Epidemiologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Oferecer conhecimentos básicos do método epidemiológico aplicável na pesquisa biomédica, focalizando delineamentos de estudos epidemiológicos observacionais e experimentais de interesse no campo da saúde humana
Conhecer os métodos epidemiológicos aplicáveis ao campo da nutrição e saúde pública. Reconhecer a epidemiologia como instrumento para a formulação de políticas públicas na área de alimentação e nutrição.
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos da epidemiologia, sua aplicação e usos do seu método.
Abordar as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como fatores de morbi-mortalidade de relevância crescente no Brasil e no mundo; os seus determinantes e custos sociais; conhecer e discutir criticamente as estratégias de prevenção e terapêuticas desses agravos e as suas limitações, particularmente na realidade brasileira.
Desenvolver o raciocínio epidemiológico como base de Saúde Pública para que o aluno possa conquistar a visão interdisciplinar e ampliar seu campo de atuação.
Propiciar conhecimentos das bases conceituais, metodológicas e operacionais da epidemiologia de campo, com foco especial à vigilância de doenças infecciosas emergentes, investigações de surtos e estudos complementares.
Desenvolver a compreensão do conceito e tipos de indicadores, de forma a familiarizar os alunos com Sistema Nacional de Estatísticas Públicas e a obtenção de indicadores demográficos e socioeconômicos, especialmente de saúde. Nesse aspecto, a disciplina tem o propósito de constituir-se num espaço mobilizador da aprendizagem e treinamento dos alunos para a utilização dessas informações disponíveis em meio eletrônico.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP