Nutrição
Conhecer os principais aspectos constitutivos do processo educativo. Conhecer os modelos teóricos e as estratégias para as práticas educativas em saúde e nutrição. Reconhecer os modelos educativos utilizados na prática profissional. Identificar as possibilidades de intervenção educativa na prática da Nutrição.
Conhecer os principais aspectos constitutivos do processo educativo. Conhecer os modelos teóricos e as estratégias para as práticas educativas em saúde e nutrição. Reconhecer os modelos educativos utilizados na prática profissional. Identificar as possibilidades de intervenção educativa na prática da Nutrição.
Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação do estado nutricional (antropométrico, clínico, bioquímico) de indivíduos e grupos populacionais. Identificar seus usos e aplicações na avaliação nutricional. Realizar a avaliação do estado nutricional de indivíduos e grupos. Reconhecer a importância da avaliação nutricional na intervenção para o planejamento dietético nas diferentes formas de abordagem. Desenvolver competências necessárias ao exercício profissional como responsabilidade, comunicação e postura ética.
Conhecer e avaliar técnicas relacionadas à seleção, aquisição e preparo de alimentos. Desenvolver linguagem técnica na área. Conhecer os diferentes tipos de serviço para os sistemas de produção e distribuição de refeições. Compreender a importância do uso de métodos e técnicas específicas nas ações de atenção dietética.
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de: - avaliar o estado nutricional de diferentes grupos etários, utilizando, com propriedade e adequação, métodos antropométricos, bioquímicos e clínicos; e respectivos padrões ou valores de referência; - identificar e interpretar métodos de avaliação da composição corporal; - calcular e interpretar testes de sensibilidade, especificidade e valor preditivo de indicadores antropométricos e bioquímicos.
Conhecer, planejar, organizar, executar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos populacionais. Realizar a avaliação do consumo alimentar de indivíduos e grupos. Reconhecer a importância dos inquéritos alimentares como instrumento para avaliar o consumo alimentar de indivíduos e grupos. Desenvolver métodos e técnicas para aquisição de informações sobre o consumo alimentar.
Conhecer e avaliar técnicas relacionadas à seleção, aquisição e preparo de alimentos. Desenvolver linguagem técnica na área. Conhecer os diferentes tipos de serviço para os sistemas de produção e distribuição de refeições. Compreender a importância do uso de métodos e técnicas específicas nas ações de atenção dietética.