Programação

  • 2017 Práticas Educativas com Grupos-Matutino

  • 1a. aula - 06 de março

    • Divisão de grupos, temas de trabalho e formas de apresentação.
    • Orientação a respeito do projeto educativo a ser desenvolvido no centro de saúde.
    • Considerações sobre as visitas ao centro de saúde.
    • Brainstorming (Conceito de Educação Nutricional)
    • Definição em grupo do conceito de Educação Nutricional
    • Roda de discussão final sobre o tema e artigo do dia


  • 2a. aula - 30 de março

    Tema: Conceitos de educação nutricional e aplicação nas políticas públicas

    • Apresentação: Debate


    • Atividade prática: Teatralização no Centro de Saúde do grupo educativo, em sala de espera da farmácia para retirada de kit para diabético; no CRNutri, para crianças e em sala de grupo, com idosos.


    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá apresentar por escrito a definição da justificativa com referência bibliográfica, definição de grupos e do local da intervenção

  • 3a. aula - 18 de abril

    Tema: Etapas para o planejamento e desenvolvimento de ações educativas com grupos populacionais específicos

    • Apresentação: Grupo 3 (Roda de conversa)
    • Apresentação: Grupo 1 (Lousa)
    • Atividade pratica: Desenvolvimento do projeto        

    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá apresentar, por escrito, a proposta de Diagnóstico educativo


  • 4a. aula -9 de maio

    Tema: Modelos, teorias e estratégias aplicadas em projetos e programas

    • Apresentação: Grupo 2 (Oficina Culinária)
    • Apresentação: Grupo 4 (vlog)
    • Atividade pratica: Desenvolvimento do projeto. Definição do Diagnóstico educativo


    Tarefa: Realizar o diagnóstico educativo



  • 5a. aula - 22 de maio

    Tema: Planejamento e análise qualitativa de atividades educativas baseados no diagnóstico nutricional

    • Apresentação: Grupo 5 (Jogo)
    • Apresentação: Grupo 6 (Flip Chart)
    • Apresentação: Grupo 7 (Instrumento de avaliação)
    • Atividade de síntese: Discussão sobre avaliação qualitativa


    Tarefa: Preparar a apresentação do projeto que inclui a estratégia, o modelo educativo, cronograma e material de apoio


  • 6a. aula - 8 de junho

    Tema: Planejamento, modelos e estratégias de programas educativos

    • Atividade: Qualificação do projeto: apresentação de cada grupo do seu projeto educativo, baseado no diagnóstico educativo realizado. (20 minutos para cada apresentação que será avaliada por uma banca de nutricionistas convidados)



  • 7a. aula - 28 de junho

    Tema: Tratamento medicamentoso, dietético e ações educativas em nutrição

    • Apresentação: Debate
    • Atividade prática: Implementação do projeto educativo na Semana de Sustentabilidade (06 a 10 de junho)

    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá preparar o trabalho escrito e a apresentação oral da experiência


  • 8a. aula - 5 de julho

    Tema: Ações educativas para uma necessidade nutricional específica de um determinado grupo populacional

    • Atividade: Entrega do trabalho escrito e relato oral da experiência
    • Avaliação da disciplina
    • Avaliação de desempenho 
    • Avaliação da integração com outras disciplinas

  • Notas finais