Ir para o conteúdo principal
e-Disciplinas
  • Disciplinas »
    2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 AACCs/FFLCH Pró-Reitoria de Pós-Graduação Outros
  • Suporte »
    Documentação HelpDesk e Contato Guia de uso Sobre
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    Deutsch ‎(de)‎ English ‎(en)‎ Español - Internacional ‎(es)‎ Français ‎(fr)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
  • Fechar
    Alternar entrada de pesquisa
  • Acessar

Psicologia da Educação I (2016)

  1. Início
  2. Ambientes
  3. 2016
  4. ESALQ
  5. LES
  6. LES1302-2016101
  7. Documentos e textos de referência
  • LES1302 - Pscicologia da educação I
  • 18/02
  • 25/02
  • 03/03
  • 10/03
  • 17/03
  • 31/03
  • 07/04
  • 14/04
  • 28/04
  • 05/05
  • 12/05
  • 19/05
  • 02/06
  • 09/06
  • 16/06
  • 23/06
  • Documentos e textos de referência
  • Documentos e textos de referência

    Textos obrigatórios:

    Aula 1 (18/02):
    • Texto 1 - A Psicologia ou as psicologias. In: BOCK, A. (et al) Psicologias. 13ªed. São Paulo: Saraiva, 2000. (cap.01).
    • Texto 2 - A evolução da ciência psicológica. In: BOCK, A. (et al) Psicologias. 13ªed. São Paulo: Saraiva, 2000. (cap.02).
    • Texto 3 - Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da Psicologia da Educação. In: COLL et all. Desenvolvimento Psicológico e educação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996. v. 2. (cap. 01).

    Aula 2, 3 e 4 (25/02, 03/03 e 10/03):

    • Texto 4 - O Behaviorismo. In: BOCK, A. (et al) Psicologias. 13ªed. São Paulo: Saraiva, 2000. (cap.03).
    • Texto 5 - Comportamento e aprendizagem: teorias e aplicações escolares. In: COLL et all. Desenvolvimento Psicológico e educação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996. v. 2. (cap. 02).

    Aula 6, 7 e 8 (31/03, 07/04 e 14/04):
    • Texto 6 - A abordagem histórico-cultural. In: FONTANA, R. CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (cap. 5).
    • Texto 7 - Educação e desenvolvimento: a teoria de Vygotsky e a zona de desenvolvimento próximo. In: COLL et all. Desenvolvimento Psicológico e educação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996. v. 2. (cap. 06).

    Aula 10 (05/05):
    • Texto 8 - A multideterminação do humano. In: BOCK, A. (et al) Psicologias. 13ªed. São Paulo: Saraiva, 2000. (cap.11).

    Aula 11 (12/05):
    • Texto 9 - A identidade. In: BOCK, A. (et al) Psicologias. 13ªed. São Paulo: Saraiva, 2000. (cap.14)

    Aula 12 (19/05):
    • Texto 10 - Motivação. BORUCHOVITCH, E. BZUNECK, J. A. GUIMARÃES, S. É. R. (orgs) Motivação para aprender: aplicações ao contexto educativo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.

    Aula 13 (02/06):
    • Texto 10 - Motivação. BORUCHOVITCH, E. BZUNECK, J. A. GUIMARÃES, S. É. R. (orgs) Motivação para aprender: aplicações ao contexto educativo. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.

    Aula 14 (09/06):
    • Texto 11 - Moral : (1) Parâmetros curriculares – Ética / (2) BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo: ed. Harbra, 1989.

    Aula 15 (16/06):
    • Texto 12 - Portadores de necessidades especiais : textos do site oficial - BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Série educação inclusiva – site: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/fundamentacaofilosofica.pdf

    • Cronograma da disciplina Arquivo
    • TEXTOS 1, 2, 4, 8 e 9 - Livro - Psicologias -Bock - Furtado - Teixeira Arquivo
    • TEXTO 3 - Livro - Desenvolvimento Psicológico e educação - Coll - Cap. 1 Arquivo
    • TEXTO 5 - Livro - Desenvolvimento Psicológico e educação - Coll - Cap. 2 Arquivo
    • TEXTO 6 - Livro - Psicologia e trabalho pedagógico - Fontana - Cruz - Cap. 5 Arquivo
    • TEXTO 7 - Livro - Desenvolvimento Psicológico e educação - Coll - Cap. 6 Arquivo
    • TEXTO 11 - Livro - A criança em desenvolvimento - Bee Arquivo
    • TEXTO 12 - Livro - Educação inclusiva - Fundamentação filosófica Arquivo
    • Vídeo - Teoria Vygotskyana Arquivo
    • Exercício - Teoria Vygotskyana Arquivo
    • TEXTO - Diferenças individuais Arquivo
    • TEXTO - Etologia humana Arquivo
    • TEXTO - Instinto, etologia e a teoria de Konrad Lorenz Arquivo
    • TEXTO - Teoria do desenvolvimento da personalidade Arquivo
◄23/06
Pular Navegação
  • Início

