Programação

  • Apresentação de nossa vivência b-learning

    Você já ouviu falar sobre b-learning? 

    É uma tendência e uma demanda educacional posta pelo avanço e disseminação das tecnologias digitais. Em linhas gerais, b-learning é uma abreviação de blended learning ou aprendizagem hídrida. Híbrida porque envolve dois mundos, dois ambientes: o presencial e um (ou  mais) ambiente virtual de aprendizagem (AVA), como este (o Stoa).  Quer saber mais? Veja este artigo de José Armando Valente (2014). Este pode ser tema de interesse para trabalhos futuros...

    Bom, para esta aprendizagem,  é necessário conhecer algumas questões de convívio online. Quando nos encontramos presencialmente, seguimos normas de convivências baseadas no respeito, na ética e em regras socialmente estabelecidas. Essas regras também servem para o ambiente virtual, mas exigem  o domínio de novas regras, considerando as especificidades deste mundo. 

    Assim, criou-se a netiqueta. Veja o vídeo abaixo, interessante não só para uso deste ambiente, mas para as convivências nas mídias sociais (como Facebook, Twitter, Youtube entre outros) e aplicativos de mensagens instantâneas (como Telegram e Whatsapp):

    Vídeo do Olhar digital:   


    Até o próximo encontro.

    Lembre-se nessa semana de:

    - participar do fórum de apresentação (diga para turma um pouco de você);

    - responder ao questionário online para que possamos conhecer interesses gerais e fluência digital (JÁ DISPONÍVEL NO TÓPICO ANTERIOR, DESTINADO A APRESENTAÇÃO);

    - conhecer e fazer download do livro do Pennac (na pasta de materiais importantes para a disciplina);

    - ler, grifar, selecionar trechos importantes do texto de Azanha, para a aula presencial de 05 de setembro.  É só acessar a aula 2.