecionei dois vídeos curtos, que já se conectam ao conteúdo da segunda aula do curso. Recomendo que assistam a eles, clicando nestes links:


    Na aula, os veremos novamente para disparar a discussão.

    Até lá,

    Bruno.

  • Tópico 13

  • Tópico 14