    • e-Disciplinas

      • Tags

      • Pesquisar

      • Calendário

      • PáginaSobre

      • PáginaHelp Desk e Contato

      • PáginaGuia

    • Ambientes

      • 2016

        • CENA

        • EACH

        • ECA

        • EDUSP

        • EE

        • EEFE

        • EEFERP

        • EEL

        • EERP

        • EESC

        • EP

        • ESALQ

          • 011

          • ADM

          • LAN

          • LCB

          • LCE

          • LCF

          • LEA

          • LEB

          • LES

            • LES0760-2016101

            • LES0668-

            • LES0380-2016101

            • LES0775-2016201

            • LES0521-2016101

            • LES0216-2016204

            • LES0216-2016202

            • LES0216-2016203

            • LES0200-2016201

            • LES0750-2016101

            • LES5722-5

            • LES0691-2016101

            • LES0561-2016201

            • LES0580-2016201

            • LES5794-3

            • LES0687-2016201

            • LES0202-2016101

            • LES0452-2016101

            • LES0310-2016201

            • LES0675-2016-2

            • LES0270-2016101

            • LES0625-2016201

            • LES0625-2016102

            • LES0301-2016101

            • LES0370-2016201

            • LES0213-2016201

            • LES0213-2016202

            • LES0213-2016101

            • LES0667-2016

            • LES0203-2016201

            • LES0106-2016101

            • LES0669-2016101

            • LES0144-2016101

            • LES0170-2016101

            • LES0190-2016101

            • LES0195-2016101

            • LES0114-2016201

            • LES0114-2016202

            • LES0102-2016101

            • POD+

            • LES0101-2016101

            • LES1302-2016101

              • LES1302 - Pscicologia da educação I

              • 18/02

              • 25/02

              • 03/03

              • 10/03

              • 17/03

              • 31/03

              • 07/04

              • 14/04

              • 28/04

              • 05/05

              • 12/05

              • 19/05

              • 02/06

              • 09/06

              • 16/06

              • 23/06

              • Documentos e textos de referência

          • LFN

          • LFT

          • LGN

          • LPV

          • LSN

          • LSO

          • LZT

        • FAU

        • FCF

        • FCFRP

        • FD

        • FDRP

        • FE

        • FEA

        • FEARP

        • FFCLRP

        • FFLCH

        • FM

        • FMRP

        • FMVZ

        • FO

        • FORP

        • FSP

        • FZEA

        • IAG

        • IAU

        • IB

        • ICB

        • ICMC

        • IEB

        • IEE

        • IF

        • IFSC

        • IGc

        • IME

        • IMT

        • IMU

        • IP

        • IPEN

        • IQ

        • IQSC

        • IRI

        • LCE

        • M A E

        • MAC

        • MZ

        • RUSP

        • SEF

        • SVOI

      • 2023

      • 2022

      • 2021

      • 2020

      • 2019

      • 2018

      • 2017

      • 2015

      • 2014

      • 2013

      • 2012

      • Grupos de Estudos, Pesquisa e Outros

      • PRPG - Pró-Reitoria de Pós-Graduação

      • STI

      • RUSP

Pular Pesquisar nos fóruns
Pesquisa Avançada
Pular Próximos eventos
Não há nenhum evento próximo
Ir para o calendário...
Pular Atividade recente
Atividade desde sábado, 4 fev 2023, 19:26
Relatório completo da atividade recente..

Nenhuma atividade recente

Você acessou como visitante (Acessar)
Início
  • Disciplinas »
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • AACCs/FFLCH
    • Pró-Reitoria de Pós-Graduação
    • Outros
  • Suporte »
    • Documentação
    • HelpDesk e Contato
    • Guia de uso
    • Sobre
  • Português - Brasil ‎(pt_br)‎
    • Deutsch ‎(de)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Français ‎(fr)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