Aperçu des sections
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0113 - Processo Saúde-doença: Modelos de Interpretação e Intervenção - 2017
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19h00 – 19h30 - Apresentação do programa da disciplina
19h30 - 21h30 - Filme: Sicko: SOS Saúde – Discussão do filme
Elaboração e entrega da síntese individual do filme
21h30 - 22h30 - Orientação sobre as entrevistas na comunidade (10 grupos de 5 alunos)
Sugestão da questão norteadora:
O que é saúde para você? O que é doença?
Construção das perguntas para a entrevista
Quais elementos que afetam a saúde das pessoas?O que você precisa para ter saúde? Se você morasse aqui, o que você consideraria essencial para viver?
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Gabarito para a resenha do Filme Sicko - SOS Saúde Fichier
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Realização das entrevistas articuladas ao desenvolvimento da disciplina CIS I
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Discussão dos grupos e preparação do material para apresentação
Leitura de apoio:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem – análise de contexto da gestão e das práticas de saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Texto 1: Saúde e Doença: dois fenômenos da vida. p. 27-35.
MINAYO, Maria Cecília de S. Saúde- doença: uma concepção popular da etiologia. Cadernos de Saúde Pública, RJ, v.4, n.4, p. 363-381, 1988.
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Apresentação das entrevistas pelos grupos - 10 grupos de 5 alunos
Síntese das discussões
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Modelos de Interpretação unicausal
Leitura de apoio: (OS ALUNOS DEVERÃO VIR COM A LEITURA REALIZADA PARA A ATIVIDADE EM SALA DE AULA)
THORWALD, Jurgeh. O século dos cirurgiões. – p. 223 – 246 (Mãos sujas)
18h45 - 20h30 - Conceitos de unicausalidade
20h30 as 22h - Exercício em Sala:
Roteiro para discussão em sala sobre o processo saúde doença sob a perspectiva unicausal
Leitura Complementar: SCLIAR, M. Do mágico ao social. A trajetória da Saúde Pública. São Paulo: Editora SENAC, São Paulo, 2002.
Exercício Complementar para entrega em 12/05/2016:
Síntese do Texto: BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica. In: FONSECA, A.F.; CORBO, A.M.D. (orgs) O território e o processo saúde doença. Rio de Janeiro. Escola Politécnica de Saúde João Venâncio. FIOCRUZ, 2007. p. 25-50 http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area =Material&MNU=&Tipo=8&Num=24
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Modelo Unicausal Fichier
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18h45 – 19h15: Bingo sobre o Modelo Multicausal
19h15 - 20h30: Aula sobre o Modelo da História Natural das Doenças e os Níveis de Prevenção
Leitura de Apoio: OS ALUNOS DEVERÃO VIR COM A LEITURA REALIZADA
LEAVELL, H.; CLARK, E.G. Medicina Preventiva. São Paulo, McGrawHill do Brasil: Rio de Janeiro, 1977.20h30 – 22h: Exercício em Sala de aula sobre Febre Amarela - Roteiro a ser trabalhado em sala de aula (Tele Enfermagem) - Grupo de 4 a 5 alunos
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Aula História Natural da Doença Fichier
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Exercício sobre Febre Amarela Fichier
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18h45 – 19h - Filme Ilha das Flores
Discussão do Filme
19h – 20h30 Aula Modelo de Determinação Social do Processo Saúde Doença
Filme: a Senhora e a Morte
Caso de Franciscopolis - MG
Material de Apoio
COMISSÃO NACIONAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE. As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 220 p.
BARATA, R. B. Desigualdades sociais e saúde. In: CAMPOS, G. W. S.; MINAYO, M. C. S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y. M. Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec/Editora Fiocruz, 2006. p. 457-486.
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Aula - Determinação social do processo saúde-doença Fichier
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Atenção Primária à Saúde – bases conceituais e princípios da APS
Modelo da Determinação Social e o Sistema Único de Saúde
Leitura de Apoio:
STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. Capítulos 1, 7,8,9,10,11.Exercício em Sala: Discussão de caso
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão da Educação na Saúde. Curso de Formação de facilitadores de educação permanente em saúde: unidade de aprendizagem – trabalho e relações na produção do cuidado em saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde/FIOCRUZ, 2005. Texto 1: Saúde e Doença: dois fenômenos da vida. p. 23-36. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/c urso_facilitadores_unidade_trabalho.pdf
Preparação dos seminários sobre APS e SUS
Veja o material que será utilizado para o exercício do seminário no arquivo abaixo.
Starfield, Bárbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002. 726p
Capítulos 1, 7,8,9,10,11
Bom trabalho!
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Exercício D. Filomena e RN com Tétano Fichier
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Modelo de Determinação Social e o SUS - APS Fichier
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Roda Viva: SUS e APS
Leitura de Apoio: STARFIELD, B. Atenção Primária à Saúde. Brasília, UNESCO, Ministério da Saúde, 2002
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Avaliação