Programação
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Parte 1: Levantamento de expectativas dos alunos. Apresentação detalhada da ementa. Divisão dos grupos de trabalho. Discussão sobre o processo e as atividades de avaliação.
Parte 2: Introdução aos estudos do corpo.
Leituras de referência:
GIDDENS, Anthony. “Saúde, doença e deficiência”. Sociologia. p.280-307. 6ªed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.279-308.
SARTI, Cynthia. “Corpo e doença no trânsito dos saberes”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. V. 25, nº 74, out. 2010, p. 77-91.
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Leitura de referência:
LE BRETON, David. “O inapreensível do corpo”. Antropologia do corpo. 4ªed. Petrópolis: Vozes, 2016. p.15-34.
Leitura complementar:
SEPARAVICH, Marco A. e CANESQUI, Ana M. “Girando a lente socioantropológica sobre o corpo: uma breve reflexão”. Saúde e Sociedade. V.19, nº2, 2010, p.249-259.
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Leitura de referência:
MAUSS, Marcel. “As técnicas do corpo”. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p.401-424.
Leitura complementar:
HELMAN, Cecil. “Definições culturais de anatomia e de fisiologia”. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre: Artmed: 1994, p. 30-47
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Leitura de referência:
GOFFMAN, Erving. “Estigma e identidade social”. Estigma: notas da manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC. 1988.
Leitura complementar:
PARKER, Richard. “Intersecções entre estigma, preconceito e discriminação na saúde pública mundial”. In: Monteiro, S. e Vilela, W. Estigma e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. p.25-47.
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Leitura de referência:
FOUCAULT, Michel. “Espaços e classes”. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2003. p.1-21.
Leitura complementar:
CÉSAR, Maria R. A. “(Des)educando corpos: volumes, comidas, desejos e a nova pedagogia alimentar”. In: Margareth Rago; Alfredo Veiga-Neto. (Org.). Para uma vida não-fascista. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 269-279.
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Leituras de referência:
BEZERRA JR., Benito. “O normal e o patológico: uma discussão atual”. In: Souza, A. e Pitanguy, J. (orgs.). Saúde, corpo e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Ufrj, 2006. p.91-109.
SIBILIA, Paula. “Beleza – um modelo cada vez mais tirânico: todos devem ser jovens, belos e magros”. In: O Pavor da Carne - Riscos da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Rio de Janeiro: Saúde Coletiva, UERJ - Tese de Doutorado, 2006. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp112738.pdf
Leitura complementar:
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
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Leituras de referência:
Barata, Rita et al. "Classe social: conceitos e esquemas operacionais em pesquisa em saúde". Revista de Saúde Pública. 2013; 47(4):647-55.
GUIMARÃES, Antonio S. “Como trabalhar com raça em sociologia”. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, p.93-107, jan-jun.2003, p.93-106.
Leitura complementar:
BARATA, Rita B. “A posição social e seus reflexos sobre a saúde”, “Ser rico faz bem à saúde?” e “As desigualdades étnicas necessariamente significam racismo?”. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. p.23-71.
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DEBERT, Guita. “Pressupostos da reflexão antropológica sobre a velhice”. Antropologia e Velhice, Textos Didáticos, nº 19, IFCH, 1998.
PISCITELLI, Adriana. “Gênero: a história de um conceito”. In: Almeida, H.B. & Szwako, J. (org.), Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis editores, 2009.
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Práticas corporais na contemporaneidade
Corpo, comer e comida -
Corpo e mídia
Corpo, saúde e doença