Weekly outline
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METODOLOGIA
Com um critério seletivo, o curso privilegiará a leitura direta e o análise textual das fontes primárias dos autores de cada período. Por sua vez, mediante a bibliografia secundária busca-se ampliar a discussão das fontes primárias com relação aos respectivos contextos de elaboração intelectual e de recepção interpretativa dos textos.
AVALIAÇÃO
Serão realizadas duas (2) provas regulares durante o semestre:
a) PRIMEIRA PROVA: escrita presencial com consulta bibliográfica.
b) SEGUNDA PROVA: escrita domiciliar.
Observação sobre a prova substitutiva: O aluno/a poderá realizar uma única prova substitutiva correspondente a uma das duas provas regulares.
Observação sobre a aprovação: No caso da recuperação, a nota final será obtida a partir da média da nota regular e da nota da prova de recuperação.
PROGRAMA
Platão e Aristóteles: a filosofia da comunidade grega.
Cícero e Agostinho: Roma, república e religião.
O pensamento político medieval e a tensão entre o poder secular e o poder religioso: Tomás de Aquino e Marsílio de Pádua.
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PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
1ª. aula (06 e 07/03): Apresentação da disciplina.
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Unidade I. A emergência da pólis e a aparição da filosofia política em Grécia
2ª. aula (13 e 14/03). Introdução.
Leituras: Kitto, H. D. F., Gregos, Coimbra, Armenio Amado, 1960, cap. V; Guthrie, W. K. C., Los filósofos griegos. De Tales a Aristóteles, México, Fondo de Cultura Económica, 1967, cap. I.
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3a. aula (20 e 21/03). A justiça como virtude fundamental da cidade (I).
Leitura: Platão, República, L. I, II e III.
Edições recomendadas: Martins Fontes (São Paulo), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e Editora Perspectiva (São Paulo).
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4ª. aula (27 e 28/03). A justiça como virtude fundamental da cidade (II). O fundamento eidético da melhor constituição (I).
Leitura: Platão, República, L. IV, V e VI.
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5a. aula (03 e 04/04). O fundamento eidético da melhor constituição (II). A teoria das formas de governo e a superioridade da justiça.
Leitura: Platão, República, L. VII,VIII, IX e X.
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Não haverá aula.
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6a. aula (17 e 18/04). Os princípios da política e a crítica a Platão - a teoria política da constituição e o cidadão.
Leitura: Aristóteles, Política, L. I, II e III.
Edições recomendadas: Vega (Lisboa) e UnB (Brasília). -
7a. aula (24 e 25/04). O melhor regime.
Leitura: Aristóteles, Política, L. III (cont.), IV e VII.
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Não haverá aula.
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8a. aula (08 e 09/05). PRIMEIRA PROVA.
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9ª. aula (15/05 e 16/05). A res publica: ética, direito e religião (I).
Leitura: Cícero, Marco Túlio, Da República, L. I e II
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10ª. aula (22/05 e 23/05). A res publica: ética, direito e religião (II).
Leitura: Cícero, Marco Túlio, Da República, L. III e VI.
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11a. aula (29/ e 30/05). A redefinição da república sob a visão cristã
Leitura: Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus, L. IXI.
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Unidade III. Império, papado e aristotelismo durante o Medievo
12a. aula (05/ e 06/06). Introdução.
Leituras: Rossiaud, Jacques, "O citadino e a vida na cidade", in LeGoff, Jacques, (dir.), O Homem Meideval, Lisboa, Presença, 1989, Cap. IV.
Ullmann, Walter, Historia del pensamiento político en la Edad Media, caps. 6 e 7.
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13ª aula (12 e 13/06). Política, teologia e aristotelismo.
Leitura: Tomás de Aquino, Da monarquia, L.I
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14a. aula(19 e 20/06).
Entrega de exercício requerido pelo professor na última aula.
Sessão para tirar dúvidas sobre os textos.
Foi suprimida a leitura de Marsílio de Pádua. Portanto, na avaliação, o conteúdo abordado irá até Santo Tomás de Aquino.
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15a. aula (26 e 27/06). Entrega Segunda Prova: Trabalho escrito. (Os cursantes do noturno devem entregar o trabalho na primeira data e os cursantes do vespertino, na segunda.)