Ajuda com Pesquisar cursos
OBJETIVOS

O objetivo é apresentar os principais temas e conceitos da teoria política moderna. Trata-se de examinar as diversas teses sobre as origens e os fundamentos do poder político, a gênese dos conceitos de contrato social, Estado e soberania (estatal e popular), e a estrutura das concepções que anteciparam e expressaram o processo de construção do Estado nacional moderno. O curso divide-se em três partes: a primeira estuda o modo pelo qual Aristóteles pensou a política e a comunidade de cidadãos da Grécia antiga; a segunda considera a inovação e o impacto produzidos pela obra de Maquiavel; a terceira, finalmente, investiga como os pensadores jusnaturalistas e contratualistas (Hobbes, Locke, Rousseau) lançaram as bases de uma nova ciência para os novos tempos.
O objetivo central do curso é a apresentação de algumas das obras fundadoras das principais correntes do pensamento político moderno, aquele que nasce como reflexão sobre a nova ordem política e social criada pelas revoluções burguesas e acompanha a ascensão da democracia à condição de principal forma de organização política no Ocidente.
O propósito do curso é apresentar uma seqüência de textos e autores pertencentes à tradição clássica e medieval do pensamento político e social ocidentais, desde a Antigüidade clássica grega (s. V e IV a. C.) até a Idade Média, sobretudo do período historiográfico conhecido como Baixo Medievo. Pretende-se examinar esses autores representativos reconstruindo suas formulações teóricas e idéias e argumentos mais relevantes, colocando especial ênfase naquelas perguntas fundamentais levantadas na longa trajetória dessas tradições. Não se trata, contudo, de um programa dirigido a reproduzir uma mera sucessão cronológica de textos e questões, mas, pelo contrário, de promover uma leitura atualizada dos pensadores antigos e medievais da teoria política, seus conceitos e perspectivas analíticas, possibilitando, desse modo, a interpretação e apropriação de seu legado para melhor compreender os temas e modos da teoria política moderna e contemporânea. Assim, o curso considerará como eixo problemático central a reflexão sobre a política imersa nos registros comunitário, ético e teológico que a dotaram de diferente alcance e significações.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP