Programação
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Profa. Dra. Marília Berlofa Visacri
Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico:
- Aspectos históricos;
- Conceitos;
- Locais de atuação;
- Prática profissional;
- Serviços clínicos providos por farmacêuticos.
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Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar
Habilidades de comunicação I- Importância
- Processo da comunicação
- Componentes da linguagem verbal e não verbal
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Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar
Habilidades de comunicação II- Estratégias para melhorar a habilidade de comunicação
- Comunicação em situações específicas
- Comunicação com outros profissionais de saúde
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Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar
Fontes de informação- Conceito e critérios para avaliação das fontes de informação em saúde
- Fontes para identificar os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde
- Fontes sobre medicamentos
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Profa. Dra. Marília Berlofa Visacri
Estudar previamente à aula:
Arcabouço conceitual do CFF - partes que falam sobre o Serviço de Rastreamento em Saúde (páginas 75-77 e 94) - material disponibilizado na aula de 27/02
Caderno de Atenção Primária - Rastreamento (páginas 17 a 25)
Livro “A prática farmacêutica na farmácia comunitária” de Correr e Otuki (2013), páginas 233-235
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Profa. Dra. Marília Berlofa Visacri e Prof. Dr. Jhohann Richard de Lima Benzi
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Profa. Dra. Marília Berlofa Visacri
Estudar previamente à aula:
Capítulo 9 - Administração de Medicamentos na Farmácia Comunitária - livro "A Prática Farmacêutica na Farmácia Comunitária" - MATERIAL 1
Capítulo sobre Aspectos Técnicos da Administração de Medicamentos e Orientações para o Uso Correto - livro "As Bases da Dispensação Racional de Medicamentos para Farmacêuticos" - MATERIAL 2
Casos discutidos:
1) Suspensão oral de amoxicilina;
2) Comprimido orodispersível de ondansetrona;
3) Spray nasal de budesonida;
4) Aerossol dosimetrado de salbutamol;
5) Colírio de brimonidina;
6) Caneta de insulina NPH (via subcutânea);
7) Óvulo vaginal de fenticonazol;
8) Supositório de glicerina.
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Olá pessoal, tudo bem?
Peço que um membro de cada grupo poste aqui a versão parcial do POST educativo. Lembrar de colocar o número do grupo no nome do arquivo.
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Dinâmica:
Parte 1 (1 hora) - OS GRUPOS DEVERÃO MONTAR ALGUNS SLIDES (ATÉ 4) COM A TEMÁTICA DIRECIONADA PARA ELES.
Parte 2 (2 - 2,5 horas) - CADA GRUPO TERÁ ATÉ 10 MINUTOS PARA APRESENTAR OS SLIDES PREPARADOS E O MONITOR E PROFESSOR TERÃO 5 MINUTOS PARA COMENTAR.
Obs.) O monitor e o professor deverão atribuir uma nota de 0 a 0,2 para cada grupo.
Temáticas:
Grupo 1: Apresentar o conceito de Conciliação de Medicamentos, necessidades em saúde do paciente que receberá o serviço de conciliação de medicamentos e elementos mínimos para o serviço (Arcabouço CFF páginas 74 - fig. 5, 84 e 95 – postado no e-disciplinas na primeira aula)
Grupo 2: Apresentar um exemplo de como realizar uma conciliação de medicamentos na admissão hospitalar de pacientes onco-hematológicos e discutir o que são discrepâncias intencionais e não intencionais durante uma conciliação de medicamentos. Para isso, deverão usar a Metodologia do artigo LINDENMEYER et al. 2013.
Grupo 3: Dando continuidade o que será apresentado pelo Grupo 2, o Grupo 3 deverá apresentar e discutir os Resultados do estudo de LINDENMEYER et al. 2013.
Grupo 4: Apresentar um caso clínico de Conciliação de Medicamentos.
Grupo 5: Apresentar um exemplo de como realizar uma conciliação de medicamentos em unidade de emergência. Para isso, deverão usar a Metodologia do artigo de Marzal-Alfaro et al. 2015.
Grupo 6: Dando continuidade a apresentação do Grupo 5, o Grupo 6 deverá apresentar e discutir os resultados do estudo de Marzal-Alfaro et al. 2015.
Grupo 7: Apresentar um exemplo de como realizar conciliação de medicamentos para pacientes ambulatoriais. Para isso, deverão usar a Metodologia do artigo de Almeida et al. 2023.
Grupo 8: Dando continuidade a apresentação do Grupo 7, o Grupo 8 deverá apresentar e discutir os resultados do estudo de Almeida et al. 2023.
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Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar
Acompanhamento Farmacoterapêutico I- Acompanhamento farmacoterapêutico: conceito, aplicações e elementos mínimos
- Processo de cuidado: primeira consulta
- Documentação da prática
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Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar
Acompanhamento Farmacoterapêutico II- Processo de cuidado: avaliação da situação e plano de cuidado
- Documentação da prática
- Processo de cuidado: avaliação da situação e plano de cuidado
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INSTRUÇÕES:
- Apenas um membro de cada grupo deverá subir a atividade;
- Colocar o número do grupo no nome do arquivo;
- Data limite: 11/06 às 18h.
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