Saúde Ambiental
Ajuda com Pesquisar cursos
Apresentar aos alunos os principais contaminantes e poluentes de importância ambiental e discutir e seus efeitos na água, no solo e no ar. Introduzir conceitos e práticas relativos ao Controle da Poluição Ambiental.
Discutir porque a qualidade ambiental e o trabalho são determinantes da saúde da população; apresentar os agentes ambientais - físicos, químicos e biológicos - de maior importância do ponto de vista de Saúde Pública e os princípios básicos da gestão da exposição humana a estes agentes em diferentes contextos.

Caracterização de fontes de emissão e dos poluentes atmosféricos; métodos de monitoramento da qualidade do ar; medição prática de alguns poluentes; aspectos regulatórios da poluição do ar, formas de prevenção e controle da poluição do ar, controle de material particulado, controle de gases e vapores, dimensionamento e seleção de sistemas de controle da poluição do ar; poluição do ar global: causas, consequências e formas de mitigação.

O objetivo do curso é introduzir o aluno às questões dos resíduos sólidos, enfocando desafios, impactos ambientais e efeitos à saúde, levando à compreensão das implicações da geração, gestão de recursos e impactos do gerenciamento de resíduos. Apresentar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais e demais resíduos especiais, enfatizando as etapas do gerenciamento e os processos de valorização, tratamento e disposição final, como também a legislação e normas técnicas vigentes. Estudar as formas de minimização, recuperação e valorização de resíduos e compreender os princípios e técnicas de gestão de resíduos sólidos, considerando os aspectos legislativos, ambientais, econômicos e sociais. Realizar visitas técnicas a instalações de transbordo, triagem mecanizada, aterro sanitário e aterro classe I, instalação de recuperação de metais de lodos e incineração de resíduos perigosos.
Apresentar e discutir questões referentes à poluição e contaminação do solo e efeitos à saúde, enfocando os principais problemas e impactos e discutir o encaminhamento de soluções. Analisar criticamente a influência das ações antrópicas e a preservação da qualidade do solo e das águas subterrâneas. Apresentar a gestão ambiental e sanitária do recurso solo, numa perspectiva de gestão integrada com os demais recursos ambientais e de sustentabilidade do ponto de vista ambiental e de saúde humana.
A disciplina Fundamentos Biológicos da Saúde Humana é cenário para a construção de saberes sobre o funcionamento do organismo humano no processo saúde-doença. Nessa disciplina serão utilizados estratégias e pressupostos pedagógicos que convidam os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, investindo-se no seu protagonismo. A seleção de conteúdos aliada a essa abordagem pedagógica reflete uma preocupação com a formação interdisciplinar do profissional em Saúde Pública. Temas relevantes em Saúde Pública serão tratados, de forma transversal, tendo como eixo estruturante o desenvolvimento humano, particularmente relacionados à infância e adolescência.
Introduzir a avaliação de risco como ferramenta de tomada de decisão e de gestão em engenharia ambiental, com ênfase na avaliação dos problemas ambientais e seus impactos sobre a saúde humana.
Proporcionar conhecimentos sobre os fundamentos da poluição atmosférica e sua inter-relação com a atuação do graduado em Saúde Pública.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP