Topic outline
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A avaliação será feita com base em:
- duas provas com pesos iguais e Sub aberta
- PCOC (preferencialmente individual ou em dupla, em tripla é "tolerado")
- atividade principal: cada um trabalha com seu nó
- pequenas atividades em sala
Os pesos serão aproximadamente de 10, 4, 5, 1, respectivamente, mas os critérios exatos ainda serão estabelecidos.
Datas:
P1 = 05.05
Entrega Nó = 18.06
Entrega PCOC = 23.06
P2 = 23.06
Sub = 30.06
Monitoria:
Monitor: Gabriel
Horário: 12:30 às 13:30 h
Local: Sala B-142
e-mail: g_s.lima@yahoo.com.br
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Arquivo de notas consolidadas, com PCOC (para os alunos da Lic.), Nó, Atividades e provas.
Notas das provas, questão por questão. As notas das questões da P1 não estão normalizadas, mas a nota total da P1 está. Lembrando que a SUB fará substituição por questões (pode misturar questões das duas provas).
O arquivo não mostra nomes, apenas números USP, ordenados numericamente, de acordo com o que foi pedido recentemente pelos alunos do IME.
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Essas notas cobrem as primeiras aulas, pegando até o início de spline cúbico. Terá que ser completada com mais uma aula (30.03) e uma atividade (07.04).
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Ela faltou em uma aula. Alguém quer completar?
- duas provas com pesos iguais e Sub aberta
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Merchandisings da primeira aula:
- Matemateca: http://matemateca.ime.usp.br/
- Aventuras na Ciência: http://www.educarecompanhia.com/, http://www.aventurasnaciencia.ib.usp.br/
- MAP2001 - Matemática, Arquitetura e Design: http://map2001.blogspot.com.br/
- Embaixadores da Matemática: https://www.ime.usp.br/embaixadores-da-matematica
- Cultura 3D no IME: https://www.ime.usp.br/~3d/
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Usar esta versão, para evitar problemas.
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Finalmente uma versão funcionando! Está um pouco mais limpa e comentada que a versão do dia 04.04 também.
Instruções:
1) Abrir o Blender e, dentro do Blender, abrir o arquivo 'knot_script.blend' que estou passando aqui.
2) Vamos testar o Blender (pode ser que haja algum problema com a instalação do Python, por exemplo, como ocorreu no CEC - neste caso ainda não sei ajudar). Para isso, com o cursor em cima da janela de script, pressione Alt+P. Como o script está pesado, pode demorar alguns segundos para funcionar. O resultado deve ser uma curva-tubo aparecendo na janela da esquerda. Com o cursor sobre a janela gráfica, aperte o botão do meio do mouse e gire a visualização.
3) Se não der certo convém olhar mensagens de erro. No menu superior esquerdo, vá em Window --> Toggle System Console. Uma janela abrirá e mostrará os erros. (No dia do CEC não havia essa opção para usar: o problema era mais básico)
4) Agora o seu nó. Abrir o arquivo de texto gerado pelo Scilab: ele tem 4 linhas de números, separados por vírgulas. Atenção: como as linhas são grandes, pode dar trabalho identificá-las.
5) Na janela do script, identifique onde estão as definições dos vetores tt, xx, yy e zz: tudo que está entre os colchetes ("[ ...]") deve ser substituído pelas linhas do arquivo texto, nesta ordem (use Ctrl+C no arquivo texto e Ctrl+V no script do Blender).
6) Pressione Alt+P de novo (sempre lembrar de deixar o cursor sobre a janela antes de fazer isso)
7) O método ainda está muito manual (mas é meio que de propósito): se você quiser mudar seus dados (principalmente da coordenada z), vá ao Scilab, faça isso, gere outro spline, substitua a(s) linha(s) e rode o Blender de novo. Atenção: se você só mudar a coordenada z, só é preciso trocar o spline referente a ela, pois todos os splines estão independentes entre si.
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Interpolação polinomial, interpolação de Hermite, spline cúbico.
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Mas não contém interpolação de Hermite nem spline cúbico. O texto também vai para o tópico de integração numérica, que veremos apenas depois da P1. Atenção para a notação de diferenças divididas, em que eu uso "f[...]" em vez de "\Delta_f[...]".
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Contém interpolação polinomial, de Hermite e spline cúbico.
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Enunciado e roteiro.
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Devido à proximidade da prova, e à fácil conexão com o primeiro tema, optei por inverter a ordem inicialmente planejada. A ideia é que o tópico "Integração Numérica" se encerrará completamente nas listas de exercícios abaixo. A primeira lista contém a "teoria" - a dedução das fórmulas e um exemplo.
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Esta lista contém a dedução e a aplicação em poucos exemplos dos Métodos dos Trapézios e de Simpson. Uma parte da lista será feita em aula (o que for possível).
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Para praticar um pouco dos Métodos de Trapézios e Simpson.
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O Método de Newton é um método de alcance bastante geral, e muito eficiente, para se encontrar zeros (raízes) de funções.
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A lista parece comprida, mas leia a dica no início. Para quem sabe o que é fazer, exceto pelos cálculos, é muito rápido!
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