Análises Clínicas e Toxicológicas
Proporcionar ao estudante uma visão geral: 1) dos mecanismos pelos quais biomoléculas podem ser lesadas por exposição a xenobióticos; 2) dos métodos existentes para detecção e quantificação dessas lesões; 3) das perspectivas de uso dessas lesões no monitoramento da exposição a agentes tóxicos.
Compreender conceitos de Microbiologia Clinica. Desenvolver habilidades de executar e interpretar resultados de testes laboratoriais, e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados com o diagnóstico laboratorial das doenças bacterianas mais prevalentes, na prática clínica, e o perfil de sensibilidade antimicrobiana.
Abordar os aspectos forenses das análises toxicológicas, e contextualizar o estado da arte desta área da toxicologia no Brasil e em outros países. Esta abordagem será feita através da apresentação e discussão de casos forenses. Pretende-se também discutir a interpretação dos achados laboratoriais e possíveis inferências realizadas a partir destes achados.
A disciplina tem por objetivo prover aos estudantes informações atualizadas sobre os avanços científicos das áreas de concentração do Programa (Análises Clínicas, Fisiopatologia e Toxicologia) e áreas correlatas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A participação durante e imediatamente após os seminários permitirá aos alunos desenvolver habilidades de análise crítica de desfechos de pesquisa.
Compreender conceitos de Diagnóstico Laboratorial das infecções fúngicas e parasitárias. Desenvolver habilidades de executar e interpretar resustados de testes laboratoriais, e capacitar o aluno a resolver problemas relacionados com o diagnóstico das doenças humanas causadas por fungos e parasitas mais prevalentes.