Agenda do Curso
-
-
Olá para todos,
Os textos para 26/10 serão:
▪CLOT, Y.; FAÏTA, D.; FERNANDEZ, G.; SCHELLER, L. Entretiens en autoconfrontation croisée : une méthode en clinique de l'activité. PISTES © Vol. 2 No. 1 Mai 2000. (Moodle)▪MACHADO, A.R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A.M. de M., MACHADO, A.R.; COUTINHO, A. (orgs.). O Interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2007. (Xerox)A partir das 16h00, receberemos a professora Francine Cicurel na aula.AbraçosEliane -
Caros alunos
Temos um feriado em 02/11. Os textos para a semana seguinte, 09/11, são:
▪CLOT, Y. Editorial. Clinique de l’activité et pouvoir d’agir. No. 146, 2001. (Moodle)
▪▪FAÏTA, D. L’image animée comme artefact dans le cadre méthodologique d’une analyse clinique de l’activité. @ctivités, 2007, volume 4 numéro 2. (Moodle)▪▪SAUJAT, F. Fonction et usages de l'instruction au sosie en formation initiale. 2005. (Moodle)Até lá!
Abraços
eliane
-
-
Caros alunos,
Nossa próxima aula será em 23/11.
Começaremos com a discussão do texto de Clot (2001)- Editorial (que não tivemos tempo de discutir na aula passada), para retomar os conceitos.
Depois, temos dois textos para discussão:
▪ROGER, J.-L. Metodologia e métodos de análise em clínica da atividade. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2013, vol. 16, n. especial 1, p. 111-120. Moodle▪FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade, análise da atividade do professor. MACHADO, A.R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. XeroxFaremos, também, a segunda parte da Instrução ao sósia: o texto comentário. Para isso, lembrem-se de:- compartilhar o áudio com os colegas
- transcrever uma parte da sua fala que gostariam de discutir (instrutores)
- fazer perguntas sobre o que causou estranhamento na IS dos outros instrutores (sósia e instrutores)
Até lá!
Abraços
Eliane
-
-
Caros alunos,
Conforme conversamos na semana passada, faremos nossa última aula, com encerramento do curso, no dia 13/12, às 14h. Nesse dia, faremos uma aula mais curta, então leremos apenas um texto, CAROLY et CLOT , que está abaixo.
O outro texto e as outras sugestões (no ppt) estão indicados para ajudá-los no trabalho final. Não serão discutidos.
O trabalho final deverá ser entregue em 15/12. Se, por acaso, vocês precisarem de mais alguns dias para o trabalho da Francine Cicurel, não há problema, basta pedir (isso vale só para vocês, que estão fazendo os dois cursos). Para o meu trabalho, se precisarem entregar até 17/12, tudo bem, mas lembrem-se que o trabalho não é longo. Eu pretendo corrigir antes do natal, portanto, não pode ser muito tarde.
As instruções para o trabalho estão no ppt da aula 5, mas vejam abaixo algumas indicações:
Artigo de 7 a 10 páginas (Times new roman 12, espaço 1,15), para 15/12, contendo:
- introdução, pressupostos teóricos, metodologia, análise de dados (com base nos conceitos da fundamentação teórica), conclusão, referências bibliográficas.
- Escolher um trecho da IS e do retorno que fizemos (ou de uma transcrição de um corpus que colocarei à disposição de vocês e que usaremos na última aula).
OU
- Escolher algumas prescrições de seu local de trabalho.
Pensar nos conceitos teóricos que vimos no curso e nos textos e utilizá-los para propor uma análise dos dados com o prisma dos conceitos escolhidos. Utilizar os dados concretos para discutir os conceitos.
Na metodologia, descrever a situação de coleta dos dados, explicar como foi feita a seleção dos dados e dizer quais conceitos servirão para a análise.
-
-