Aperçu des sections

  • ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
    CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEM
    ERM0113 - Processo Saúde-doença: Modelos de Interpretação e Intervenção - 2017

  • Aula - 23/03/2017 - 5a Feira - 19h as 22h20

    19h00 – 19h30  - Apresentação do programa da disciplina

    19h30 - 21h30 - Filme: Sicko: SOS Saúde Discussão do filme

                              Elaboração e entrega da síntese individual do filme

    21h30 - 22h30 - Orientação sobre as entrevistas na comunidade (10 grupos de 5 alunos)

                                 Sugestão da questão norteadora:

                               O que é saúde para você? O que é doença?

                                 Construção das perguntas para a entrevista
                               Quais elementos que afetam a saúde das pessoas?

                                O que você precisa para ter saúde? Se você morasse aqui, o que você consideraria essencial para viver?


    • Icône Fichier
      Gabarito para a resenha do Filme Sicko - SOS Saúde Fichier
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de Turma 2017101
  • Aula 29/03/2017 - 4a Feira - 14 has 17h

    Realização das entrevistas articuladas ao desenvolvimento da disciplina CIS I

  • Aula 06/04/2017 - 5a Feira - 18h45 as 22h05

    Discussão dos grupos e preparação do material para apresentação

    Leitura de apoio:

    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem análise de contexto da gestão e das práticas de saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Texto 1: Saúde e Doença: dois fenômenos da vida. p. 27-35. 

    MINAYO, Maria Cecília de S. Saúde- doença: uma concepção popular da etiologia. Cadernos de Saúde Pública, RJ, v.4, n.4, p. 363-381, 1988.


  • Aula 20/04/2017 - 5a Feira - 18h45 as 22h05

    Apresentação das entrevistas pelos grupos -  10 grupos de 5 alunos

    Síntese das discussões


  • Aula 04/05/2017 - 5ª feira às 18h45 as 22h05

    Modelos de Interpretação unicausal

    Leitura de apoio: (OS ALUNOS DEVERÃO VIR COM A LEITURA REALIZADA PARA A ATIVIDADE EM SALA DE AULA)

    THORWALD, Jurgeh. O século dos cirurgiões. p. 223 246 (Mãos sujas)

    18h45 - 20h30 - Conceitos de unicausalidade 

    20h30 as 22h - Exercício em Sala:

    Roteiro para discussão em sala sobre o processo saúde doença sob a perspectiva unicausal

    Leitura Complementar: SCLIAR, M. Do mágico ao social. A trajetória da Saúde Pública. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2002.

    Exercício Complementar para entrega em 12/05/2016:

    Síntese do Texto: BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. In: FONSECA, A.F.; CORBO, A.M.D. (orgs) O território e o processo saúde doença. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde João Venâncio. FIOCRUZ, 2007. p. 25-50 http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area =Material&MNU=&Tipo=8&Num=24


  • Aula 18/05/2017 - 5ª feira - 18h45 as 22h05

    18h45 – 19h15:  Bingo sobre o Modelo Multicausal

    19h15 - 20h30: Aula sobre o Modelo da História Natural das Doenças e os Níveis de Prevenção

    Leitura de Apoio: OS ALUNOS DEVERÃO VIR COM A LEITURA REALIZADA

    LEAVELL, H.; CLARK, E.G. Medicina Preventiva. São Paulo, McGrawHill do Brasil: Rio de Janeiro, 1977.

    20h30 – 22h: Exercício em Sala de aula sobre Febre Amarela - Roteiro a ser trabalhado em sala de aula (Tele Enfermagem) - Grupo de 4 a 5 alunos



  • 01/06/2017 - 5ª feira às 18h45 as 22h05

    18h45 – 19h  - Filme Ilha das Flores 
    Discussão do Filme

    19h – 20h30    Aula Modelo de Determinação Social do Processo Saúde Doença 
    Filme: a Senhora e a Morte 

    Caso de Franciscopolis - MG 

    Material de Apoio

    COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 220 p.

    BARATA, R. B. Desigualdades sociais e saúde. In: CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y. M. Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec/Editora Fiocruz, 2006. p. 457-486.


  • Aula 22/06/2017 - 5ª feira às 18h45 as 22h05

    Atenção Primária à Saúde bases conceituais e princípios da APS 

    Modelo da Determinação Social e o Sistema Único de Saúde

    Leitura de Apoio:
    STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. Capítulos 1, 7,8,9,10,11. 


    Exercício em Sala: Discussão de caso

    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem trabalho e relações na produção do cuidado em saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Texto 1: Saúde e Doença: dois fenômenos da vida. p. 23-36. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/c urso_facilitadores_unidade_trabalho.pdf


    Preparação dos seminários sobre APS e SUS

    Veja o material que será utilizado para o exercício do seminário no arquivo abaixo. 

    Starfield, Bárbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p

    Capítulos 1, 7,8,9,10,11


    Bom trabalho!


  • 29/06/2017 - 5ª feira 18h45 as 22h

    Roda Viva: SUS e APS

    Leitura de Apoio: STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde.  Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002


  • 06/07/2017 - 5a feira 18h45 as 22:05h

    Avaliação