Programação

  • 2017 Práticas Educativas com Grupos-Noturno

  • 1a. aula - 06 de março

     Divisão de grupos, temas de trabalho e formas de apresentação.

    ·  Orientação a respeito do projeto educativo a ser desenvolvido no centro de saúde.

    ·  Considerações sobre as visitas ao centro de saúde.

    ·  Brainstorming (Conceito de Educação Nutricional)

    ·  Definição em grupo do conceito de Educação Nutricional

    ·  Roda de discussão final sobre o tema e artigo do dia


  • 2a. aula - 21 de março

    Tema: Conceitos de educação nutricional e aplicação nas políticas públicas.

    Apresentação: Debate

    Artigo: Santos LAS. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Ciênc Saúde Colet 2012; 17(2): 453-462.

    Atividade prática: Teatralização no Centro de Saúde do e grupo educativo, em sala de espera da farmácia para retirada de kit para diabético; no CRNutri, para crianças e em sala de grupo, com idosos.


    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá apresentar por escrito a definição da justificativa com referência bibliográfica, definição de grupos e do local da intervenção

  • 3a aula. - 17 de abril

    Tema: Etapas para o planejamento e desenvolvimento de ações educativas com grupos populacionais específicos.

    Apresentação: Debate                 

    Artigo: Feuerwerker LCM. Educação na saúde: educação dos profissionais de saúde: um campo de saber e de práticas sociais em construção. Rev Bras Educ Med 2007; 31: 3-4.

    Apresentação: Grupo 1 (blog) - Aline, Gabriela, Helena, Mariana, Marina, Maria Laura

    Artigo: dos Santos LM, da Ros MA, Crepaldi MA, Ramos LR. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Rev Saúde Pública 2006, 40(2): 346-52.


    Atividade pratica: Desenvolvimento do projeto


    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá apresentar, por escrito, a proposta de Diagnóstico educativo.


    obs.: esta aula mudou do dia 06 de abril para 17 de abril, em acordo com a Profa. Cristiane Cabral

  • 4a. aula - 25 de abril

    Tema: Modelos, teorias e estratégias aplicadas em projetos e programas. 


    Apresentação: Grupo 5 (Oficina Culinária) - Brunna, Carolina, Giovanna, Mary Helen, Mayara, Mayara, Iara

    Artigos: Diez-Garcia RW, Castro IRR. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciênc Saúde Colet 2011; 16(1): 91-98.

     Apresentação: Grupo 3 (Roda de conversa) - Bruno, Erika, Vanessa, Fernanda, Nicole, Aline, Rita, Amelise, Flavia

     Franzoni B, de Lima LA; Castoldi L, Labrea MGA. Avaliação da efetividade na mudança de hábitos com intervenção nutricional em grupo. Ciênc Saúde Colet 2013; 18(12): 3751-3758.


    Atividade pratica: Desenvolvimento do projeto. Definição do Diagnóstico educativo


    Tarefa: Realizar o diagnóstico educativo


  • 5a. aula - 02 de maio

    Tema: Planejamento e análise qualitativa de atividades educativas baseados no diagnóstico nutricional


    Apresentação: Grupo 4 (Jogo) - Ana Carolina, Camila, Dora, Priscila, Rebeca, Renata, Sarah

    Artigos: Mello LD, Peres SR. Mostra de alimentação como intervenção pedagógica na tentativa de promover a educação alimentar em uma escola pública do RS. Rev Ciênc Ext 2014; 10(3): 143-162.

     Apresentação: Grupo 2 (Flip Chart) - Jorge, Joao, Carla, Alexandre, Igor, George

    Artigo: Brasil. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. Brasília: Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2012.


    Atividade de síntese: Discussão sobre avaliação qualitativa


    Tarefa: Preparar a apresentação do projeto que inclui a estratégia, o modelo educativo, cronograma e material de apoio.


  • 6a. aula - 24 de maio

    Tema: Planejamento, modelos e estratégias de programas educativos.


    Atividade: Qualificação do projeto: apresentação de cada grupo do seu projeto educativo, baseado no diagnóstico educativo realizado. (20 minutos para cada apresentação que será avaliada por uma banca de nutricionistas convidados)

  • 7a. aula - 22 de junho

    Tema: Tratamento medicamentoso, dietético e ações educativas em nutrição


    Apresentação: Debate

    Artigo: Fernandes MTO, Silva LB, Soares SM. Utilização de tecnologias no trabalho com grupos de diabéticos e hipertensos na Saúde da Família. Ciênc Saúde Colet 2011; 16(1): 1331-40. 


    Atividade prática: Implementação do projeto educativo na Semana de Sustentabilidade (06 a 10 de junho)


    Tarefa: Para a próxima aula cada grupo deverá preparar o trabalho escrito e a apresentação oral da experiência.

  • 8a. aula - 04 de julho

    Tema: Ações educativas para uma necessidade nutricional específica de um determinado grupo populacional


    Atividade: Entrega do trabalho escrito e relato oral da experiência.

    Avaliação da disciplina;

    Avaliação de desempenho e

    Avaliação da integração com outras disciplinas.

  • Notas finais