Topic outline
-
Esta disciplina se propõe examinar de maneira aprofundada e particular um aspecto relevante no vasto espectro da literatura hispano-americana, como também as poéticas específicas de autores considerados centrais. Os eixos em torno dos quais esse exame está articulado são: as formas discursivas e/ou as categorias periódicas e/ou as problemáticas significativas que apresenta o corpus escolhido. Para tanto, o curso está concebido em grandes unidades dentro das quais o docente responsável poderá selecionar o conteúdo específico a ser desenvolvido no semestre junto aos alunos. O curso contempla, dessa forma, instrumentalizar os futuros profissionais da área no sentido de suas praticas de análise literária e ensino da literatura.
Conteúdo- A viagem como aventura vital; epopeia e mito;
- Forma interna da narrativa: começo-meio e fim;
- A viagem interior: Walter Benjamin, Georg Lukács e também FranK Kermode;
- A conceito de viagem como ponto de partida para a leitura de: “Não escutas latir os cachorros?” de A planície em chamas de Juan Rulfo/ “Rumbo a Puerto Edén” de Tierra del fuego de Francisco Coloane/ “Viagem à semente” de Guerra do tempo de Alejo Carpentier/ “Os jacarandás” de Só para fumantes de Julio Ramón Ribeyro/ “Vagabundo em França e Bélgica” de Putas Assassinas de Roberto Bolaño/ Um, dois e já de Inés Bortagaray.
Em virtude da paralisação aprovada para 24/05, o cronograma do curso seguirá desta maneira:
31/5 - "Los Jacarandás" e "El doblaje" (Continuação).
07/6 - "Vagabundo entre Francia y Bélgica".
14/6 - "Vagabundo entre Francia y Bélgica" (Continuação)
21/6 - “Prontos, listos, ya” - Entrega da primeira versão do trabalho (Via Moodle)
28/6 - “Prontos, listos, ya” (Continuação)
05/7 - Entrega Final do Trabalho e discussão sobre a escrita.
- A viagem como aventura vital; epopeia e mito;
-
Leituras para 15/03: 1. Lukács, Georg. "Forma Interna do Romance" (Parte do capítulo II de "A teoria do romance"). 2. Benjamin, Walter. "O narrador".
-
-
-
Original (Español) disponível na pasta da xerox. Prof > Laura J. Hosiasson > "Leituras Específicas"
-
Para a aula de 3/5, leituras: Viaje a la semilla de Alejo Carpentier; Contra a interpretação de Susan Sontag; Tesis sobre el cuento de Ricardo Piglia. Todos estão disponíveis nesta página.
-
Para a aula de 17/5, leituras: "Los jacarandás" de Julio Ramón Ribeyro; "A arte como procedimento", Viktor Chklovsky
Para a aula de 31/5, leituras: "Los jacarandás" de Julio Ramón Ribeyro; "El doblaje" de Julio Ramón Ribeyro; "Ligeia" de Edgar Allan Poe; "Bruges-La-Morte" de George Rodenbach.
-